Dicas de Estudo - SCJP 1.6

Tudo bem Pessoal?

Tenho uma experiência legal com Java e estou me formando no final do ano, e achei interessante me certificar. A escolha foi começar pelo SCJP e a mais nova versão, a 1.6.

Pelo que li aqui mesmo no forum não existe muitas diferenças da 1.5 para a 1.6, então como tenho o livro da Kathy para a versão 1.5 resolvi começar a estudar ele e as diferenças para a versão 1.6.

Queria saber das pessoas que já são certificadas como organizaram o tempo, e o estudo. Quais métodos e algumas dicas para que eu não me perca na hora de estudar.

A principio penso estudar da seguinte maneira:

• Ler o livro uma vez para ficar ciente de tudo que se aborda no livro.
  • Ler a segunda vez so que detalhadamente e parando para implementar.
  • Fazer simulados e ver aonde estou pecando e ler novamente o livro ou algum resumo relacionado aonde estão concentradas as dúvidas.

Obrigado a todos e um bom Dia.

Ler o livro da Kathy, duas vezes.
Fazer o simulado do livro.

Nas partes que tiver dificuldade, tentar desenvolver um código qualquer que use aquilo para entender como funciona na prática.

Procurar alguns simulados na web (mesmo para versões mais antigas da prova) e fazê-los. O pessoal recomenda também alguns simulados pagos por aí (eu não usei nenhum), mas em geral esses são muito bons.

Daí é fazer a prova e comemorar. :smiley:

[quote=victorwss]Ler o livro da Kathy, duas vezes.
Fazer o simulado do livro.

Nas partes que tiver dificuldade, tentar desenvolver um código qualquer que use aquilo para entender como funciona na prática.

Procurar alguns simulados na web (mesmo para versões mais antigas da prova) e fazê-los. O pessoal recomenda também alguns simulados pagos por aí (eu não usei nenhum), mas em geral esses são muito bons.

Daí é fazer a prova e comemorar. :smiley: [/quote]

victorwss, pergunto a voce que já tem scjp 6, li no site da sun as diferenças entre a 5 e 6, la dizia sobre as 2 interfaces e a nova classe incluida, ok…
Saiu da prova o System.gc(); me confirma isso :?:

mas minha principal dúvida, lá dizia que as perguntas da 6 foram elaboradas com muito mais detalhes do que a 5, isso ta no site da sun, lhe pergunto: os simulados que voce fez, whizlabs, testkiller, etc… estavam no mesmo nivel da prova, ou realmente ela veio mais detalhista nesse aspecto :?: voce sentiu muita diferença se preparar com simulados da 5 e fazer a 6 :?:

digo isso pelas proprias perguntas do assunto da scjp 5, não do novo conteúdo da 6… por exemplo OO, generics da sua prova, tava razoavelmente no nivel dos simulados :?:
obrigado

Sim. Mas ainda caem questões sobre o coletor de lixo e sobre Object.finalize().

Não senti muita diferença não. Mas como eu tava numa correria, nem me toquei de olhar essa diferença.

Tinha bastante de OO e algumas com umas complicações em generics.
Eu errei 8 questões. Uma eu sei que foi bobeira de autounboxing no switch. As outras 7 não sei, mas sei que errei uma de generics.

De nada! :smiley:

e o inglês da prova é tranquilo, tipo dos simulados :?:

estou em dúvida se faço 5 ou 6, isso pelo inglês, meu inglês é pequeno, mas se a prova for do nível dos simulados em faço em inglês tranquilo…agora tenho receio de chegar la e o inglês me atrapalhar…

[quote=JavaTux]e o inglês da prova é tranquilo, tipo dos simulados :?:

estou em dúvida se faço 5 ou 6, isso pelo inglês, meu inglês é pequeno, mas se a prova for do nível dos simulados em faço em inglês tranquilo…agora tenho receio de chegar la e o inglês me atrapalhar…[/quote]

Os simulados são em geral um pouco mais difíceis que a prova.
O testkiller tem algumas questões que caem na prova real. O whizlabs parece que o simulado mais louco dele está significativamente acima do nível da prova. Mas daí não sei porque eu não fiz o whizlabs.

O inglês em geral não é problema, a menos que você realmente for ruim em inglês. Mas daí os simulados por aí (a maioria em inglês) vão te dizer isso. Se você estiver se enrolando por causa da língua, então é sinal de que é bom pensar sobre fazer a prova em inglês ou não. Se não tiver problemas, então não terá na prova também.

como meu voucher é retake, acho que vou fazer a 6 mesmo…caso precise(espero que não) ai vejo se tento a 6 ou faço 5 em portugês…
Fiz os simulados do livro da kathy e terminei o whizlabs…comprei ele e fiz todos…no início tava indo mal nele, porque ele é muito superior ao simulado do livro… então fui revendo pontos fracos, e principalmente prestar atenção isso que mais pegou…
fiz o final Exam do whizlabs (mais dificil dele), realmente é pedreira pura, todos os outros simulados dentro dele são menos difícieis, eles guardam as questões pro final exam, mas fiz ele e tirei 72%…to fazendo os simulados em inglês tranquilamente… vou agora fazer o test killer por recomendações, mas ate onde fiz, é bem mais facil que o whizlabs…

vlw cara…

Gostaria de saber se já existe a prova da versão 6 em portugues, e como o colega já perguntou anteriormente se caso eu estudar pelo material da versão 5 terei algum problema ??

Essas dúvidas são devido a ter começado a estudar nesta segunda-feira e fiquei com dúvida de qual versão da prova fazer…

Muito obrigado a todos…

[quote=joaosouza]Gostaria de saber se já existe a prova da versão 6 em portugues, e como o colega já perguntou anteriormente se caso eu estudar pelo material da versão 5 terei algum problema ??

Essas dúvidas são devido a ter começado a estudar nesta segunda-feira e fiquei com dúvida de qual versão da prova fazer…

Muito obrigado a todos…[/quote]

Eu recomendo a 6.
Não, não há problema em estudar com o material da 5. A diferença entre a 5 e a 6 é mínima (vai dar 0, 1 ou 2 questões na prova sobre os tópicos que tem a mais na 6).

Olá victorwss blz…

Cara muito obrigado pelas dicas, estou no começo dessa caminhada rumo a certificação, espero q
consiga logo de cara passar…

Falow !!!