Queria saber dicas para progredir em java. Se forem responder programar, nao respondam
Assiste alguns vídeos. No YouTube tem bastante, tem o “Curso em Vídeo”, “Java Plugados”, nossa cara, tem bastante.
Livros ajudam também
Se você falar o que sabe, fica mais fácil alguem te indicar algo para progredir
Tenho conhecimento medio/pouco sobre orientaçao a objetos e java swing, e o basico do resto acho eu
Ok, por enquanto seria interessante estudar os seguintes conteúdos:
Collections (List, Map e Set),
Generics,
Reflection (Só o básico: Fields, Methods e para que serve)
JDBC e
JPA
Fazer muitos exercícios;
Pesquisar, é melhor do que pedir ajuda pois poderá encontrar diferentes soluções;
Criar um projeto geralmente aprende bastante.
Oi @M4UR0_Dev, tudo bem? Como não sabemos o seu nível de conhecimento/experiência, darei algumas dicas mais “genéricas”, mas que podem valer até para os mais experientes.
Estudar Algoritmos e Estrutura de Dados, mesmo para quem quer trabalhar com Java, é muito válido e importante. Você poderá aprender os famosos algoritmos de ordenação assim como outros, como “dividir para conquistar”, por exemplo.
Se você é iniciante em Java, estudar para a prova de certificação também é uma ótima dica. Se verificar o conteúdo, verá que ela começa do básico até seguir ao nível avançado (se estudar para as duas primeiras certificações do Java 8). Inclusive, recomendo começar pelo Java 8, que tem sido muito difundido no mercado.
Um site que eu já usei e recomendo é o Udemy, onde você pode encontrar cursos dos mais diversos e, como não poderia ser diferente, há vários sobre Java.
É fundamental que você coloque em prática o que cito acima, criando projetos “caseiros”, praticando o máximo possível e acompanhando sites como DZone que fornece diversos posts sobre diversas áreas (IA, IoT, Java, Microservices e etc).
Por fim, o meu conselho é que se mantenha humilde, reconheça o seu nível atual de conhecimento (skills) e experiência e, a partir disso, defina uma estratégia de estudos e prática. Lembre-se que não há como “enganar” o tempo, ele é parte essencial nisso. Não pule etapas, não comece a estudar Spring Framework, Spring Boot, Spring Cloud, programação reativa, microservices entre outros se a sua base não estiver sólida.
Lembre-se, não nos tornamos sênior da noite para o dia. Será a sua dedicação e experiências que o farão chegar ao topo.
Sucesso e um abraço.
Quando posso dizer que tenho uma base solida?
No mínimo depois que tiver experiência profissional.
Oi!
Então, experiência de verdade só o dia a dia, a vivência, não tem como fugir disso. Mas para começar a estudar frameworks, arquiteturas e afins, eu diria que quando sentir que já desenvolve algoritmos básicos sem dificuldades e, principalmente, quando começar a desenvolver os teus projetos em casa sem que tenha um alto percentual de pesquisa na internet. Exemplifico: “como crio um ArrayList?”.
Quando começar a pesquisar de foma pontual, você provavelmente estará pronto para partir para os próximos estágios, que é estudar JDBC, banco de dados e começar a se divertir com frameworks, como o que cito. Além disso e MUITO importante, é que depois que estudar bem OO (Orientação a Objetos), comece a ler clean code, onde fala sobre as boas práticas, SOLID e afins. Ok?
Por fim, comece com projetos simples. Gerenciar um estoque (sem grandes funções, obviamente, pois o tema em si é bem complexo), cadastro de alunos em uma escola, gerenciar uma locadora de carros e etc. Tenho certeza que se fizer baby steps, terá o teu objetivo alcançado com sucesso.
Abraços.