Venho pedir uma dica para vocês.
Bom, sou professor de Geografia por formação, mas estou fortemente inclinado a mudar de profissão e em o que realmente fazer para isso. Como sou fanático por computadores e tecnologia, principalmente programação, estou cogitando alguma possibilidade nessa área.
Estudo em casa mesmo e já tenho uma certa noção da linguagem através de vários livros que li sobre a linguagem. Não falo inglês mas tenho uma excelente leitura, o que me permite ler livros e sites nesta lingua.
Claro, ainda não tenho nenhuma experiência prática. Estou me planejando a fazer o próximo curso oferecido pelo SENAC (385 horas/aulas, aqui em Fortaleza) pois perdi a turma atual.
Como sou apenas um hobbista, não tenho idéia ainda da curva de aprendizado necessária para estar pronto a me oferecer como mão-de-obra. Nem sei ao certo quais as reais possibilidades neste campo, quer seja trabalho propriamente dito, estágio, freelance, etc. Se alguém puder, neste tópico, ou em mensagem particular, dar-me algumas orientações a respeito, ficarei muito grato.
Bem… a curva de aprendizado querendo ou nao… é um pouco íngreme…
Você tem que aprender (trabalhando com Java):
Lógica de programação
Linguagem Java
API Java
Conceitos de padrões de projeto
Banco de dados (SQL, etc)
Alguns frameworks
Se for trabalhar com web, adicione:
Aplicacoes cliente servidor
JEE
Mais alguns frameworks
Aí então estará apto para o mercado de trabalho…
Faz muita diferença… se vc for formado em ciência da computação ou afins… principalmente em questão salarial…
Se vc tiver o conhecimento e for bom de serviço… não vai ser muito difícil conseguir um emprego…
CarvalR2
E ai meu caro, primeiramente bem vindo a área!
Sou desenvolvedor desde 1997 e sempre gostei de programação. Comecei com Visual Basic, mas rapidamente passei para C++.
Após algum tempo, migrei para Java e cá estou há vários anos. Java é o que há!
Mas vou te ser sincero. Hoje o que manda mais no mercado é Java e .Net