Dicas para projetos que começam a ficar "infinitos" por causa do cliente

Isso anda acontecendo bastante comigo, por causa dos perfis do cliente.

O cenário é o seguinte:
O cliente pede uma alteração no site. Daí ele já quer mudar outra coisa, daí quer incluir um novo recurso, daí não está bom e ele quer mudar X para Y…E POR AÍ VAÍ.
Quando você percebe, virou um projeto “infinito”.
Mesmo definindo no início o que deve ser feito, ou os clientes passam poucos detalhes e vão passando depois (e vai aumentando o tempo de desenvolvimento), ou vão inventando um monte de coisas no meio do desenvolvimento…

Quais são as dicas e truques que vocês aconselham para evitar esse tipo de problema, que vêm se tornando uma grande dor de cabeça pra mim…

Cobrar por hora trabalhada.

Se há tantas mudanças não compensa fazer um replanejamento do projeto?

Olá,

As mudanças acontecem, e você pode lidar com isso de duas maneiras:

  • Criar um contrato rígido, pedir que o cliente assine cada regra de negócio e cada protótipo de tela. No final você entrega, ele paga, o software não atende às necessidades e ele deixa na gaveta.

ou

  • Utilize uma metodologia que te permita lidar com as mudanças, de maneira que o cliente tenha suas necessidades atendidas e você possa cobrar devidamente pelo trabalho realizado. Já chegou a pesquisar algo sobre desenvolvimento iterativo e incremental?

O problema é com aqueles clientes que gostam de ficar definindo diversos aspectos do projeto tardiamente. Eles esperam ficar pronto, para ver como é que ficou. Depois pedem um monte de alterações e acréscimos…
Eles não entendem o impacto dessas mudanças… e eu busco mesmo uma abordagem que dê para trabalhar com esse tipo, que até agora têm sido metade deles…

Não cheguei não… vou dar uma pesquisada sobre esse tema.