Ontem foi o lançamento oficial do JPDB Admin for MariaDB. Uma ferramenta que provê uma interface visual para administrar servidores de bancos de dados MariaDB, MySQL e Percona Server.
Esta ferramenta tem os mesmos recursos encontrados em outros aplicativos do gênero, mas com a vantagem de está totalmente em português, seu preço ser acessível e ter distribuições nativas para Windows e Linux GTK ou QT.
Visual Query Builder (cria consultas SQL visualmente);
Monitor do Servidor (monitora as variáveis de sessão e globais, processos e status do servidor);
Completo editor de scripts e executor de consultas SQL com highlight de síntaxe e autocompletar inteligente;
Assistentes para criar bancos de dados e registrar conexões locais e remotas;
Assistente para extrair dados e metadados com diversas opções de configurações;
Assistente para criar visualmente tabelas, incluindo chaves símples, únicas e primárias;
Diálogos para criar/editar campos, chaves e chaves estrangeiras;
Diálogo para criar/editar usuários e permissões;
Assistente para exportar dados de tabelas para SQL, TXT, CSV, XML e JSON;
E muito mais ...
NOTA: Um detalhe se você for instalar a versão QT para Linux: instale antes o pacote libqt4pas ou similar. Dependendo da distribuição Linux que você estiver utilizando, talvez seja preciso instalar o libqt4pas-dev devido a necessidade de algum link simbólico compatível.
[quote=Hebert Coelho]Então… a vantagem é pq é em português?
Só queria entender o que faria então sair do WorkBench do MySQL para uma ferramenta paga…[/quote]
Bem, não dá para julgar um livro pela capa! Portanto, você só conseguirá as respostas as suas perguntas se baixar e testar para ver se a ferramenta vale a pena.
[quote=jepafi][quote=Hebert Coelho]Então… a vantagem é pq é em português?
Só queria entender o que faria então sair do WorkBench do MySQL para uma ferramenta paga…[/quote]
Bem, não dá para julgar um livro pela capa! Portanto, você só conseguirá as respostas as suas perguntas se baixar e testar para ver se a ferramenta vale a pena.
[/quote]Onde eu julguei? O.o
Apenas fiz uma pergunta. Mas se a resposta é teste… hum… deixa pra lá. Valeu.
OBS.: Eu sou uma pessoa que se a ferramenta for boa, eu compro. Cuidado para não perder outros possíveis compradores.
Se tivesse suporte ao Oracle e ao Postgre eu até compraria…por enquanto vou ficando com o DbVisualizer mesmo (e juntando uns trocados pra comprar a versão pro).
Tenho algumas dúvidas:
1- Por que a ferramenta é multiplataforma, mas o licenciamento é por plataforma?
2- Por que a versão para Linux é bem mais barata?
3- Quais funcionalidades a ferramenta tem que o Workbench não tem?
4- Você pretende vender uma versão da ferramenta para cada banco?
5- Sua ferramenta é concorrente do SQLyog? Se sim, quais vantagens ela tem?
Eu concordo com o Hebert, você precisa mostrar o diferencial do seu produto e não simplesmente dizer para testarmos.
[quote=Hebert Coelho][quote=jepafi][quote=Hebert Coelho]Então… a vantagem é pq é em português?
[/quote]Onde eu julguei? O.o
Apenas fiz uma pergunta. Mas se a resposta é teste… hum… deixa pra lá. Valeu.
OBS.: Eu sou uma pessoa que se a ferramenta for boa, eu compro. Cuidado para não perder outros possíveis compradores.[/quote]
Por favor, desculpe-me Hebert se o interpretei mal! Não tive a intenção de ofendê-lo!
Também, acho o Workbench (que já está na versão 5.2) uma ótima ferramenta, mas o JPDB Admin for MariaDB ver. 1.1 tem, a meu ver, algumas vantagens em relação a ele:
O auto-completar campo de tabela mostra o tipo de campo;
Exporta dados das tabelas para SQL, TXT, CSV, XML e JSON;
Exporta scripts para HTML com highlight colorido, ideal para compartilhamento online e documentação;
Exibe o conteúdo de campos BLOB (imagem);
Gera scripts CREATE, SELECT, INSERT e UPDATE, para tabelas e outros objetos;
[quote=Ataxexe]Se tivesse suporte ao Oracle e ao Postgre eu até compraria…por enquanto vou ficando com o DbVisualizer mesmo (e juntando uns trocados pra comprar a versão pro).
Tenho algumas dúvidas:
1- Por que a ferramenta é multiplataforma, mas o licenciamento é por plataforma?
2- Por que a versão para Linux é bem mais barata?
3- Quais funcionalidades a ferramenta tem que o Workbench não tem?
4- Você pretende vender uma versão da ferramenta para cada banco?
5- Sua ferramenta é concorrente do SQLyog? Se sim, quais vantagens ela tem?
Eu concordo com o Hebert, você precisa mostrar o diferencial do seu produto e não simplesmente dizer para testarmos.[/quote]
1 - É um executável compilado para cada plataforma;
2 - A diferença de preço é com base na demanda. Isso é comum no mercado de software. Por exemplo, um mesmo aplicativo para Android pode ser muito mais caro para iOS;
3 - Como citei no post anterior:
Exporta scripts para HTML com highlight colorido, ideal para compartilhamento online e documentação;
Suporte a criação de eventos;
4 - Sim! Inclusive a versão Premium suportará os seguintes bancos: MariaDB, MySQL, Percona, PostgreSQL, Firebird, InterBase e SQLite. Veja mais aqui: http://www.jpdbadmin.com/news.html
5 - Sim, e de qualquer outra que suporte MySQL! As vantagens são as mesmas citadas no item 3, mas veja também esta tabela comparativa: http://jpdbadmin.com/tabela_comparativa.png
[quote]1 - É um executável compilado para cada plataforma;
2 - A diferença de preço é com base na demanda. Isso é comum no mercado de software. Por exemplo, um mesmo aplicativo para Android pode ser muito mais caro para iOS; [/quote]
Acho que não é certo comparar Android e iOS com Windows e Linux. Se assim o fosse você poderia ter uma versão suportada por ads, que é o mais comum em apps Android. São nichos de mercado distintos e a sua ferramenta não é comparável a um aplicativo de smartphones ou tablets.
No ramo de softwares para desenvolvimento, ainda não vi um que fosse licenciado por plataforma e valesse a pena. Tenho licença do SublimeText, do IntellijIDEA e pretendo comprar o DbVisualizer e todos eles são multiplataforma e as licenças são válidas independente do SO utilizado.
[quote]3 - Como citei no post anterior:
Suporte a criação de eventos;
4 - Sim! Inclusive a versão Premium suportará os seguintes bancos: MariaDB, MySQL, Percona, PostgreSQL, Firebird, InterBase e SQLite. Veja mais aqui: http://www.jpdbadmin.com/news.html
5 - Sim, e de qualquer outra que suporte MySQL! As vantagens são as mesmas citadas no item 3, mas veja também esta tabela comparativa: http://jpdbadmin.com/tabela_comparativa.png
[/quote]
Vi a tabela comparativa, mas achei muito tendenciosa. O SQLyog e o Workbench são excelentes ferramentas, muito conhecidas e utilizadas, e sequer aparecem no comparativo.
O DbVisualizer, por exemplo, tem uma penca de features:
Quais destas o JPDBAdmin tem e quais ele tem que o DbVisualizer não tem? Todas as que aparecem na tabela comparativa eu consigo no DbVisualizer Pro (o pago, o grátis é bem limitado).
Pergunto isso porque, como já disse, pretendo adquirir uma ferramenta para trabalhar com Banco de Dados e até agora o DbVisualizer foi o que mais se destacou pra mim, mas nada me impede de ser seu cliente se a ferramenta for boa mesmo. Só que eu prefiro pagar 375 reais em uma ferramenta multibanco e multiplataforma do que 160 em uma para um só banco e precisar adquirir duas licenças a mais para cada banco (levando em conta que eu uso Windows e Linux).
[quote]Acho que não é certo comparar Android e iOS com Windows e Linux. Se assim o fosse você poderia ter uma versão suportada por ads, que é o mais comum em apps Android. São nichos de mercado distintos e a sua ferramenta não é comparável a um aplicativo de smartphones ou tablets.
No ramo de softwares para desenvolvimento, ainda não vi um que fosse licenciado por plataforma e valesse a pena. Tenho licença do SublimeText, do IntellijIDEA e pretendo comprar o DbVisualizer e todos eles são multiplataforma e as licenças são válidas independente do SO utilizado.
etos;[/quote]
Quais destas o JPDBAdmin tem e quais ele tem que o DbVisualizer não tem? Todas as que aparecem na tabela comparativa eu consigo no DbVisualizer Pro (o pago, o grátis é bem limitado).
Pergunto isso porque, como já disse, pretendo adquirir uma ferramenta para trabalhar com Banco de Dados e até agora o DbVisualizer foi o que mais se destacou pra mim, mas nada me impede de ser seu cliente se a ferramenta for boa mesmo. Só que eu prefiro pagar 375 reais em uma ferramenta multibanco e multiplataforma do que 160 em uma para um só banco e precisar adquirir duas licenças a mais para cada banco (levando em conta que eu uso Windows e Linux).[/quote]
Neste caso, quando sair a versão Premium (multibanco e multiplataforma) posto aqui a vantagens em relação ao DbVisualizer.
Adicionado novas versões para Windows 64 bits e Linux 64 bits.
Novas Funcionalidades:
[Editor Visual de Tabelas] Incluído dicas para as colunas CP, UNI, IND, NN,
AI e Tipo de Campo;
[Editor SQL] Incluído menu popup na listagem da aba resultado de consulta;
[Editor SQL] Incluído dica em coluna truncada na listagem da aba resultado
de consulta;
[Editor SQL] Incluída, na aba resultado de consulta, as funções de visualizar
e editar campos BLOB e MEMO (antes só tinha na aba dados).
Melhorias:
[Editor Visual de Tabelas] Novo ícone no botão Gravar Tabela;
[Editor Visual de Tabelas] A janela não é mais modal e não fecha mais depois
de salvar a tabela. Isto possibilita fazer outras tarefas enquanto cria-se
tabelas e pode-se criar várias tabelas sem precisar ficar reabrindo a
janela. Também, foi incluído um novo botão Sair na barra de ferramentas
lateral;
[Diálogo Chave Estrangeira] Melhoria ao capturar lista de tabelas;
[Assistente de Conexões] Duplo clique na listagem, conecta ao item
selecionado;
[Geral] Melhorias no auto-completar código (auto-completar ponto mais
eficiente);
[Geral] Melhorado o comportamento de alguns itens do menu popup da guia
dados;
[Geral] Melhorado o nível de redimensionamento de janelas grandes para
ajustar-se, por exemplo, em resoluções 1024x768 no Unity Ubuntu Linux;
[Geral] O item de menu Executar como Administrador (útil só no Windows) não
aparece mais nas versões para Linux;
[Geral] Foi removido o item de menu Minimizar para Bandeja por
incompatibilidade com vários gerenciadores de janelas e sua
baixa importância.
Correções:
[Excluir Banco] Corrigido pequeno bug e desempenho melhorado;
[Editor SQL] Corrigido menu popup do editor;
[Editor SQL] Corrigido alguns itens do menu Editar;
[Editor SQL] Corrigido dicas da barra de ferramentas;
[Diálogo Usuários] Corrigido título;
[Assistente de Conexões] Corrigida a ordem de foco dos campos ao usar a
tecla TAB;
[Tela de Registro] Corrigido tamanho da fonte de alguns textos no Linux GTK;
[Tela de Registro] Corrigido link para adquirir código de registro;
[Geral] Corrigido título do aplicativo no botão do Unity no Ubuntu Linux;
[Geral] Corrigido o comportamento de algumas janelas no Unity Ubuntu e
no LXDE;
[Geral] Corrigido o link do item de menu “Comprar …”;
[Geral] Diversas correções visuais para Linux GTK;
[Geral] Outros pequenos ajustes em textos explicativos, ícones, etc.