Gostaria que dessem dicas de otimização para codigos jsps, Javascripts, css e HTML,
pois estou tendo problemas com meu sistema ao qual está muito lento rodando localmente.
Mas não sei o que eu mudo em relação a parte de VIEW.
Dicas para Performance e otimização de Paginas JSPs
7 Respostas
Com relação a otimização eu sugiro o uso de Ajax para não ter que carregar o contéudo estático de páginas a toda hora
Veja o tamanho das imagens usadas na aplicação e tente dimunir.
A aplicação esta usando o css em arquivos seprados ou é replicado em todas as páginas?
Em casos mais radicais é possível compactar css e javascript e deixar tudo em uma linha atravês de ofuscadores, tendo uma enorme queda no tamanho dos arquivos.
evite usar scriptlets, se você estiver usando.
O problema de performance pode não ser somente na view.
Verifique os processos que seu sistema está executando.
Acesso a banco, como busca as conexões - depende do modo que é feito pode causar anorma perda de performance.
evite usar scriptlets, se você estiver usando.O problema de performance pode não ser somente na view.
Verifique os processos que seu sistema está executando.
Acesso a banco, como busca as conexões - depende do modo que é feito pode causar anorma perda de performance.
O banco está ok.
O único problema que vejo são esses:
- Codigos CSS que estão nos JSP podem serem colocados em arquivos separados;
[i] - Funções Javascripts que estão no JSP podem ser movidos para arquivos separados;- Otimizar codigo css/Js retirando espaçamentos desnecessários, linhas em branco, se possível usar o cleancss;
- Em determinadas partes das views podem ser substituido o uso de tabelas colocando o tabless ou divs[/i]
Evite o código java na sua jsp, use os TagLibs (JSTL) a produtividade vai lá encima.
E outra coisa tenha certeza que essa lentidão não é na sua arquitetura, o que esta usando, framework, acesso a banco de dados, scriplets, por mais bizzarra que esteja sua view a lentidão dificilmente é nessa camada.
Está sendo utilizado Struts 1.x + OJB(Similar ao Hibernat), scriplets existe um pouco nos jsps.
acredito que seja os jsps, pois existe muito codigo js no meio e existe também formatações css, em vez de estar em arquivos separados.
Outra coisa é muita utilização de table nas paginas.