Dicas desenvolvimento

6 respostas
ajinfotec

Bom dia!

Pessoal ja desenvolvo web a uns 6 meses com jsf2 e primefaces. E tenho algumas duvidas sobre alguns framework como ejb, spring e outros framwork que venho lendo pela net e cada vez fico com as ideias mas bagunçadas, vejo muitas tecnologias citadas eu estou confuso em relação qual tecnologia estudar, não tenho esperiencia de mercado e tau ando me preparando para isso estudando algumas tecnologias que posar vir a trabalhar quando chegar la, em uma empressa e tau.

Então precisso de unas dicas sobre quais tecnologias são mais usadas na web e quais vcs me recomendam estudas, não estou procurando a mais facil e sim as que venha quanhar mais produtividade e claro o mercado esteja utilizando.

vlw.

6 Respostas

fabiomedeirosf

Tanto EJB quanto Spring são muito utilizadas no mercado. Diria que a primeira opção (EJB) é até mais utilizado.

Depende mto das necessidades de sua aplicação. EJB, até pouco tempo, era destinado a aplicações de porte mais corporativos que careciam serem distribuidas e melhor escalonadas para atenderem a uma grande demanda de acessos. O EJB, em sua versão mais nova, 3.1, já pode ser utilizado para modelos mais minimalistas, e, se um dia sua app crescer, terá a sua disposíção todos estes recursos.

Já o Spring, para uma aplicação de porte pequeno, diria que atende extremamente bem. O Spring veio como inovador para a injeção de dependencias entre camadas da sua app; o ejb em sua versão nova também dispoe destes recursos.

Recomendaria uma leitura, a nível conceitual sobre cada framework, para que assim vc dimensione o tamanho e as necessidades de sua aplicação. Na minha opinião, e extritamente minha rsrs, para uma app pequena, que nao demandará mtos acessos simultâneos (considere mtos acima de uns 1000), usaria Spring.

Na hipótese de ser uma app, ainda pequena, mas com projeções de crescimento e grande demanda de recursos e acessos, usaria EJb.

Preferencialmente, gosto mais de EJB.

Agora, como disse, vai de vc ler e dimensionar sua aplicação.

ajinfotec

Blz cara vou estudar ambos mas quando você fala de enjeção de dependencia o que isso quer diz, ja tenho ouvido falar bastante sobre os dois mas não entendo ainda o que quer dizer.

No meu projeto atual que estou desenvolvendo somente para estudos e tau consiste em uma app para gerenciamento de pousadas e tau, hospedes, resevas, estoque e etc.
este pelo nivel de acesso de 1000 simutaneos o spring vai dar conta e acredito que praticamente nunca exeda isso.

Ja um outro projeto que tenho em mente talves ele pode chegar na casas dos milhares de usuarios conectados trocando informações, enviando fotos, videos e visualizando, ja neste acho que ejb seria o caso.

Mas uma informação no primeiro projeto citado eu ja comecei ja tenho muitas coisas feitas com prime, jsf2 e seus manager beans, a camanda de pesistencia estar implementada com JPA e Hibernate.

Em um post por ai viu a cara falando que o prime se tornava lento e pesado quando tinha muitos compontes na pagina ai era melhor usar spring no projeto, alguem sabe quanto a isso ?

Queria saber quais as vantagens de se usar spring ?

fabiomedeirosf

Quanto a Injeção de dependência:

A injeção de dependência é um design pattern que visa desacoplar os componentes da aplicação. Os componentes são instanciados externamente a classe. Um gerenciador controla essas instancias. Os componentes tem dependencias entre si. Esse gerenciador, através de uma configuração, liga os componentes de forma a montar a aplicação.

Em outras palavras, a criação de objetos não será feita mais assim: PessoaDAO pessoaDAO = new PessoaDAO();
o seu gerenciador quem fará isso pra vc, da melhor forma possível, possibilitando até o reaproveitamento de instâncias já existentes (pool), ficará mais ou menos deste modo, usando-se Spring:

@Repository
public class PessoaDAO {//implementação}

@Service
public class SeuComponenteNegocio {

@Autowired
private PessoaDAO pessoaDAO; //essa anotação injetou a dependencia
}

Na sua aplicação, o PrimeFaces irá ser usado no ser front-end da sua camada de View, logo não interferirá a nível de objetos de sua lógica.

O prime é mto bom pra jsf2 e mto performático, pessoalmente, recomento seu uso!

Espero ter ajudado.

ajinfotec

Sobre o prime tambem achei isso.

sobre spring achei um site com um conteudo muito bom sequi o link

andei lendo sobre spring e vei a possibilidade de implementação de orientação a aspectos.

uma pequena duvida quando uso spring na web eu deixo de usar os manager beans do jsf ou não ?

fabiomedeirosf

Não continue usando-os.

O que vc poderá fazer, é delegar ao spring a “gerência” do contexto JSF, deverá configurar algo assim no seu faces-config:

<application> <variable-resolver>org.springframework.web.jsf.DelegatingVariableResolver</variable-resolver> </application>

Verificar apenas para o JSf2 qual é a configuração correta, acho que muda um pouquinho, (só o nome da ‘parada’), na documentação tem.

No próprio site do projeto spring-framework há bons tutoriais. Recomendaria uma olhada nestes livros:

• Beginning Spring Frameword (mto bom!);
  • Pro Spring;
  • Spring in Action;
ajinfotec

Beleza mas uma coisa quem não entendie ainda bem, tenho lido sobre spring mas ainda não consequi entender a finalidade de usalo.

Criado 9 de maio de 2011
Ultima resposta 10 de mai. de 2011
Respostas 6
Participantes 2