Dicas pra aprofundamento e fixação dos conceitos?

7 respostas
Ruttmann

Boa tarde pessoal…

Bem, como já comentei por alguns tópicos daqui, eu sou iniciante em Java, estou há 6 meses estudando e faz 1 mês que consegui um estágio…

Por enquanto estou parado, já fiz uns servicinhos típicos de estagiário, como analisar código pronto, fazer umas correções, esse tipo de coisa. Considero ter um conhecimento básico, conheço e sei usar a maioria das API’s da Standard Edition, e agora estou estudando por recomendação da empresa tecnologias voltadas pra Web, que aliás é o que pretendo continuar seguindo…

Porém sinto que ainda cometo algumas gafes na programação, e desconheço a maioria dos Design Patterns existentes.

Estou pensando em ler os 2 Head First, o Design Patterns e o OO Analysis and Design(já li o Java e o Servlets e JSP). E então pergunto a vocês:

Esses livros são realmente bons?[color=green] Estou pensando em comprar os 2 na Amazon, sai mais barato que comprar 1 deles com a tradução porca brasileira…[/color]

São leituras indicas ao meu nível de conhecimento? [color=olive]Já consigo rodar Servlets, criar páginas simples em JSP e JSF, tenho um conhecimento básico em Struts também…[/color]
Obrigado!

7 Respostas

Hebert_Coelho

Leia o de OO primeiro, depois design patterns. São muito bons.

Tem um outro excelente que se chama Clean Code. Vale a pena. [=

Ruttmann

Hebert Coelho:
Leia o de OO primeiro, depois design patterns. São muito bons.

Tem um outro excelente que se chama Clean Code. Vale a pena. [=

Verdade! Já ouvi falar desse Clean Code, dizem que é bom mesmo!

Obrigado pela dica!

Se alguém tiver mais alguma dica ou adendo ao tópico, por favor!

:wink:

Ataxexe

Olha, eu sou tão chato com isso que te aconselharia até a esquecer um pouco de web pra focar nos livros que citou (pelo menos no de OO).

Ruttmann

Olha, acho que vou comprar e me focar nos livros mesmo. Me passaram umas tecnologias web na empresa pra estudar, que vão ser usadas no próximo projeto…

Mas pelo andar da carruagem vai demorar pra caramba pra esse projeto sair, acho que vai dar tempo de ler os 2 livros e não vai começar o projeto…

:lol:

wagnerfrancisco

Um bom livro de OO é Fundamentals of Object Oriented design in UML, do Page Jones.
Depois de ler o Head First: Design Patterns, leia o Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, que é a maior referência (GoF).

Se a tua empresa pediu pra estudar algumas tecnologias web, eu não ignoraria elas agora. Divida o tempo, se não quando o projeto começar você vai passar por uma série de pequenos problemas que poderia evitar se tivesse um bom conhecimento no framework.

Ruttmann

wagnerfrancisco:
Um bom livro de OO é Fundamentals of Object Oriented design in UML, do Page Jones.
Depois de ler o Head First: Design Patterns, leia o Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, que é a maior referência (GoF).

Se a tua empresa pediu pra estudar algumas tecnologias web, eu não ignoraria elas agora. Divida o tempo, se não quando o projeto começar você vai passar por uma série de pequenos problemas que poderia evitar se tivesse um bom conhecimento no framework.

Tá tranquilo. Estou há quase um mês estudando essas tecnologias já, vai dar pra conciliar tranquilo…

:wink:

Hebert_Coelho

O caminho que eu fiz e indico foi:
HeadFirst Java
SCJP Java 6 - Livro da certificação
HeadFirst SCWCD - Livro da ceritifacação e estudo de servlet
HeadFirst OO
HeadFirst Design Patterns

Cara eu vejo que dei sorte de ir nesse caminho.

Eu realmente gosto dessa série. Caso você não queria algum livro deles, pelo menos procure algum do mesmo assunto.

Vai te ajudar muito.

Criado 25 de setembro de 2012
Ultima resposta 26 de set. de 2012
Respostas 7
Participantes 4