Dicas para se conseguir estágio na área de Back-end

Olá à todos, já sou graduado em design gráfico e estou cursando agora tecnólogo em sistemas para internet para fugir de design por ser uma área muito desvalorizada. Estou com 30 anos, não sei se com esta idade já estou velho. Tenho experiência profissional com design por 1 ano e meio em um partido político e como freelancer. Estou em um dilema entre procurar estágio como front ou back-end, na faculdade eu aprendo muito programação, e no estágio eu queria aprender e colocar em prática tudo, tanto em front quanto em back-end. Dizem que não dá para ser as duas coisas, mas como na faculdade eu aprendo os dois lados e eu já estou bom na parte gráfica, eu queria colocar em prática no estágio o back-end, por focar mais em programação e por ser mais valorizado. Percebo que nesta área de TI tem profissionais de diferentes ramos de TI querendo trabalhar na área de WEB, porém nas vagas para estágio parece que quem cursa sistemas para internet não é requisitado para back-end. Gostaria de algumas dicas de quem já está na trabalhando na área para conseguir estágio. Queria saber se é necessário montar um portfólio em Back-end ou como ingressaram no estágio, com ou sem experiência. Se alguém conseguiu, ou se é mais difícil estagiar sem estar fazendo faculdade, apenas provando que tem experiência pelo método autodidata ou com cursos paralelos em escolas. Obrigado, fico no aguardo.

Procure estágio como desenvolvedor web na linguagem de sua preferência. Por exemplo, Desenvolvedor Web C# ou Desenvolvedor web Java. Algumas empresas possuem times totalmente dedicados a front.

Eu queria mesmo é um estágio como back-end, por focar muito mais em programação. Acredito que na área de Front, já esta se desvalorizando, por causa de sites como wix e de templates prontos e gratuitos como o themeforest. Parece que nesta área de web ou você é Front-end, ou é back-end, não sei se dá para ser bom nas duas coisas, mas eu queria colocar em prática no estágio o máximo que eu aprendi na faculdade, que tem matéria nas duas áreas, tanto no lado do cliente quanto no servidor. Porém para estagiar na área de servidor os recrutadores pedem mais alguém que faz banco de dados ou áreas mais complexas, não são muitos que pedem para quem faz sistemas para internet. Não sei se precisa já ter experiência na área para estagiar, acho que eles não estão muito preocupados em ensinar o estagiário. Acho que não vai ser muito fácil conseguir um estágio como back-end

Não é necessário experiência profissional pra estágio. Iniciação científica, artigos, projetos open source ou frees são bem-vindos, mas se você ver alguém pedindo experiência profissional ou em estágios corra. Por um lado, você tem razão quando diz que muitos não estão interessados em ensinar no estágio. Em certas empresas, o estagiário é apenas uma alternativa barata, já que muitas vezes a empresa não consegue pagar um júnior ou pleno pra fazer um trabalho decente. Quanto ao estágio em back-end, acho que é importante você não procurar estágios que contenham especificamente esse termo pois, na maioria dos casos, isso está implícito. Por exemplo, na empresa que trabalho atualmente desenvolvi uma versão web de nosso principal produto e todo o trabalho foi cerca de 80% back-end que front-end. O front meio que terceirizamos e só adaptamos algumas partes. E quando fui contratado sequer havia o termo back-end na descrição da vaga.

Esta é a dica mais importante.

Maran007, não se limite a procurar vagas com o termo “back-end”. Muitas vagas não mencionam isso, e sim a plataforma de desenvolvimento, como Java, .NET, etc. Na hora da entrevista só pergunte se existe equipe de front-end, ao menos web designers, para não acumular outras competências.

Boa noite.

Vou deixar minha pequena contribuição.

Primeiro a região que você mora é muito importante.

Eu sai estagiário de Suporte (Infra) para Back - end mais tive que mudar de empresa para isso rs.

Geralmente,você nunca vai sair desenvolvendo,ainda mais estagiário,vai ficar provavelmente na Sustentação.

Escolha uma linguagem bastante usada essa é uma dica importante eu escolheria Java ou C# estou falando EU.

Outra dica Banco de dados é importante aprenda pelo menos o básico se não tiver corra atrás DDM e DDL…

Na empresa que estou eles aplicaram um teste,coisa simples algoritmos que nós enfrentamos na faculdade e uma outra prova pedindo uns comandos de banco de dados.

Mais cursos vai ajudar você bastante outra que ajuda muito é chegar com um Sistema para mostrar para eles mesmo que seja simples.

Qualquer coisa estou a disposição.