Estou querendo criar uma espécie de blog em Java só que o propósito principal é um cadastro de filmes e músicas. A página principal seria como um blog contendo informações de filmes e contendo os últimos filmes/albuns cadastrados, mas teria a opção de catálogo também. Gostaria de usar um framework como Struts/JSF com Ajax e Hibernate. Qual seria o melhor framework para este tipo de aplicação?
No caso além de aprender eu acho que o Hibernate atenderia melhor que o JDBC para persistir objetos. A questão dos frameworks eu já vi aqui no forum que além desses frameworks tem o Struts, JSF, WebWork, Spring, … e eu gostaria de uma dica para qual usar.
Se vc gostar de ficar editando arquivos XML use Struts, é bom tbm por ser bastante difundido, isso no caso de vc quiser vender a idéia ou compartilhar código com outros desenvolvedores.
Agora se quiser aprender um framework novo e q vai adiantar e facilitar seu processo de produção de código eu indicaria o Mentawai.
Sugestão: teste e escolha qual você gostar mais entre JSF e WebWork.
Outra coisa, como você vai encontrar varias coisas novas, aprender novos conceitos, … utilize algo como:
Framework MVC {JSF, WebWork} > Classe de Negócio(Delegate, Service, BusinessObject, OuSejaLáComoPrefereChamar) > DAO + JDBC
Utilizando JDBC, alem de começar pelo básico, acredito que sua aplicação responderá melhor com JDBC do que Hibernate, 2~3 cadastros e páginas de consulta… se quiser também, aplicando um padrão chamado DAO, você pode alterar esses poucos DAOs para Hibernate, como uma evolução no seu projeto/aprendizado.
É isso que eu quero Lucas. Estou afim de utilizar um framework MVC, camada de negócios e o DAO para facilitar a manipulação dos dados. Fiquei em dúvida na questão do framework pois pelo que eu olhei existem muitos deles para o ambiente java. Gostei da ideia de começar com o JDBC e depois partir para o Hibernate, o bom que se eu utilizar o DAO eu não terei problemas para realizar esta mudança. Já fiz alguns testes com o Struts e o JSF e achei os 2 bem legais. Como o Tiago disse, depois espero disponibilizar os fontes para ajudar a quem estiver querendo aprender também.