Oi galera do GUJ, a muitos anos que não frequento aqui, estou parado a quase 5 anos (trabalhando em outra área), mas resolvi voltar à estudar e tentar conciliar a profissão atual com desenvolvimento “Freelancer”.
Tenho alguma noção de Java e meu projeto final foi baseado em Java Web com JSF, RichFaces, Hibernate (+JPA) e MySQL.
Enfim, estava parado muito tempo então estou revendo muita coisa e estudando para trabalhar com JSP desenvolvendo aplicações web.
Instalei o Ubuntu 12.04 em um PC que será meu “servidor de desenvolvimento” e por enquanto instalei o MySQL, JDK e o Tomcat (ainda bem básico mesmo). Vou instalar o NetBeans(ou JBoss) e outras aplicações que forem necessárias para esse projeto.
Bom, que dicas que vocês me dariam para iniciar? Já achei alguns materiais a respeito e estou “metendo as caras”, mas vocês que já trabalham a algum tempo tem algumas dicas? E se eu resolver trabalhar como “Freelancer” o que vocês me sugerem?
Cara, se vc já estudou JSF não acho q deva utilizar JSP, estou começando agora com JSF e já vi inúmeras vantagens do JSF em cima do JSP, de qualquer forma existem muitos livros interessantes a respeito, eu gosto muito da coleção Use a Cabeça mas p/ JSF estou lendo “JavaServer Faces 2.0, The Complete Reference”. Estou assumindo q vc já entenda Java e Orientação a Objetos, pq se já esqueceu esses conceitos aconselho começar por eles!
Se está querendo aprender JSP, aconselho o livro Use a cabeça Servlet & Jsp, também tem várias apostilas muita boas como da Caelum, K19 e da Algaworks.
fabiocortolan,
Eheheh, não só o conceito como ainda lembro alguma coisa de java, poxa. Andei pesquisando também sobre o assunto e obrigado pelo conselho, acho que aprender JSP (“puro”) seria regredir enquanto muita gente está partindo para o JSF, preciso retomar os estudos de JSF também e “mandar pirão”.
Jardel.ads,
Obrigado pelas dicas, já estou dando uma olhada nas da Caelum (alias algumas antigas de lá foram usadas para o projeto final). Vou dar uma olhada nas outras duas, essa da Algaworks acho que já tenho alguma coisa.
Valeu gente, vocês me deram um bom norte, quem puder me ajudar com dicas…
-
O que acham de JSPX?
-
O desenvolvimento de um projeto web baseado em JSP com JSF, para realizar vendas online de produtos diversos, estaria na faixa de quanto? (Podem chutar, porque não estou dando os requisitos do sistema mesmo…)