[Dica] Trabalho TCC - Cores

Olá estou desenvolvendo uma aplicação para meu projeto de TCC. Estou na fase incial ainda, o projeto é fazer um programa primeiramente em java que depois será usado como base para fazer um aplicativo android.
O projeto java consiste em pegar uma foto que foi tirada de um celular com uma boa qualidade e que foi submetida a um colorímetro e obteve os dados de cor de uma determinada área (em CIE LAB). O que tenho que fazer e ao clicar em uma área imagem o programa vai me dar uma média da cor em algum formato que será convertida posteriormente para CIE LAB para comparar com os dados obtidos pelo colorímetro.
Eu já consegui fazer com que o programa pega uma área de 50x50px e analise retornando uma média em RGB e convertendo para LAB, porém a média em RGB não foi satisfatória em alguns teste fiz um quadrado metade branco e metade preto ao clicar no meu para que o programa fizesse uma analise meio a meio me retornou um tom muito preto onde na verdade deveria ser um preto bem mais claro.

Preciso de algumas dicas qual tipo de cor devo utilizar para um resultado mais coerente referente a média da cor.