Dicas e duvidas sobre a certificacao e cursos

14 respostas
Guilherme_Silveira

Bom gente, recebi em dois dias 3 emails sober a certificacao, entao respondo trechos dos 3 por aqui para que todos possam ajudar como sempre…

na certificacao que fiz, a pratica foi algo que ajudou… mas com certeza o maior resultado veio atraves do estudo de um livro, Paulo, me ajuda com o nome do livro que nao lembro.

nao tenho experiencia em cursos da sun, com certeza alguem pode falar mais sobre isso

idem

http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=24

51% gente? mudou, antes era um pouco mais (na epoca que eu fiz)

ler muito, testar tudo o que voce achar estranho, que nao parece real ou facil de entender… isso eh importantissimo

o livro do deitel eh o melhor que ja vi pra aprender java… ja para a certificacao eh o livro que nao lembro o nome que meu irmao jaja posta o nome…

eu li o livro durante um mes e poucos dias e fiz a prova uns 8 dias depois mais ou menos.
durante esse mes e pouco, treinei muito awt (caia na epoca) pq nunca tinha trabalhado com ele, acho que vale a pena treinar bastante aquilo que ninguem nunca mecheu, assim tem um pouco de nocao.
na epoca tinha mais coisas decorebas… tinha que decorar bastante metodo, hoje em dia acho que eh mais entender o funcionamento da coisa…

eh extremamente importante fazer a prova com calma e sempre, sempre, sempre, reler, reler, reler, reler, reler, reler, reler e depois de uns 5 minutos reler denovo a questao, pq uma palavra que agente pula qdo le rapido, muda o significado da questao e sao 3% a menos no score…

guilherme silveira

14 Respostas

aconstantino

Guilherme,

Em breve estarei fazendo este exame apesar de todas as dificuldades – ser caipira e ter que viajar para fazer a prova.

Eu recomendo que quem ainda não aprendeu Java até um ponto em que é muito chato voltar para traz e ler sobre a certificação ler um livro sobre Java e um sobre a Certificação ao mesmo tempo acompanhando pois assim pode-se adquirir esta certificação de uma forma digamos simples.

Bruno_Cardoso

Boas!

O GUJ é aquele site a qual eu acedo varias vezes por dia e tento ler, sempre que possível, todos os posts que sao colocados no forum. Tenho lido ultimamente mtos topicos sobre a certificação da SUN, a minha questão é a seguinte: Como é que voçês fazem estes certificados ? pela Internet? ou existe alguma especie de representante da SUN aí no Brasil ?

Fiquem bem!

Alexandre

Um livro muito bom para certificação é o “The Complete Java Study Guide”, que é citado na parte de livros do GUJ, ele mostra varias “armadilhas”, que podem acontecer na prova de certificação…

aconstantino

a minha questão é a seguinte: Como é que voçês fazem estes certificados ? pela Internet? ou existe alguma especie de representante da SUN aí no Brasil ?

Portuga, o exame é feito em centros autorizados da Prometric

mlopes

Para saber como fazer o teste:

http://br.sun.com/service/educacao/certificacoes/index.html

[]'s

Bani

Sobre o “The Complete Java Study Guide”, na maioria dos sites de venda de livros pela Internet que possuem reviews do mesmo nota-se muitas queixas a respeito da “atenção aos detalhes” no livro, que dizem estar repleto de erros.
Eu não li o livro e portanto não sei se é verdade, mas acho esse um fator bem importante a ser considerado em um livro técnico, e ainda mais em um para estudar para certificação.

richardpeder

Pessoal:

Existe algum livro em portugues que prepara para a certificação??

valeu

Bani

Não conheço nenhum especificamente para a certificação que seja em português, mas o Core Java, que tem versão traduzida, pode ajudar bastante.

mlopes

“Bani”:
Sobre o “The Complete Java Study Guide”, na maioria dos sites de venda de livros pela Internet que possuem reviews do mesmo nota-se muitas queixas a respeito da “atenção aos detalhes” no livro, que dizem estar repleto de erros.
Eu não li o livro e portanto não sei se é verdade, mas acho esse um fator bem importante a ser considerado em um livro técnico, e ainda mais em um para estudar para certificação.

Eu usei esse livro e não tive problemas no teste. É claro q tb fiz os mock exames do java ranch. Se vc se der bem neles… voce passa.

Qdo eu falo bem, significa + de 85%.

Eles ensinam pra caramba. Especialmente se vc testar os programa onde tem dúvida… mudando valores e etc…

[]'s

Bani

Eu acho que se é pra fazer mocks do JavaRanch, estudar no JavaRanch, etc, melhor comprar de uma vez o livro da Kathy Sierra, fundadora do JavaRanch e uma das desenvolvedoras do teste.
Além de super atualizado (saiu em dezembro), o livro é bem divertido (humor a melhor moda geek).
E inclui 3 mock exams.

Rafael_Steil

Pessoalmente sou do tipo que le tudo o que tem pela frente. Simples :mrgreen:

Rafael

Bruno_Cardoso

Boas,

Só por curiosidade, quanto é que se paga aí para fazer o certificado de programador java?

Peace!

Bani

Está 300 reais.

Bruno_Cardoso

hmm… não são nada caros, pensei que eram mais caros.

Obrigada Bani

Criado 29 de janeiro de 2003
Ultima resposta 4 de fev. de 2003
Respostas 14
Participantes 8