Olá, não sei se esse tipo de tópico é permitido, sou novo nesse site.
Tenho uma questão que eu gostaria de opiniões.
Participarei em breve de um processo seletivo para dar aulas básicas de Java e POO, para tal processo eu precisaria dar uma miniaula de 15 minutos de Java básico e POO.
Mas 15 minutos é um tempo meio curto para explicar ou ensinar algo assim, então eu admito que não sei por onde começar a explicar, se explicaria o que é o Java, ou o que são objetos, se iria direto para os códigos, ou como faria.
Gostaria de algumas dicas sobre quais assuntos devo abordar ou como vocês fariam essa aula.
Acredito que o foco desses 15 minutos não é você ensinar algo, mas sim os avaliadores analisarem sua desenvoltura em dar aula.
Parte de uma situação hipotética e ensina qualquer coisa, ensina o laço de repetição for por exemplo.
Além do mais, o assunto Java + POO é abrangente demais para os 15 minutos, é comum a instituição especificar “subassuntos” onde geralmente é sorteado 1 de 3 temas escolhidos por exemplo:
Encapsulamento
Herança
Polimorfismo
Assim o candidato se prepara melhor… pelo menos dos processos que participei tanto no setor público (etecs/fatecs) quanto no privado (senai/senac) seguem esse “padrão”…