Dicas para curso de Java para Web

Olá Pessoal,
Estou ministrando uma disciplina Optativa numa universidade. Ela aborda Java para Web.
Inicialmente planejei os seguintes conteúdos:

• Fundamentos Web
  • Servlets
  • JSP
  • JavaBeans
  • Conexão com banco
  • MVC
  • JSF

Precisei sugerir e elaborar uma disciplina optativa para o curso, então resolvi abordar este tema pois trabalho numa empresa com desenvolvimento Java + web. Contudo, tenho pouca experiência nesta área. Faz pouco tempo que trabalho com isso, e trabalho com um framework proprietário, onde tudo já está pré-pronto. Assim, estou tendo de estudar “tudo do zero”.

Até o momento abordei Fundamentos Web, Servlets e JSP (uma aula até agora para esta). Na próxima aula, trabalharei com JavaBeans e JSP. Tenho ainda 13 aulas, tirando duas para apresentação de trabalhos.

O que eu preciso são dicas a respeito das próximas aulas. Como dividirei os assuntos e o que eu poderia abordar de mais importante nos próximos tópicos? Vocês acham legal eu trabalhar bastante com JSF (mais do que JSP)? Quantas aulas eu levarei para abordar conexão bom banco? E MVC?

Além disso, gostaria de receber idéias de exemplos e exercícios. Montar a parte teórica até que é tranqüilo, mas os exemplos e exercícios são mais complicados.

Muito obrigada

Cristiane

pelo pouco tempo que vai ter, 13 aulas, se for um curso pra iniciantes, eu consideraria a opção de tentar aprofundar em jsp e servlets, em conjunto abordando o MVC que é bem fácil, e chegaria em conexão com o banco, apenas comentaria o JSF, senão corre o risco de passar várias coisas e no final não ter dado tempo pra aprender nada…ou quem sabe na última aula, mostrar um exemplo como era em jsp/servlet e como fica em JSF… deixando a opção dos alunos buscarem ajuda…etc…

Obrigada pela dica.
O que eu penso é que eles estão achando que é muita programação nas páginas. E acredito que com JSF isso muda bastante. Por isso perguntei se vale apena usar bastante tempo pra JSF.

O que você acha que seja fundamental apresentar sobre JSP para eles?

essa questão é prevista, de quererem ir direto pro JSF, porém ir sem saber bem o jsp e servlet vai atrapalhar, porque o bom entendimento sobre jsf depende de saber jsp e servlet, apesar de que tal utilização fica bem fácil porque o framework faz o trabalho pesado…

no jsp seria bom focar as taglibs principais, jstl seria muito bom… só não use de jeito nenhum scriptlets(código java no jsp)…

vc poderia propor um pequeno projeto e ir construindo as partes, por exemplo um carrinho de compras(simples, um incluir no banco já estaria de bom tamanho pelo seu tempo), inclusive no servlet abordaria sessões…

Pois é, a intenção é utilizar o mínimo possível de scriptlets e mais tags. Mas eu estava fazendo um exercício hoje sobre cadastro de mensagens e cadastro de veículos, e não consegui utilizar muito as tags JSP. Utilizei mais scriptlets. Você poderia dar uma olhada para ver no que eu poderia melhorar?

Por exemplo, o cadastro de mensagens na sessão. Tem uma página que cadastra as mensagens na sessão e outra que lista as mensagens.

me manda uma MP com seu email que te mando um projetinho legal que vc poderia abordar, ele está todo com jsp,serlvet e usando MVC…

Meu email é woszezenki@gmail.com

Olha, te agradeço muito. To precisando muito de idéias.

Dá uma olhada nesse link http://jedi.wv.com.br/

vc pode ter uma base de aulas e estudo…

abr