Dica de tema Para projeto de iniciação científica

Olá pessoas, estou no 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e surgiu o convite para participar de um projeto de iniciação científica porém nem meu professor e eu temos uma boa ideia para explorar.

Estava buscando algo na área de computação gráfica porque dei umas lidas em apostilas sobre OpenGL e Open Inventor e achei mto interessante (porém meu orientador não domina muito essa área e encontramos dificuldade em decidir em quê aplicar o conhecimento adquirido na pesquisa), depois pensei em algo sobre interação de microcontroladores (Arduíno) com o Sistema Android utilizando linguagem Java… Mas não me decidi em nada, e nenhuma dessas ideias me pareceram muito legais…

Enfim, podem me ajudar com idéias? Lembrando que estou no 2º período então meus conhecimentos são um pouco limitados (mas nada é impossível com esforço e tempo)

Abrçs

dependendo, talvez eu possa te ajudar.
vc pode citar as disciplinas que já cursou até agora?
o tempo do curso não quer dizer muito se vc já tiver alguma bagagem.

Rapaz… eu desconfiaria de professor sem tema e sem conseguir te dar ao menos um direcionamento.

E é a primeira vez que vejo IC que surge assim do nada e pega o professor desprevenido. O que sempre presenciei é: ou o professor tem um tema bem definido e procura alunos interessados; ou alunos interessados procuram professores cuja linha de pesquisa te interessam para fazer uma IC (tendo ou não um tema bem definido)

[quote=regis_hideki]Rapaz… eu desconfiaria de professor sem tema e sem conseguir te dar ao menos um direcionamento.

E é a primeira vez que vejo IC que surge assim do nada e pega o professor desprevenido. O que sempre presenciei é: ou o professor tem um tema bem definido e procura alunos interessados; ou alunos interessados procuram professores cuja linha de pesquisa te interessam para fazer uma IC (tendo ou não um tema bem definido)[/quote]

+1.

Até porque seu professor deverá ser capaz de te passar trabalho e te orientar. Se nem ele domina o assunto, a coisa está feia.
No mínimo, ele te associaria a algum doutorando para que você o ajudasse.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=Caximbs]
Enfim, podem me ajudar com idéias? Lembrando que estou no 2º período então meus conhecimentos são um pouco limitados (mas nada é impossível com esforço e tempo)
[/quote]

dependendo, talvez eu possa te ajudar.
vc pode citar as disciplinas que já cursou até agora?
o tempo do curso não quer dizer muito se vc já tiver alguma bagagem. [/quote]Da área, paguei programação estruturada, programação orientada a objetos (pagando) e redes de computadores (pagando), mas eu estudo muito por fora, já fiz um app ou outro (mto simples) para android, sei algumas coisas (POUCO) sobre banco de dados, sistemas distribuídos, já usei JPA em um de meus projetos, e faço muitos jogos tanto em java e pascal como usando a engine Unity 3D, sei o basico do basico do basico de html, css, php mas não gosto muito dessa parte web, não vejo muita ‘graça’ nisso :s

[quote=regis_hideki]Rapaz… eu desconfiaria de professor sem tema e sem conseguir te dar ao menos um direcionamento.

E é a primeira vez que vejo IC que surge assim do nada e pega o professor desprevenido. O que sempre presenciei é: ou o professor tem um tema bem definido e procura alunos interessados; ou alunos interessados procuram professores cuja linha de pesquisa te interessam para fazer uma IC (tendo ou não um tema bem definido)[/quote] Então, é que eu soube que abriram as inscrições para possíveis projetos, eu corri atrás de professores e encontrei um que estava disponível porém ele só tinha ideia de projetos bem complexos, pro pessoal que já esta avançado no curso, mas ele me conhece e sabe que sou dedicado e me deu a chance de encontrar um tema “no meu nível” digamos assim…

[quote=Caximbs][quote=Luiz Augusto Prado][quote=Caximbs]
Enfim, podem me ajudar com idéias? Lembrando que estou no 2º período então meus conhecimentos são um pouco limitados (mas nada é impossível com esforço e tempo)
[/quote]

dependendo, talvez eu possa te ajudar.
vc pode citar as disciplinas que já cursou até agora?
o tempo do curso não quer dizer muito se vc já tiver alguma bagagem. [/quote]Da área, paguei programação estruturada, programação orientada a objetos (pagando) e redes de computadores (pagando), mas eu estudo muito por fora, já fiz um app ou outro (mto simples) para android, sei algumas coisas (POUCO) sobre banco de dados, sistemas distribuídos, já usei JPA em um de meus projetos, e faço muitos jogos tanto em java e pascal como usando a engine Unity 3D, sei o basico do basico do basico de html, css, php mas não gosto muito dessa parte web, não vejo muita ‘graça’ nisso :s

[quote=regis_hideki]Rapaz… eu desconfiaria de professor sem tema e sem conseguir te dar ao menos um direcionamento.

E é a primeira vez que vejo IC que surge assim do nada e pega o professor desprevenido. O que sempre presenciei é: ou o professor tem um tema bem definido e procura alunos interessados; ou alunos interessados procuram professores cuja linha de pesquisa te interessam para fazer uma IC (tendo ou não um tema bem definido)[/quote] Então, é que eu soube que abriram as inscrições para possíveis projetos, eu corri atrás de professores e encontrei um que estava disponível porém ele só tinha ideia de projetos bem complexos, pro pessoal que já esta avançado no curso, mas ele me conhece e sabe que sou dedicado e me deu a chance de encontrar um tema “no meu nível” digamos assim…[/quote]

Mas o que vc viu de matemática, estatistica…? vc já viu pelo menos calculo 1 e 2 (derivação e integração)?
bom, se eu fosse vc, eu tentaria conciliar estas disciplinas.
por exemplo:

Eu acredito que vc iria se dar bem se fosse tentar integrar o arduino com o android que vc tá dizendo.
Poderia até fazer um portão pra garagem com isso.

[quote=Luiz Augusto Prado]
Mas o que vc viu de matemática, estatistica…? vc já viu pelo menos calculo 1 e 2 (derivação e integração)?
bom, se eu fosse vc, eu tentaria conciliar estas disciplinas.
por exemplo:

Eu acredito que vc iria se dar bem se fosse tentar integrar o arduino com o android que vc tá dizendo.
Poderia até fazer um portão pra garagem com isso.

[/quote]Faltou citar mesmo paguei matemática aplicada e estou pagando Cálculo estamos vendo integração agora. Onde estudo também tem o curso de Automação Industrial e a galera faz muitos projetos com Arduíno e geralmente o pessoal do meu curso faz muito projeto sobre banco de dados geográficos e coisas do gênero, daí comecei a pensar que estaria fugindo da minha área caso tocasse pra frente essa ideia do Arduíno+Android e acabando não sendo aprovada a ideia sei lá… Mas fiquei de encontrar com o professor hoje e vou levantar essa ideia do arduíno e ver no que dá, se tiverem mais sugestões coloquem aqui sem medo ! :smiley:

Abrçs

Olha só!
Acabei de ler. Talvez te inspire:

Eu to fazendo 2 maquinas aqui em casa que se eu for comprar custaria mais de 20 mil. CNC e torno.
Eu to planejando que vou gastar menos de 2000 mil.

deve ter um monte de outras maquinas que se pode baratear.

[quote=Luiz Augusto Prado]Olha só!
Acabei de ler. Talvez te inspire:

Eu to fazendo 2 maquinas aqui em casa que se eu for comprar custaria mais de 20 mil. CNC e torno.
Eu to planejando que vou gastar menos de 2000 mil.

deve ter um monte de outras maquinas que se pode baratear. [/quote]Eu vi isso, muito show, foi depois da reportagem que eu pensei em fazer algo com Arduíno haha, eu pensei em talvez fazer um daqueles robôs autônomos que aspiram pó, fazer um software open para controlá-lo tals, mas tenho medo que seja mais difícil do que penso e não dar tempo de concluir o projeto :s

sim, acho que o robo certamente vc não vai ter tempo. vai por mim… experiencia propria…essas coisas são demoradas. se vc já não tiver o arduino, os componentes do CIs e os motores… vai demorar pelo menos uns 2 meses pra conseguir tudo dependendo de onde vc tá. Sem falar no tempo q vai demorar pra fazer o software. eu to esperando encomenda faz mais de uma semana. Isso pq com muito custo arrumei um amigo que conseguia os motores pra mim. Pra não ficar ocioso, eu to lendo, estudando testando e retestando outras possibilidades de circuitos.

Se eu fosse vc, acho que não usaria arduino. vou te jogar a real. Arduino é pra embarcados. Eu só uso arduino ou pic quando quero esconder meus fontes e vou vender maquinas. pra isso, leva tempo. No meu caso, da cnc e torno, como é para meu uso pessoal de minha empresa que to montando, eu vou usar o proprio PC e vou controlar as maquinas pela paralela da impressora. Não tem como esconder o software ou a formação da estrutura, mas vai me dar agilidade no desenvolvimento e na manutenção.

conhece esse site? link:http://www.rogercom.com/
To me baseando no conteúdo dele. vale apena vc dar uma olhadinha:
http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm