Boa tarde, estou precisando de umas orientação, pois eu preciso fazer uma tela onde irei joga xadrez, porem estou com umas dúvidas, não sou muito bom na interface, sou do back end, e o jogo está 100% pronto, tenho até no git, porem preciso fazer ele com interface, e gostaria da ajuda de vcs para poder fazer a interface, tipo, seria melhor eu usa o tabuleiro como plano de fundo ou fazer ele com algum objeto, qual seria melhor jlabel ou jbutton para as peças e como as movimentação seria, são essas dúvidas e gostaria de ser ajudado, obg pela atenção.
Uma vez que (segundo você) a lógica já funciona bem, eu recomendaria que você faça do jeito que achar mais simples. A parte visual pode ser substituída, se necessário.
Eu faria algo em Java2D, mas isso traz alguns desafios mais específicos (ex: você vai precisar capturar o clique do mouse pra saber qual peça foi selecionada).
Outra opção é um grid de JButtons, usando um GridLayout. Mas você teria que se preocupar em ficar mudando os ícones dos botões quando as peças se movessem. Ou seja, cada abordagem traz seus desafios.
Abraço.