Dicas para se conseguir estágio na área de Back-end

Olá à todos, já sou graduado em design gráfico e estou cursando agora tecnólogo em sistemas para internet para fugir de design por ser uma área muito desvalorizada. Estou com 30 anos, não sei se com esta idade já estou velho. Tenho experiência profissional com design por 1 ano e meio em um partido político e como freelancer. Estou em um dilema entre procurar estágio como front ou back-end, na faculdade eu aprendo muito programação, e no estágio eu queria aprender e colocar em prática tudo, tanto em front quanto em back-end. Dizem que não dá para ser as duas coisas, mas como na faculdade eu aprendo os dois lados e eu já estou bom na parte gráfica, eu queria colocar em prática no estágio o back-end, por focar mais em programação e por ser mais valorizado. Percebo que nesta área de TI tem profissionais de diferentes ramos de TI querendo trabalhar na área de WEB, porém nas vagas para estágio parece que quem cursa sistemas para internet não é requisitado para back-end. Gostaria de algumas dicas de quem já está na trabalhando na área para conseguir estágio. Queria saber se é necessário montar um portfólio em Back-end ou como ingressaram no estágio, com ou sem experiência. Se alguém conseguiu, ou se é mais difícil estagiar sem estar fazendo faculdade, apenas provando que tem experiência pelo método autodidata ou com cursos paralelos em escolas. Obrigado, fico no aguardo.

Procure estágio como desenvolvedor web na linguagem de sua preferência. Por exemplo, Desenvolvedor Web C# ou Desenvolvedor web Java. Algumas empresas possuem times totalmente dedicados a front.