Alguém conhece algum documento com dicas básicas de arquitetura de uma aplicação Web? Com dicas básicas do tipo usar sempre POST ao invés de GET, use o padrão tal ao invés do tal, coisas assim? :?:
Dicas básicas de arquitetura
5 Respostas
Acho que este site pode ajudar:
http://www.javapractices.com/home/HomeAction.do#Servlets%20and%20JSPs
Caro firestarter;
Isso é complexo demais para ser tratado assim.
Não existem regras definitivas quando falamos de arquitetura.
Usar POST ao invés de GET depende do caso. Em muitos deles o GET é mais indicado.
Mas em geral, para arquitetura não existem regras.
O que existe é uma determinada arquitetura para resolver um certo problema. (confuso ? pois é você está no caminho certo :-D)
Até;
nbluis
Eu até entendo que não haja uma “arquitetura definitiva” que sirva para todos os problemas, mas eu queria justamente era ler sobre essas coisas. Por exemplo, já que você falou, em que casos o GET é mais indicado?
tnaires
Muito obrigado, muito interessates estas dicas! Vou me divertir com essa leitura pelo resto da tarde! 
Na arquitetura REST, o POST é comparado às operações de Create, Update, Delete do CRUD, enquanto o GET é a operação Read.
Nela POST é para alterar dados, enquanto o GET é para obter dados. Quase a diferença entre um set e um get.
Pessoalmente, acho melhor usar o GET quando quero acessar um recurso diretamente, digitando o endereço dele na barra de endereços do browser, e POST quando quero algo internamente, que não mostre lá na barra.
Caro firestarter;Não existem regras definitivas quando falamos de arquitetura.
Usar POST ao invés de GET depende do caso. Em muitos deles o GET é mais indicado.
Mas em geral, para arquitetura não existem regras.
Calma, também não é “vale-tudo”…
Existem regras sim.
GET deve ser usado sempre que ha uma requisição (um query) que não altera o estado do sistema.
POST deve ser usado sempre que ha uma requisição que possa alterar o estado do sistema ( o envio de um formulário, por exemplo)
O protocolo HTTP tem outas diretivas que normalmente não são usada pelo browser, mas são usadas em tecnologias como REST e WebDAV, como seja, por exemplo : DELETE.