Dica para aula básica de Java

Olá, não sei se esse tipo de tópico é permitido, sou novo nesse site.

Tenho uma questão que eu gostaria de opiniões.

Participarei em breve de um processo seletivo para dar aulas básicas de Java e POO, para tal processo eu precisaria dar uma miniaula de 15 minutos de Java básico e POO.
Mas 15 minutos é um tempo meio curto para explicar ou ensinar algo assim, então eu admito que não sei por onde começar a explicar, se explicaria o que é o Java, ou o que são objetos, se iria direto para os códigos, ou como faria.

Gostaria de algumas dicas sobre quais assuntos devo abordar ou como vocês fariam essa aula.

Desde já agradeço.

Segue um livro ou apostila. Em 15 minutos só se for ensinar um hello world

Acredito que o foco desses 15 minutos não é você ensinar algo, mas sim os avaliadores analisarem sua desenvoltura em dar aula.
Parte de uma situação hipotética e ensina qualquer coisa, ensina o laço de repetição for por exemplo.

3 curtidas

Além do mais, o assunto Java + POO é abrangente demais para os 15 minutos, é comum a instituição especificar “subassuntos” onde geralmente é sorteado 1 de 3 temas escolhidos por exemplo:

1. Encapsulamento
  2. Herança
  3. Polimorfismo

Assim o candidato se prepara melhor… pelo menos dos processos que participei tanto no setor público (etecs/fatecs) quanto no privado (senai/senac) seguem esse “padrão”…

1 curtida