Estou tentando criar uma interface gráfica na “mão”, sem o uso do netbeans, mas está um pouco complicado colocar os componentes do jeito que eu quero. Alguém tem alguma dica?
Estou fazendo um cadastro simples: Codigo, nome da pessoa, data de nascimento e telefone. Botões de gravar, consultar, excluir e sair.
eu monto tudo na mão, não uso a ide pra fazer a parte de interface gráfica…
Para isso, criei classes padrão que extendo dela para formular as telas, por exemplo ,
uma classe de cadastro geral que possui os botões de manutenção de dados depois, quando quero fazer a tela de cadastro, extendo desta classe e faço os métodos para pegar os dados inseridos nos componentes e jogo para o método salvar que efetua todo o resto do trabalho, assim fica mais fácil. O negócio é formular padrões para o sistema
Eu criei um BoxLayout para cada linha, onde eu adiicionei os componentes (label do codigo e textfield do codigo) em outro box (label do nome e textfield do nome) eassim sucessivamente. No final aidiconei todos os Box a um box (vertical) e este box a um Panel e o Panel a um Frame.
Estou começando a estudar os layouts. Também estou lendo sobre o GridBagLayout, acho que é este o nome.