Boa noite,
Estou atualmente trabalhando como Analista de Sistemas Jr em Porto Alegre, tenho 20 anos e gostaria de seguir carreira para gerenciamento de projetos. Não trabalho com desenvolvimento de software “do zero”, trabalho com BPM e SOA principalmente.
Conheço também soluções de gestão como BI, ERP e CRM (haverá projetos com ERP no futuro em minha empresa).
É importante possuir a certificação de PMP? Conhecer outros frameworks como métodos ágeis também conta? (scrum, lean, xp)
A remuneração para um GP compensa esse esforço?
Aguardo o retorno.
Abraços.
jlucasca, creio que qualquer tipo de capacitação - principalmente as que você citou - compensam pelo crescimento pessoal e profissional. Independente da remuneração que você vá ganhar (o que varia muito, de empresa para empresa e de região para região), certificações são sempre bem-vindas, principalmente na área de T.I.
Estive procurando trabalho no início de 2010 e pude notar que algumas vagas para GP exigiam a certificação PMP. Isto é um pouco complicado para quem está começando, pois uma das exigências desta certificação é experiência comprovada de muitas horas como gerente de projetos.
Infelizmente no Brasil a questão da carreira em “Y” ainda é muito pouco exercitada, o normal de um desenvolvedor é passar pelas fases Júnior, Pleno e Sênior, conforme a experiência. Se o profissional quiser crescer além disso, provavelmente terá que migrar para GP. Algumas empresas têm a figura do Arquiteto de Sistemas, que em teoria seria uma evolução do Desenvolvedor Sênior, mas na prática é apenas um Desenvolvedor Sênior que toma decisões de arquitetura. Isto é uma pena, pois há muitos ótimos profissionais com muito conhecimento técnico e muitas vezes são “forçados” a exercer cargos de gestão para que tenham aumento de salário.
Bom, este não é o tema do seu tópico, mas só quis dizer que se você pretende ser GP sugiro (se for na área de TI) que passe pelas fases Junior, Pleno e Sênior e invista sim seu tempo e dinheiro nas certificações. Não se preocupe pois o ciclo disto não é lento, provavelmente você será considerado Senior com uns 5 anos de experiência já… Quanto à remuneração, eu já disse antes, varia muito mas normalmente os salários são maiores do que os desenvolvedores.
As certificações de Scrum e XP estão ficando mais populares agora, também acho legal olhar pra elas principalmente pensando no futuro.
Bom concluindo, você está no caminho certo, a evolução natural de um desenvolvedor (pelo menos no Brasil) é virar GP.