Acabei de ler o livro Servlets and JSP da série Head First e estou meio perdido, seria interessante eu desenvolver um sistema web sem o uso de frameworks para aprendizagem ou utlizar um framework já? Se o uso de framework for indicado qual os amigos indicariam?
Estou lendo o mesmo livro, pois estou me preparando p/ scwcd. Na minha opinião seria melhor 1º você aprender a desenvolver sem framework, pois eles já te dão parte do código feito. Assim você entenderá porque ela implementa desta forma…
cassio
Olá amigo,
Estava em uma situação parecida…
Eu desenvolvia somente pra desktop e resolvi ler o Head First Servlets & JSP pra aprender… Dai implementei “na raça” uma aplicaçãozinha pra controlar meus cds… Na verdade eu já tinha essa aplicação pra Desktop e usei o mesmo banco de dados e algumas classes modelo pra implementar a versão web da aplicação, sem usar nenhum framework. É bom que pude ver diversas coisas na prática…
Agora estou desenvolvendo um sistema aqui pro trabalho e estou fazendo web. É um sistema bem maior que meu cadastro de cds… hehehehe
Estudei alguns frameworks e acabei achando o Mentawai bastante completo e simples de usar. Mas o conhecimento que adquiri usando Servlets foi muito bom, tanto que mesmo com o Mentawai, ainda implemento algumas coisas baseado em diversos tópicos que aprendi com o Head First e outros livros.
Acho que framework web é meio de cada um… Acho que o melhor é vc testar alguns, fazer aplicações bem simples com eles e tal, e no fim escolher aquele onde vc se sente mais à vontade!
Abraço!
nandobgi
Cassio eu estava pensando mesmo eu desenvolver algo pequeno sem o uso de framework, mas estou com dúvidas justamente em como implementar um projeto MVC com Web, já desenvolvi algumas aplicações simples usando o padrão MVC com Swing, por isso pensei no framework.
Na verdade o que eu gostaria mesmo é desenvolver sem o uso de framework para aprender.
[ ]'s
maquiavelbona
Opa!
Então, eu acho que é melhor você tentar sem o uso dos frameworks, pois eles fazem o trabalho sujo que seria bom você conhecer.
A apostila do curso FJ-21 da Caelum, se não me engano, auxilia a fazer um sisteminha MVC sem o uso de frameworks.
Até!
nandobgi
Obrigado pela ajuda de todos,
Já estou olhando a apostila da Caelum, mas surge uma dúvida em relação aos servlets que vão controlar minha app, no caso de um cadastro de clientes como deveria proceder:
1 opção: Criar um servlet para cada ação do cadastro de clientes(Ex: Adicionar, Excluir, Listar, etc)
2 opção: Criar um servlet que agregue todas as ações citadas acima.
Na apostila da Caelum é citado o uso de um Controlador, mas a apostila não entra em detalhes.
Obrigado
[ ]'s
cassio
nandobgi:
Obrigado pela ajuda de todos,
Já estou olhando a apostila da Caelum, mas surge uma dúvida em relação aos servlets que vão controlar minha app, no caso de um cadastro de clientes como deveria proceder:
1 opção: Criar um servlet para cada ação do cadastro de clientes(Ex: Adicionar, Excluir, Listar, etc)
2 opção: Criar um servlet que agregue todas as ações citadas acima.
Na apostila da Caelum é citado o uso de um Controlador, mas a apostila não entra em detalhes.
Obrigado
[ ]'s
Acho que usar o Servlet para acessar os dados não é uma boa idéia! Pesquise sobre Data Access Object (DAO), um pattern que ajuda bastante a separar as responsabilidades na sua aplicação
nandobgi
então cassio os dados eu vou acessar usando os DAO’s mesmo, a dúvida é a seguinte, se preciso ter um servlet para cada ação do usuário.
Por exemplo: O Usuário clica em “gravar” --> ServletGravar --> DAO,
O usuário clica em “deletar”—> ServleetDeletar --> DAO.
A grosoo modo seria assim? ou tem como eu colocar em um servlet só, ou existe outra forma de implemtar isso?
Obrigado
[ ]'s
cassio
Entendi sua dúvida.
Acho que seria mais ou menos assim, porque em um servlet vc tem doPost() e doGet() e apenas sabendo qual destes métodos foi usado no JSP não tem muito como diferenciar se vc está mandando ele adicionar ou deletar, por exemplo…
Se você especializar o Servlet, acaba esse problema… Mas tem que prestar atenção pra não sobrecarregar demais suas aplicação com servlets demais. Eu não sei se existe algum design pattern (se alguém mais puder me esclarecer isso também eu agradeço!) que resolve esse problema de maneira eficiente, mas as actions de alguns frameworks dão uma melhorada na situação, pelo menos foi o que eu percebi por aqui.
Abraço!
R
ricardosac
Sim, ou vc faz essa sequencia JSP - Servlet - DAO - BD … ou vc implementa o MVC
Se no 1° caso, vc pode criar uma unica servlet com os metodos que acessa a mesma tabela.