Dicas e sugestoes sobre melhorias no busca do guj

63 respostas
G

galera quem aki nunk teve problemas em fazer busca no guj… pow fiz uma busca agora e me retornou mais de 91 paginas… ate ai tudo bem… o phoda q estamos em 2008, e quando procurei por um classificador por data, ou algo do tipow… somente os postados nos ultimos 2 meses, etc… nao encontrei nda… existe mtos topicos semelhantes soh que foram postados anos atras e como todos sabem na tecnologia muda muito, etc…

ai quando vc posta uma pergunta q jah tem milhores de outros parecidos a galera logo chia e tals… eu mesmo faço isso mtas vezes…

abri o topico para que os usuarios façam sugestoes para melhoria do busca no guj… ai se os criadores gostarem da ideia poderiam estar implantando vlws

sugestoes… classifacar por datas, ou em um determinado periodo de tempo…

vlws

63 Respostas

alucardeck

nao adianta… jah mandei até MP para administrador do forum sobre isso…

parece q eles não querem saber de “modificar” o forum…

EDIT: ainda acho q a melhor solução é limpar os topicos inuteis…
e não, eles tb não querem fazer isso…

G

se a procura for grande eles tem q pensar a respeito, pq sao os usuarios quem fazem o forum… sem nos, nao existiria nda por aki

vlws

pintofree

Realmente colega, a busca do Guj ta feia mesmo, ja desisti de usar ela faz tempo, pra resolver o seu problema amigo tente usar o google. faça assim na sua pesquisa “Assunto site:www.guj.com.br”, se quiser por data usa a Pesquisa avançada do google e delimite um periodo de tempo para a pesquisa.

ok? Espero ter ajudado falows

G

galera a ideia aki nao eh aprender a usar artificios externos para realizar busca, o objetivo e que os administradores vejam a deficiencia e os usuarios de sugestões de melhoria

OBS: jah conhecia o artificio de busca avancado n google… de toda forma vlws

pintofree

gzofera:
galera a ideia aki nao eh aprender a usar artificios externos para realizar busca, o objetivo e que os administradores vejam a deficiencia e os usuarios de sugestões de melhoria

OBS: jah conhecia o artificio de busca avancado n google… de toda forma vlws

Ja ouviu também a expressão “RE-INVENTAR A RODA?” acho q os administrador estão ocupados demais pra fazer isso!

G

nao estariam reinventando nda, estarima melhorando a qualidade do forum e a satisfação dos usuarios…

se nao tiver nda a contribuir com o topico nem post amigo

vlws

pintofree

gzofera:
nao estariam reinventando nda, estarima melhorando a qualidade do forum e a satisfação dos usuarios…

se nao tiver nda a contribuir com o topico nem post amigo

vlws

Amigo acho que você já tem que agradecer pelo Guj não exigir 1° grau completo, pois caso contrario você nem participaria. Portanto pare de criticar, é se esta descontente com o sistema atual desenvolva um melhor que concertesa os moderadoress ficaram felizes em integra-lo ao fórum.

G

como eh que eh

concertesa
hauhauhau

acho q nao sou eu quem tem q agradecer por nao exigir 1° grau por aki… hehehehe

galera sem desviar novamente o assunto do topico… bora postar dicas ou sugestoes sobre o BUSCA do guj

vlws

alucardeck

brigas podem ser resolvidas por MP…

enfim… eu ainda q deveriam fazer o seguinte:

• Limpeza no Forum
  • Marcador dos Posts em que vc já participou

pra mim eh mais doq suficiente

pintofree

gzofera:

galera sem desviar novamente o assunto do topico… bora postar dicas ou sugestoes sobre o BUSCA do guj

vlws

Como eu ja disse, porque vc mesmo nao implementa? se vc nao sabe o GUJ issa o JForúm(ele não deve saber)
http://www.jforum.net/

Baixa ele ai é melhora como quiser amigo. Boa Sorte :slight_smile:

P

Puta merda, esse fórum cansa.

Não pode ter um tópico aqui sem um querer dar uma de espertinho ou gerar flamewar. Puta madre.

Pseudo-intelectual é o que não falta em TI mesmo.

PS: Não estou me referindo a alguem desse topico como pseudointelectual, mas em quase todos os topicos que tem flamewar, quem gera é pseudo.

Acho que existem certas coisas a ser melhoradas quanto ao fórum, mas nada de muito grave.

Por exemplo, erro simples: toda vez que voce cria um topico,o numero de visualizaçoes começa em 3. Sempre.

Outra coisa seria uma busca mais interessante, mesmo. Sem ter que usar coisas externas como google, etc. Assim ganha mais identidade.

alucardeck

está ai a prova…
cabei de tirar a foto

P

errado… começa com 1… q é voce mesmo…
se por acaso vc pede pra visualizar a mensagem… ai fica 2…

mas de todos q eu criei, nenhum começou com 3 =)

Engraçado então, TODOS os que eu crio, sem visualizar nem nada, no num de visualizações tá 3. Sempre. Todos os topicos que ja criei foram assim. E eu nunca peço pra visualizar.

Rafael_Steil

Ninguem disse que nao mexeriamos no forum. O que foi dito é que a versao atual na sera modificada, dado que uma totalmente nova esta sendo reescrita - o JForum3, no caso.

É natural ter coisas pra melhor. Sempre havera, e muitas vezes a solucao nao sera feita no momento em que cada um pedir, mas sempre levamos em consideracao para atualizacos futuras.

Rafael

Rafael_Steil

Sergio Figueras:

Engraçado então, TODOS os que eu crio, sem visualizar nem nada, no num de visualizações tá 3. Sempre. Todos os topicos que ja criei foram assim. E eu nunca peço pra visualizar.

Voce nao solicita pra visualizar mesmo, isso eh algo automatico. No momento da criacao do topico, voce eh redirecionado para ele, o que incrementa em 1 o total de vizualizacoes. Basta voce verificar o source do jforum para comprovar isso.

Depois, se aparece 3 inicialmente para voce, e mesmo que seja algum erro no codigo, eh algo que nao faz diferenca alguma no uso do forum, uma vez que esse numero serve apenas para um guia geral de leituras.

Rafael

Rafael_Steil

alucardeck:

alucardeck, com mais de meio milhao de mensagens no forum, é virtualmente impossivel “limpar” as mensagens “inuteis”.

Rafael

G

obrigado rafael, essa é a ideia do post, sugerir melhoria para futuras atualizações

vlws

pintofree

gzofera:

É natural ter coisas pra melhor. Sempre havera, e muitas vezes a solucao nao sera feita no momento em que cada um pedir, mas sempre levamos em consideracao para atualizacos futuras.

obrigado rafael, essa é a ideia do post, sugerir melhoria para futuras atualizações

vlws

Para de ser paga pau veio, o cara nem sugerio mudança nenhuma so rebateu as que foram feitas.

P

pintofree:
gzofera:

vlws

Para de ser paga pau veio, o cara nem sugerio mudança nenhuma so rebateu as que foram feitas.

hashdahsdahsdhaHDHADh.

Foda né?

alucardeck

Rafael Steil:
alucardeck:

alucardeck, com mais de meio milhao de mensagens no forum, é virtualmente impossivel “limpar” as mensagens “inuteis”.

Rafael

eh … agora fica impossivel mesmo…
deixou o formigueiro crescer… =/

esse tipo de coisa tem q ser administrado desde o começo…
mas q de meio milhao de mensagens aposto q 400 mil poderiam sumir…

P

alucardeck:
Rafael Steil:
alucardeck:

Rafael

Análise empírica é coisa do satã, meu filho.

A unica coisa que eu acho que deveriam fazer é deletar todos os topcios que tem a ver com o CLASSPATH, erros com hello world, e os de ajuda aos univesitarios.

G

quem foi q disse isso lah atras meu amigo… acho q o paga pau aki eh vc

vlws

pintofree

Acho que poderiam começar deletando todas as mensagens do Marcio Duran, ja ajudava.

P

kkkkkkkkkkkk.

Se deus existir, ele deve rir muito, muito.

pintofree

gzofera:

acho q os administrador estão ocupados demais pra fazer isso!

quem foi q disse isso lah atras meu amigo… acho q o paga pau aki eh vc

vlws

So falei o lógico meu amigo. Vc tem que lembrar que nem todo mundo trabalho no governo e tem tempo para ficar o dia todo.

Sem contar que nao sao eles que Mantem o JForum e somente acompanham as melhorias no Projeto.
Qualquer melhoria que for feita agora tera q ser refeita quando sair a versao 3.

alucardeck

Sergio Figueras:
alucardeck:
Rafael Steil:
alucardeck:

Rafael

Análise empírica é coisa do satã, meu filho.

A unica coisa que eu acho que deveriam fazer é deletar todos os topcios que tem a ver com o CLASSPATH, erros com hello world, e os de ajuda aos univesitarios.

alem delas…

existem varias duvidas repetidas no forum, com a mesma resposta…
onde o topico soh foi criado pela falta de capacidade da pessoa usar o Busca…

enfim… tem muito “lixo” no forum… tudo bem q eh dificil achar 1 por 1… mas eu diria q mais de 50% dos posts são…

pra mim post bom é
Post 1) Pergunta XXX
Post 2) Respostas YYY
… pode haver outras contra-perguntas depois…

se vc olhar tem muito infeliz postando pra ganhar numero de posts…

coisas do tipo

Post 1) Pergunta
Post 2) Resposta
Post 3) O infeliz q vem dizer, “não intendi a pergunta”, “não sei”, sendo q ela jah tinha sido respondida antes…
e coisas do tipo…
ai o cara tem q ler 5x mais posts pra tentar achar a resposta q ele queria…

e isso acontece em centenas de topicos aqui…
perguntas sem sentido… e por ai vai…

P

Tem que ser muito doente mental pra se preocupar com o numero de posts. Esse fórum aqui não vai aparecer na broadway ou em Hollywood não. :stuck_out_tongue:

alucardeck

tb acho…
mas eu acredito q tem muita gente q se preocupa…
tipo esses spammers da vida… q adoram poluir o forum com posts sem conteudo…
ou q postam 2, 3x seguidas… e não sabem do botão EDIT… e por ai vai

Rafael_Steil

Bom, ja que todos estao super dispostos:

http://jforum.dev.java.net - JForum 2.x, o que esta no GUJ
http://jforum.googlecode.com - JForum3, em desenv.

Para quem quiser acompanhar, http://fisheye2.atlassian.com/browse/jforum/

alucardeck, voce pode ler cada mensagem do GUJ e passar para a gente a lista completa das duplicadas, das que acha ruim ou indignas de existirem.

Rafael

P

Rafael Steil:

alucardeck, se voce quiser, podemos lhe dar uma conta especial, para que voce possa analisar cada mensagem do GUJ e marcar as que nao lhe agradam.

Rafael

Disposto pra isso é coisa que não tô. Se fosse ao menos CG…

E ai, alucardeck, quer o pepino? adhahdasDHasdha.

pintofree

tb acho…
mas eu acredito q tem muita gente q se preocupa…
tipo esses spammers da vida… q adoram poluir o forum com posts sem conteudo…
ou q postam 2, 3x seguidas… e não sabem do botão EDIT… e por ai vai

Realmente vejo muito cara novo no post postando 3, 4 vezes seguidas no mesmo tópico. Talvez uma política de Banimentos e topicos de leitura Obrigatórios do tipo, “usando tag code”, “editando um post” antes de postar ajudaria no problema.

alucardeck

Rafael Steil:

alucardeck, voce pode ler cada mensagem do GUJ e passar para a gente a lista completa das duplicadas, das que acha ruim ou indignas de existirem.

Rafael

se vcs deletarem os topicos “marcados”… eu aceito…

toda vez q eu fizer uma consulta para um problema meu… e ver q existem topicos duplicados (e alguns não contendo a resposta) com certeza vou marca-los…

EDIT: quando eu fui escrever a mensagem… dizia Conta Especial com limite de 300 reais =P

P

alucardeck:
Rafael Steil:

Rafael

toda vez q eu fizer uma consulta para um problema meu… e ver q existem topicos duplicados (e alguns não contendo a resposta) com certeza vou marca-los…

Ai você vai se tornar um ditador, meu amigo. Tem que ter ao menos um filtro de consentimento do pessoal, nao? E cara, cai na real. São 500 mil topicos, tu ta vendo onde tá se metendo?

Rafael_Steil

Topicos duplicados sao removidos sempre que encontrados. As vezes acontece de postarem a mesma duvida na metade dos foruns, e ai quando algum moderador ve, remove as duplicadas.

Banimento etc etc nao sao solucoes.

Rafael

alucardeck

Sergio Figueras:
alucardeck:
Rafael Steil:

Rafael

Ai você vai se tornar um ditador, meu amigo. Tem que ter ao menos um filtro de consentimento do pessoal, nao? E cara, cai na real. São 500 mil topicos, tu ta vendo onde tá se metendo?

sim claro… mas eu prefiro a ideia do marcador…
click… click… click… marcados… alguem confirma e deleta…

e não:
copia link, copia link, manda MP, carrega tela, copia link… etc…

tem nada mais automatizado não q entra direto em contato pros admins???
e tb eu não vou ler os topicos desde o começo…
eu iria fazer buscas qdo eu tivesse necessidade de achar algo… e ai sim eu marcaria (como eu expliquei na primeira opção), ateh achar o topico com a minha resposta

Rafael_Steil

Nao nao, tem que ler todos. Se for para fazer uma analise, que faca de tudo, e nao somente do que voce gosta. Imagina se cada um dos mais de 40 mil usuarios resolve comecar a pedir algo que pra ele em especico eh melhor / mais divertido?

Rafael

pintofree

Aceita ai alucardeck, quem sabe no dia que vc terminar nao é promovido a moderador!!!

alucardeck

Rafael Steil:
Nao nao, tem que ler todos. Se for para fazer uma analise, que faca de tudo, e nao somente do que voce gosta. Imagina se cada um dos mais de 40 mil usuarios resolve comecar a pedir algo que pra ele em especico eh melhor / mais divertido?

Rafael

nah entao nao… perae… qual o salario ? :lol:

nao eh por isso… mas seria algo tipo…
uma pessoa faz uma procura de Arraylist…
agora mostra " Resultado da Busca: 5483 resultados foram encontrados "

desses… aposto q tem uns 500 topicos vazios, sem resposta alguma apenas ocupando espaço no forum…
não creio q necessita uma “analise” para poder deleta-los não?
seria muito bom se em todas as ocorrencias fossem topicos q tem uma resposta concreta dentro…

Rafael_Steil

O que voce quer eh um sistema de message prune, e o JForum nao tem isso atualmente.

Como disse antes, JForum é open source, e quem quiser alguma funcionalidade que falta, está convidado a contribuir com codigo.

Rafael

alucardeck

pode ser ruim limpar os topicos antigos…
mas nada impede de começar a cuidar dos topicos novos… antes q piore ainda mais a situação do pessoal q usa Busca…

diariamente eu acho q chegam a ser criados 2 ou + paginas no Java Basico…
de lah dah pra tirar uns 10 topicos q são por falta de capacidade de utilizar uma busca no forum ou no google…
ou mesmo de ler a seção artigos/tutoriais…

se for pra cuidar desse tipo de coisa… eu topo…

lgmhorus

Eu frequento um outro forum que tem moderação mais acirrada, e que funciona muito bem. Lá basicamente tem moderadores por tópico, que têm a obrigação de verificar os posts, segundo as regras definidas, sendo as mais importantes

1. Postar duas vezes seguidas. Se tiver que mudar ou acrescentar, que use o EDIT.
  2. Posts sem significado.
  3. Flaming / Insultos / Posts inadequados
  4. Usar cores de moderação (no caso de lá, vermelho e negrito é exclusivo para mensagens de mod)

Dessa forma, o cara quebrou a regra uma vez, toma puxão de orelha. 2 toma warning, 3 toma suspensão. Isso faz com que o forum fique bem mais limpo. Tentar corrigir o que passou é problema, mas tomar medidas assim daqui pra frente pode melhorar.

P

Meu caro, pra tu poder pensar em deletar um tópico, você vai ter que:

1. Pesquisar todas as ocorrencias do mesmo topico.

2. Definir qual das respostas é a melhor. Depois apagar as ruins.

Agora quero ver voce fazer isso com a pancada de topicos que tem aqui.

P

alucardeck:
Rafael Steil:

Rafael

nah entao nao… perae… qual o salario ? :lol:

nao eh por isso… mas seria algo tipo…
uma pessoa faz uma procura de Arraylist…
agora mostra " Resultado da Busca: 5483 resultados foram encontrados "

desses… aposto q tem uns 500 topicos vazios, sem resposta alguma apenas ocupando espaço no forum…
não creio q necessita uma “analise” para poder deleta-los não?
seria muito bom se em todas as ocorrencias fossem topicos q tem uma resposta concreta dentro…

Se voce aprender a ser mais especifico que apenas “ArrayList”, acho que ajuda.

alucardeck

enfim… eu soh tinha oferecido um favor…
o pessoal parece q critica e bota defeito ateh nisso
q o forum continue assim entao =)

brancos q se entendam…

pintofree

alucardeck:

brancos q se entendam…

Veio acho q os caras so querem te mostra que as coisas nao são faceis como vc ta pensando. E se for pra melhorar apenas as suas buscas nao vai ajudar muita coisa nao.

P

O inferno tá cheio de boas intenções, já dizia Vovó Mafalda.

alucardeck

pintofree:
alucardeck:

brancos q se entendam…

Veio acho q os caras so querem te mostra que as coisas nao são faceis como vc ta pensando. E se for pra melhorar apenas as suas buscas nao vai ajudar muita coisa nao.

não acho dificil monitorar os topicos novos… pelo menos garantindo a parte de Java Basico…
eu frequento o forum todo dia na hora do trabalho…

todos sabemos q todos os dias temos topicos repetidos…

eh facil mandar uma advertencia por MP pra pessoa dizendo q a resposta dela está no BUSCA do forum pois sabemos q essa duvida jah foi respondida… e deletar o topico dela…
assim nao creio q ela vai querer postar outra duvida sem pesquisar no forum primeiro…

algo q deveria ter tb… eh na tela de Criar um Novo topico… deixar uma mensagem bem chamativa avisando para o usuario usar o BUSCA antes de postar algo novo, ou sofrerá consequencias…

a maioria posta errado exatamente pq não tem paciencia (ou não ve) pra entrar no topico " Antes de você perguntar… "

P

bem, então você está se candidatando a ser moderador.

Esse é o fato, deveria ter algum moderador por aqui. Mas eles estão ocupados demais.

No ClubeDelphi tinha uma moderação acirrada do cão. Topico repetido? Era linchado.

pintofree

Agora um coisa que eu acho que deveria melhorar, a moderação ultimamente ela anda meio fraca. Acho que deveriam nomear mais moderadores ja que os existentes andam meio ocupados.

Esses dias mesmo o topico de fome no trabalho do Alucardek fico dias com o pessoal so falando merda e nao foi fechado. hehheheh

P

pintofree:
Agora um coisa que eu acho que deveria melhorar, a moderação ultimamente ela anda meio fraca. Acho que deveriam nomear mais moderadores ja que os existentes andam meio ocupados.

Esses dias mesmo o topico de fome no trabalho do Alucardek fico dias com o pessoal so falando merda e nao foi fechado. hehheheh

Virou mó sessão programadores-metrossexuais. Hasdhashdas.

alucardeck

pintofree:

se eu fosse o moderador… eu mesmo deletava todos os posts do “luistiagos” q geralmente soh posta coisas q mudam o assunto do topico…
aquilo foi uma prova de q ninguem toma conta do forum…

lgmhorus

Sergio Figueras:

Esse é o fato, deveria ter algum moderador por aqui. Mas eles estão ocupados demais.

No ClubeDelphi tinha uma moderação acirrada do cão. Topico repetido? Era linchado.

Eu axo isso essencial. Falta de moderação vira bagunça. O ideal é achar pessoas que sejam sérias e que frequentem cada área frequentemente. Em Java Básico poderia ter até um número maior pois o movimento lá é grande e de menos especialidade, então esse tipo de erro é mais comum.

P

alucardeck:
pintofree:

se eu fosse o moderador… eu mesmo deletava todos os posts do “luistiagos” q geralmente soh posta coisas q mudam o assunto do topico…

Uma boa prova que talvez nascesse um ditador dentro de voce - se você virasse moderador.

Porque ao invés de mandar uma MP pro cara alertando pra se focar mais, vai é deletar logo. Ai, a discussão (mesmo desconexa e fora de hora) acaba perdendo mais ainda o sentido.

Moderação é pra dar puxão de orelha e deletar msg de nego novo que não sabe ler regras, basicamente.

alucardeck

Sergio Figueras:
alucardeck:
pintofree:

Uma boa prova que talvez nascesse um ditador dentro de voce - se você virasse moderador.

Porque ao invés de mandar uma MP pro cara alertando pra se focar mais, vai é deletar logo. Ai, a discussão (mesmo desconexa e fora de hora) acaba perdendo mais ainda o sentido.

Moderação é pra dar puxão de orelha e deletar msg de nego novo que não sabe ler regras, basicamente.

Ironia praq né?
Como se eu realmente fosse fazer isso…

P

lgmhorus:
Sergio Figueras:

Eu axo isso essencial. Falta de moderação vira bagunça. O ideal é achar pessoas que sejam sérias e que frequentem cada área frequentemente. Em Java Básico poderia ter até um número maior pois o movimento lá é grande e de menos especialidade, então esse tipo de erro é mais comum.

Bom, que venha então um movimento por maior moderação no GUJ! Que venham os candidatos!

*Aquele que promove um evento, sem nem sequer saber se existirá ou se estaria disponivel.

É por isso que eu nem falo mais quase em foruns sem ser o off topic. Isso aqui é um reino do non-sense e eu ainda entro aqui como persona nongrata! xD

PS: Uai, alucardeck, se candidata ae. =)

alucardeck

Sergio Figueras:
lgmhorus:
Sergio Figueras:

Bom, que venha então um movimento por maior moderação no GUJ! Que venham os candidatos!

*Aquele que promove um evento, sem nem sequer saber se existirá ou se estaria disponivel.

Eu voto em mim.

*Aquele mais perdido ainda, e que começa a votar, sem nem sequer saber se existirá uma votação.

P

alucardeck:
Sergio Figueras:
lgmhorus:
Sergio Figueras:

Eu voto em mim.

*Aquele mais perdido ainda, e que começa a votar, sem nem sequer saber se existirá uma votação.

Eu voto no márcio Duran.

Campanha “Márcio Duran para moderação! Liberdade já!” xD

lgmhorus

Se realmente existir esse movimento, é bom que tenham pessoas interessadas em organizar isso (e com paciência, pq as vezes é bem chato) pra fazer. Eu tenho alguma experiência nisso, então poderia ajudar.

“Prometo não ser tão ditador quanto o alucardeck”

*Fazendo discurso pro movimento que nem sabemos se vai existir. É, o povo aqui num bate bem da bola não :smiley:

pintofree

Eu voto no márcio Duran.

Apoiado

Eu voto no márcio Duran²

*Votando num pseudo Eleição

alucardeck

pintofree:
Eu voto no márcio Duran.

Apoiado

Eu voto no márcio Duran²

*Votando num pseudo Eleição

com pseudo candidatos né?
pq ateh agora ele nem veio dar as caras aqui pra saber se ele tah topando… uahuahu

jah pensou uma pessoa ganhar uma eleição e nem saber q estava participando?
soh no GUJ mesmo…

P

Um bom motivo para ler “O exército de um homem só”. =)

Mas agora falando sério, acho sim que deveriam abrir mais vagas a moderação. Uma, é claro, destinada ao marcio Duran. Ou ao menos exigir moderadores mais ativos.

E moderadores divididos por foruns, tambem. nao sei se ja tem.

alucardeck

esta ai a prova…

acabei de tirar a foto

Rafael_Steil

Bom, estou finalizando esse topico, pois logo logo certas pessoas vao le-lo e comecar a brigar de novo.

Rafael

Criado 7 de julho de 2008
Ultima resposta 7 de jul. de 2008
Respostas 63
Participantes 6