[DICA]Java8(JDK+JVM) e Ubuntu 13.04

Boua noite galera,

após longos tempo decidi estudar estas duas vertentes de verdade (JAVA E LINUX), comecei a estudar pelo projeto Jedi do Guj, que pode ser conferido aki >>> http://jedi.wv.com.br/<<< o que é altamente indicado para quem ta iniciando como eu rs

bem o meu problema foi começar a usar o java no ubuntu13.04, como eu era usuário do RUIMDOWS e não sabia como fazer, fui pesquisar, espero que ajude ao pessoal que tmb, como eu, esta iniciando e gosta do linux rs, vamos à instalação ^

abra o terminal (CTRL+AL+T), vamos aos comando, ao tempo em que for colocando-os vou dizendo o que cada um faz

1)Caso tenha algo instalado vamos remover com

apt-get purge openjdk* >>>. o curinga ( * ) diz tudo com nome iniciado por openjdk

2)na prox linha vamos evitar algum erro na instalação do pacote java

apt-get install software-properties-common

3)Vamos adicionar o PPA (ppa nada mais é que um repositório de pacotes não oficial, ou seja, encontra-se em outros servidores web - Mais detalhes em >> http://www.diolinux.com.br/2013/02/como-adicionar-um-ppa-no-ubuntu.html )

add-apt-repository ppa:webupd8team/java

4)Vamos atualizar agora

apt-get update

5)Agora vamos instalar o java, dependendo da tua conexão isso pode ser bem rápido, ou menos rápido kkkk

apt-get install oracle-java8-installer

Agora basta testar, se nada aconteceu errado vc ja pode começar compilando suas classes e testando seus bytecodes da mesma forma como é feita no RUIMDOWS, so que no linux no terminal

PS:Caso queira instalar outra versão do jdk, como 06 ou 07, basta apenas substituir a ultima linha por

06 >>> apt-get install oracle-java6-installer
07 >>> apt-get install oracle-java7-installer

Espero que ajude alguém assim como me ajudou, não vou colocar créditos pq fui uma junção de vários posts que encontrei sobre o assunto e esta foi a melhor forma que encontrei, dpois de horas testando rs

Boa. [=

Já saiu o Java 8?

Orra Ruttmann, já saiu faz algum tempo! :slight_smile: E está estável, estou usando algumas em algumas aplicações.

fernando_vip, boa iniciativa! Se precisar de ajuda com Linux, me manda uma mensagem privada que te mando meu e-mail.
Eu removi o Windows do meu note e estou com o Linux Mint nele (vertente do Ubuntu). Também já instalei o java 7 e 8 - nunca utilize o OpenJDK que vem nele.

E esse site do jedi não abre

Saiu recentemente uma developer preview de Java 8.
A versão estável só ano que vem, segundo a Oracle, no primeiro quadrimestre do ano.

http://www.infoq.com/news/2013/09/jdk8-preview

natanaelv, não tão recente assim. Estou usando o java 8 desde o começo do ano, e tem blog com matéria do ano passado ensinando como instalar

E ainda prometendo o java 8 pro verão de 2013… acho que já foi né?!
De qualquer forma, estou usando e estou achando estável, tem algumas atualizações mas nada que comprometa.

Ah tá, assim sim.

Porque pelas últimas notícias que li está prevista a versão definitiva pra Março do 2014.

Legal, não sabia que já tinham lançado um preview…

[quote=jaboot]natanaelv, não tão recente assim. Estou usando o java 8 desde o começo do ano, e tem blog com matéria do ano passado ensinando como instalar

E ainda prometendo o java 8 pro verão de 2013… acho que já foi né?!
De qualquer forma, estou usando e estou achando estável, tem algumas atualizações mas nada que comprometa.[/quote]

Essa que você tá usando deve ser a Early release.
A que eu citei, eles disponibilizaram após vários testes internos pra tentar
simular ambientes reais e também teve correções relacionadas a segurança.

[quote]Orra Ruttmann, já saiu faz algum tempo! E está estável, estou usando algumas em algumas aplicações.

fernando_vip, boa iniciativa! Se precisar de ajuda com Linux, me manda uma mensagem privada que te mando meu e-mail.
Eu removi o Windows do meu note e estou com o Linux Mint nele (vertente do Ubuntu). Também já instalei o java 7 e 8 - nunca utilize o OpenJDK que vem nele.

E esse site do jedi não abre [/quote]

opa blz manow, to iniciando e ajuda sempre é bem vinda rs

quanto ao java 8 ja ta em uso faz tempo, apesar de não ser a stable, como a propria oracle confirmou, stable so mesmo ano que vem, de qualquer forma ja estou usando em meus estudos rs

a pagina realmente está off, reportei o erro e, provavelmente, ainda hj podem arrumar, pois kro continuar meus estudos rs

Mint é massa, mas como usei a primeira vez o Ubun, vou continuar estudando nele, até me sentir firme, dpois testo outras distros, meu alvo é usar sem problema algum o Arch e o Slack rs