Dicas para Iniciantes, vale a pena fazer uma faculdade ?

Boa tarde pessoas.
Me chamo Matheus, tenho 21 anos e sou bacharel em Ciências Contábeis (é eu sei não tem nada haver com a área de tecnologia.)
Estou com uma duvida sobre mercado de trabalho e o futuro em geral. É de conhecimento que cada vez mais a tecnologia vai fazer parte do nosso dia-a-dia, pensando nisso e querendo me adaptar ao futuro do mercado, vejo que muitas vagas de analistas (financeiros/contábil) já estão pedindo conhecimento em ferramentas de banco de dados e afins (SQL, MySQL, PowerBI, até mesmo Big Data) e um pouco de programação (Python em sua maioria) e que provavelmente essas vagas irão evoluir para analise de dados.
Minha duvida é, vale a pena fazer uma segunda faculdade (ADS ou Banco de Dados) ou aprender por conta (Alura e outros) ?
Obrigado desde já

1 curtida

Então, do meu ponto de vista se seu intuito for apenas aprender esses itens não precisa fazer faculdade, só com a internet você consegue aprender.
Faculdade só se for requisito de uma vaga que você venha a se candidatar.

Estou aprendendo muita coisa por conta kkkkk YT e Udamy hehehehe

Vá atrás do conhecimento.

Eu não acredito que a faculdade poderá te ajudar com isso. O tempo que você dedicaria a ela pode ser dedicado ao estudo dos assuntos que você realmente precisa e vai utilizar. Então, recomendo que estude por conta. Faculdade, nos dias de hoje, é só pelo papel no final do curso. Conhecimento independe de instituição - só depende de você.

[]'s

1 curtida

Em minha opinião…
A finalidade da faculdade é distinta do objetivo de aprender uma profissão. Salvo se o teu objetivo seja ser pesquisador ou área acadêmica, não vejo a graduação como um “must have”.
De qualquer forma, ajuda.
Eu só cheguei onde estou (no meio de algum lugar entre o nada e coisa alguma, mas, ok) por ter feito minha graduação.

Boa tarde,

Bem tudo nesta vida depende, acredito que para a sua situação o ideal seria se aperfeiçoar em pontos especificismos para sua área, eu estou no segundo semestre de ADS, Faculdade para min esta sendo ótima para entender varias coisas, porem para programação eu estou fazendo sempre por conta fazendo projetos para min mesmo. Eu tentaria por conta mesmo.

Vendo as vagas, algumas pedem graduação em matemática, estatística ou engenharia, as vezes em administração, ou seja tá meio que aleatório, eu fico em duvida porque essas áreas mais descentralizadas permitem mesmo que eu consiga ser contratado sem ensino superior ou é meio que mito?

A resposta, definitivamente, é: depende. Eu nunca fui exigido quanto a diploma, mas, sempre fui cobrado por resultado.

Você tem um diferencial muito importante que é o conhecimento em contabilidade. Você terá um resultado muito mais rápido e efetivo se focar em cursos de extensão como: Alura, Algaworks e Udemy.

Como você já tem uma graduação, pode talvez se quiser fazer um PÓS em tecnologia apenas pra reforçar a questão de titulação acadêmica, no mais só tem uma coisa a lhe dizer: Foque em conhecer e desenrolar!!!

Faz faculdade, assim vai abrir melhores portas. Faz a que for menos tempo possível. Em paralelo estuda pesquisando ou faz cursos específicos sobre o que pretende trabalhar.

1 curtida