Dicas para curso de Java para Web

1 resposta
C

Olá Pessoal,
Estou ministrando uma disciplina Optativa numa universidade. Ela aborda Java para Web.
Inicialmente planejei os seguintes conteúdos:

• Fundamentos Web
  • Servlets
  • JSP
  • JavaBeans
  • Conexão com banco
  • MVC
  • JSF

Precisei sugerir e elaborar uma disciplina optativa para o curso, então resolvi abordar este tema pois trabalho numa empresa com desenvolvimento Java + web. Contudo, tenho pouca experiência nesta área. Faz pouco tempo que trabalho com isso, e trabalho com um framework proprietário, onde tudo já está pré-pronto. Assim, estou tendo de estudar “tudo do zero”.

Até o momento abordei Fundamentos Web, Servlets e JSP (uma aula até agora para esta). Na próxima aula, trabalharei com JavaBeans e JSP. Tenho ainda 13 aulas, tirando duas para apresentação de trabalhos.

O que eu preciso são dicas a respeito das próximas aulas. Como dividirei os assuntos e o que eu poderia abordar de mais importante nos próximos tópicos? Vocês acham legal eu trabalhar bastante com JSF (mais do que JSP)? Quantas aulas eu levarei para abordar conexão bom banco? E MVC?

Além disso, gostaria de receber idéias de exemplos e exercícios. Montar a parte teórica até que é tranqüilo, mas os exemplos e exercícios são mais complicados.

Muito obrigada

Cristiane

1 Resposta

eltonk

Ao meu ponto de ver, JSP e Servlets são mais importantes do que o JSF…
Mas isso focado no conhecimento para o entendimento necessário de como as coisas funcionam…
Quando se conhece e se sabe como um JSP e um Servlet funciona, fica muito mais fácil aprender JSF, Struts, WebWork e por aí vai… Sem contar a agilidade na tomada de decisão quando ocorrer algum erro nesta camada. Quem conhece a fundo estes conceitos, saberá onde correr para corrir determinadas falhas…
Quem nunca desenvolveu e não conhece JSP/Servlets, ou seja, quem aprendeu a desenvolver com algum Framework, não terá esse embasamento teórico e ficará perdido nestes casos, e o pior, na minha opinião, não saberá o que está acontecendo por baixo dos panos…

Se seu foco não for mercado de trabalho, gaste um pouco mais de tempo ensinando JSP e Servlets :wink:

JavaBeans é algo muito simples de se entender e de usar… Uma pincelada em Objetos ajuda muito neste conceito e na minha opinão deve tomar menos tempo da aula…

Conexão com o banco é algo muito genérico… Você pretende mostrar como uma conexão é feita ou você gostaria de ensinar do modo correto?
Há meios e meios…
Você pode abrir uma conexão e executar uma busca na base de dados dentro do seu JSP, o que é totalmente possível, mas ao ponto de vista do MVC e de O.O. é totalmente errado.
Você pode tomar um pouco mais de tempo neste conteúdo também, mas já preparando o seu pessoal para o MVC, separando o View (JSP/Servlets e JSF) do Modelo (DAO, DAOFactory).

Em suma, na minha opinião as aulas devem se concentrar nesta ordem e em pontos (quanto maior o ponto, maior o tempo investido):

1. JSP/Servlets - 10 (com muita noção de melhores práticas)
  2. JavaBeans - 2 (É necessário o conceito de JavaBean antes de utilizar o BD, mas algo rápido)
  3. Conexão JDBC - 10 (também com muita noção de melhores práticas)
  4. MVC 8 - (é muito conceitual, e o aluno deve gravar a martelada isso para aprender… o Mercado de Trabalho agradece :lol: )
  5. JSF 4 - (Naturalmente o aluno se interessa e aprende a utilizar frameworks depois, mas é muito importante ter a base (jsp/servlet) para isso)

Como exemplos, você pode elaborar um sistema, não muito complexo, que aborde algo que levante a curiosidade de seus alunos…
Que tal um sistema CRUD para controle de apostas em jogos de Poker? Ou um sistema para gestão de festas da turma?! Vai da sua perspicácia com a turma para elaborar um projeto que agrade a maioria :wink:

Abraços

Criado 29 de março de 2008
Ultima resposta 31 de mar. de 2008
Respostas 1
Participantes 2