Venho pedir uma dica para vocês.
Bom, sou professor de Geografia por formação, mas estou fortemente inclinado a mudar de profissão e em o que realmente fazer para isso. Como sou fanático por computadores e tecnologia, principalmente programação, estou cogitando alguma possibilidade nessa área.
Estudo em casa mesmo e já tenho uma certa noção da linguagem através de vários livros que li sobre a linguagem. Não falo inglês mas tenho uma excelente leitura, o que me permite ler livros e sites nesta lingua.
Claro, ainda não tenho nenhuma experiência prática. Estou me planejando a fazer o próximo curso oferecido pelo SENAC (385 horas/aulas, aqui em Fortaleza) pois perdi a turma atual.
Como sou apenas um hobbista, não tenho idéia ainda da curva de aprendizado necessária para estar pronto a me oferecer como mão-de-obra. Nem sei ao certo quais as reais possibilidades neste campo, quer seja trabalho propriamente dito, estágio, freelance, etc. Se alguém puder, neste tópico, ou em mensagem particular, dar-me algumas orientações a respeito, ficarei muito grato.
Bem… a curva de aprendizado querendo ou nao… é um pouco íngreme…
Você tem que aprender (trabalhando com Java):
Lógica de programação
Linguagem Java
API Java
Conceitos de padrões de projeto
Banco de dados (SQL, etc)
Alguns frameworks
Se for trabalhar com web, adicione:
Aplicacoes cliente servidor
JEE
Mais alguns frameworks
Aí então estará apto para o mercado de trabalho…
Faz muita diferença… se vc for formado em ciência da computação ou afins… principalmente em questão salarial…
Se vc tiver o conhecimento e for bom de serviço… não vai ser muito difícil conseguir um emprego…
CarvalR2
E ai meu caro, primeiramente bem vindo a área!
Sou desenvolvedor desde 1997 e sempre gostei de programação. Comecei com Visual Basic, mas rapidamente passei para C++.
Após algum tempo, migrei para Java e cá estou há vários anos. Java é o que há!
Mas vou te ser sincero. Hoje o que manda mais no mercado é Java e .Net
Eu creio que .Net domina muito mais o mercado.
E creio que a história vai se repetir. Antes Visual Basic dominava o mercado e eram menos vagas em linguagem C.
Eu não tinha muito mercado. Mas sempre a lei da oferta x demanda perpetuou.
Visual Basic pagava bem menos que C.
E assim acho que vai ser ou já está sendo com Java e .Net. Profissionais Java são bem mais caros. Porque a linguagem é mais dificil e menos pessoas animam a mexer com Java. Preferindo então .Net . Que pode ser uma linguagem melhor, sei lá. Nunca parei para analisar.
Mas o que importa é o que entra no bolso. Então eu sempre fiquei com Java pq paga mais. E é uma linguagem muito prazerosa também.
O curso é uma boa. Pois vai colocar uma ordem no seu aprendizado.
Nesta nossa área há muitos e muitos frameworks gratuitos, e java exige também noções de arquitetura, pois há sempre a necessidade de se pensar em camadas de software, etc.
Não recaia por enquanto nos diversos frameworks de mercado. Só vai te confundir.
Faça o basico primeiro. E depois avance.
Este roteiro é para mercado. Ou seja, considera o que é necessário no mercado, e pula o que é mais acadêmico:
1- Faça as lições do The Java Tutorial . Foi assim que comecei e foi muito retribuidor.
O link é: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
Neste momento, desconsidere: tudo sobre interfaces gráficas (GUI,Swing, Applet), pois o mercado em sua maioria usa web (jsp/jsf) e não swing nem applet.
2- Dado o que você aprendeu, tente fazer um software. Vou sugerir um: Um chat tipo como eram as antigas BBS. Um chat de muitos usuários em formato texto mesmo, para ser executado no prompt do Dos. E ainda grave as conversas em banco de dados. Você vai exercitar muito em fazer este software.
3- Uma vez passado uma geral no JSE, vamos para o JEE. Baixe o Netbeans 6.8 ou mais novo se já tiver saído. Baixe a versão que possui o GlassFish 3 ou superior. O Netbeans da coluna “Java”, na area de downloads do netbeans.
4- Leia na Wikipedia sobre o Netbeans e o Glassfish
5- Faça um software JEE. Sugestão de componentes: Use JSF, Hibernate c/ JPA, Webservices e SOA. JMS p/ completar
Sugestão de software: Um software para pizzaria, com controle de pedidos, fase de pedidos e controle de motoqueiros.
Utilize webservices para camada de negócio. Utilize JMS Topic para avisar as máquinas de pedido, expedição e produção quando o pedido mudar de fase.
Não complique muito. Faça o basico de cada caso de uso.
6- Faça o curso do Senai. E ajude seus colegas de sala. O curso será interessante para currículo, pois provavelmente não vai agregar mais nada
7- Arrume um emprego Java Júnior, pagando ai uns 2 mil. Fique 1 ano para ganhar experiência e JUMP para um Pleno ganhando 3.5k
É isso aí cara. Se você le ingles muito bem e conseguir ser autodidata, não haverá erro.
CarvalR2
Ah, certificações … vão ajudar no seu currículo.
Conte com a ajuda do Whizlabs
Pode crer compensa muito o investimento. É certificação na certa.
E depois para guardar e controlar seu rico dinheirinho que tiver ganhando no mercado, dá uma força ae e adiciona no seu reader:
Até +
LucasAdri07
CarvalR2:
E ai meu caro, primeiramente bem vindo a área!
Sou desenvolvedor desde 1997 e sempre gostei de programação. Comecei com Visual Basic, mas rapidamente passei para C++.
Após algum tempo, migrei para Java e cá estou há vários anos. Java é o que há!
Mas vou te ser sincero. Hoje o que manda mais no mercado é Java e .Net
Eu creio que .Net domina muito mais o mercado.
E creio que a história vai se repetir. Antes Visual Basic dominava o mercado e eram menos vagas em linguagem C.
Eu não tinha muito mercado. Mas sempre a lei da oferta x demanda perpetuou.
Visual Basic pagava bem menos que C.
E assim acho que vai ser ou já está sendo com Java e .Net. Profissionais Java são bem mais caros. Porque a linguagem é mais dificil e menos pessoas animam a mexer com Java. Preferindo então .Net . Que pode ser uma linguagem melhor, sei lá. Nunca parei para analisar.
Mas o que importa é o que entra no bolso. Então eu sempre fiquei com Java pq paga mais. E é uma linguagem muito prazerosa também.
O curso é uma boa. Pois vai colocar uma ordem no seu aprendizado.
Nesta nossa área há muitos e muitos frameworks gratuitos, e java exige também noções de arquitetura, pois há sempre a necessidade de se pensar em camadas de software, etc.
Não recaia por enquanto nos diversos frameworks de mercado. Só vai te confundir.
Faça o basico primeiro. E depois avance.
Este roteiro é para mercado. Ou seja, considera o que é necessário no mercado, e pula o que é mais acadêmico:
1- Faça as lições do The Java Tutorial . Foi assim que comecei e foi muito retribuidor.
O link é: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
Neste momento, desconsidere: tudo sobre interfaces gráficas (GUI,Swing, Applet), pois o mercado em sua maioria usa web (jsp/jsf) e não swing nem applet.
2- Dado o que você aprendeu, tente fazer um software. Vou sugerir um: Um chat tipo como eram as antigas BBS. Um chat de muitos usuários em formato texto mesmo, para ser executado no prompt do Dos. E ainda grave as conversas em banco de dados. Você vai exercitar muito em fazer este software.
3- Uma vez passado uma geral no JSE, vamos para o JEE. Baixe o Netbeans 6.8 ou mais novo se já tiver saído. Baixe a versão que possui o GlassFish 3 ou superior. O Netbeans da coluna “Java”, na area de downloads do netbeans.
4- Leia na Wikipedia sobre o Netbeans e o Glassfish
5- Faça um software JEE. Sugestão de componentes: Use JSF, Hibernate c/ JPA, Webservices e SOA. JMS p/ completar
Sugestão de software: Um software para pizzaria, com controle de pedidos, fase de pedidos e controle de motoqueiros.
Utilize webservices para camada de negócio. Utilize JMS Topic para avisar as máquinas de pedido, expedição e produção quando o pedido mudar de fase.
Não complique muito. Faça o basico de cada caso de uso.
6- Faça o curso do Senai. E ajude seus colegas de sala. O curso será interessante para currículo, pois provavelmente não vai agregar mais nada
7- Arrume um emprego Java Júnior, pagando ai uns 2 mil. Fique 1 ano para ganhar experiência e JUMP para um Pleno ganhando 3.5k
É isso aí cara. Se você le ingles muito bem e conseguir ser autodidata, não haverá erro.
Esse salário que você falou de 2 mil, é depois de um bom tempo de estudo não é?..