Dica de livro

Pessoal,

Alguém tem alguma dica de um livro que fale sobre como organizar campos numa moldura (não é sobre gerenciadores de layout, hein), em termos de usabilidade, etc. Porque tenho notado que alguns desenvolvedores não se preocupam muito com a parte visual, mas isso influencia muito na produtividade de um sistema, creio eu.Dependendo de como os campos são dispostos num formulário, por exemplo, o trabalho possa ser mais eficiente ou não. Eu já ouvi falar de um livro que se chama: Não me faça pensar, mas acho que ele foca mais web. Queria um livro que fosse mais ou menos como ele, só que abordando formulários para Desktop também.Não precisa ser necessariamente em Java.

Obrigado

sobre usabilidade tem esses:

O Design do Dia-a-dia - sobre usabilidade em geral mas da pra aplicar os conceitos em software tbm.

Ergonomia e Usabilidade 2ª Edição - essa é mais voltado pra software.

Interação Humano-computador - não li parece bom.

Design de Interação - não li.

Usabilidade na Web - não li.

td falam de usabilidade, conceitos e personas rsrsrs agora se quer algo mais pratico… pega o guide line UX da microsoft é mto booom, da varias dicas.

link do guide line http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=2695

Hum, obrigado pela dica.

Eu queria saber sobre, por exemplo:
Tela de cadastro - se devo colocar os botões de exclusão e consulta na mesma tela;
Em que situações usar os ComboBox;
Como alinhar esteticamente o tamanho dos campos do formulário;

Essas coisas.

Esses livros ajudam?

os livros tem mais teorias. o guide line tem td isso q vc ta falando, lembro q dos combos ele sugere q vc use quando tiver mais 5 opções e ordene por ordem alfabetica, logica ou cronologica e como colocar um label adequado ao tipo de controle(selecione um opção/seleciona as opções/selecione uma ou mais opções) (marque a opção…)

geralmente ele da 3 exemplos de como alinhar e descrever os controles/label’s (um ruim, um adequado/regular e outro perfeito).

a curto prazo acho q o guide line ira suprir suas necessidades, as teoria e conceitos de usabilidade tbm são interessantes.

Obrigado pelo link e pela dica.

Mas não teria um livro em português, que eu pudesse comprar na submarino, por exemplo? Esse da Microsoft é em Inglês, né?

[quote=Soruji]Obrigado pelo link e pela dica.

Mas não teria um livro em português, que eu pudesse comprar na submarino, por exemplo? Esse da Microsoft é em Inglês, né?

[/quote]
é em ingles sim. acho q o melhor seria o Ergonomia e Usabilidade, pra ter certeza se é o q vc espera tente ir numa livraria ou sebo pra uma folheada.

sumario: http://www.novatec.com.br/livros/ergonomiausabilidade/