Dicas pra aprender java mais fácil

Enfim, eu nunca tive sequer um contato com programação, mas, do começo do ano pra cá eu conheci um grande amigo meu que ele é dev, e por ta presente e vivenciar parte da vida dele como o mesmo, eu fui sendo influenciado e criando bastante interesses, principalmente porque é uma profissão muito bonita e pelo grau de dificuldade e o resultado que se é obtido da muito prazer em tentar aprender, enfim, eu tentei aprender na metade do ano, infelizmente não obtive exito e não sai do System.out.println… E depois de mais influencias com ele e mais interesse ainda da parte dele de me ver programando, ele me fez comprar um curso na Udemy do Professor Nelio Alves que é o curso mais bem avaliado de java da plataforma, já comecei muito empolgado e tendo certeza que eu iria aprender pelo 1% do que fosse passado, mas já na 28° aula eu comecei a sentir o peso e a frustração de não absolver o aprendizado e menos ainda de ter que lidar com a matemática que é um bicho papão pra mim, eu odeio matemática mais do que tudo mas to me esforçando pra aprender o máximo que posso por causa da programação. A lógica não entra na minha cabeça, por mais que eu tente a lógica parece mais difícil do que a linguagem em si. Eu no momento estou trabalhando com estruturas sequenciais e consegui absolver pouca coisa como: Double, Char, Int e no caso do %.2f%n eu consigo entender e saber a hora de usar mas não lembro de jeito nenhum como faz o código e eu também me atrapalho muito com o sc.next e por ai vai. Eu me sinto mau quando não aprendo, nunca fui de parar pra estudar algo, principalmente na escola e quando eu realmente paro pra estudar algo com a maior força de vontade e eu simplesmente não obtenho resultado a frustração que bate é gigante me desmoraliza demais e da muita vontade de desistir

Eu gostaria muito de saber se vocês tem alguma dica pra me dar principalmente pra não parar de estudar e desistir porque a única coisa que eu penso em fazer quando eu não consigo aprender é isso e infelizmente eu não consigo conter isso, por algum motivo de uns anos pra cá eu simplesmente não consigo aprender mais nada de absolutamente nada, até de jogos que eu sou fascinado eu não consigo aprender. Fico grato pra quem se opuser a ler e principalmente a alguém determinado a me ajudar.

Dica: estude o básico com o professor Guanabara (Curso de Java para Iniciantes - Grátis, Completo e com Certificado Curso em Vídeo ). Ele tem boa didática e sempre retoma os conceitos anteriores nas aulas seguintes (chegando ser até, em certos casos, repetitivo).

Resumão em 5 passos:

1 - Estude a teoria e faça exercícios;
2 - Estude a teoria e faça mais exercícios;
3 - Estude a teoria, faça mais e mais exercícios e adquira o hábito de consultar a documentação do Java;
4 - Faça os passos anteriores com afinco;
5 - Consulte os fóruns (como este) se, somente estiver com uma dúvida ou não tenha entendido muito bem um certo conceito.

1 curtida