Pessoal,
estou precisando tirar a certificação SCJD. Sei que ela não é muito tirada e parece que esta um pouco desatualizada, mas é uma solicitação da emprega onde trabalho. Alguem aí tem alguma dica de material pra dar? livro? projeto exemplo?
Cara, eu não acho que essa certificação seja desatualizada, já que você pode usar qualquer versão da JMV, se não me engano.
Achei bem legal este livro. Ele dá alguns toques sobre os requisitos do exame, dando exemplos para você se direcionar nos estudos. Ainda não fiz essa prova por falta de tempo, mas com certeza ela está nos meus planos…
Faz o seguinte, procura por “SCJD” aqui no GUJ que você vai encontrar alguns posts de pessoas que já fizeram o exame e também pessoas que estão fazendo. Acho que elas podem te dar altos conselhos…
[]'s.
M
maul
Vou aproveitar o tópico pra tirar algumas dúvidas tb…
Qto tempo em média a galera levou no assignment da SCJD? Qual é o grau de dificuldade?
Depois q vc manda o assignment, o ideal é esperar o resultado para depois marcar a prova certo? E qual é o prazo para fazer a prova depois q vc envia o assignment?
Obrigado.
victorwss
Bem comecei a fazer em março e parei.
Quero ver se agora em dezembro eu ressuscito ela e tiro as teias de aranha.
Mas, não é alguma coisa que você consegue fazer em um ou dois dias. Você leva no mínimo uns 15 dias para fazer (se for fazer bem feito).
M
maul
Pelo que andei lendo (inclusive no livro da Kathy pra scjp, q traz alguns capitulos extra sobre a scjd no cd), tem gente q tira umas 2 ou 3 semanas pra SÓ fazer o projeto, como se esse fosse seu trabalho regular.
Falando no livro da Kathy, alguém já leu os capitulos sobre a scjd e pode dar uma opinião sobre eles?
Eu tava vendo o primeiro capitulo só, onde explica um pouco sobre como é o processo da certificação e etc… eles dizem q vc deve marcar a prova o mais rapido possível, de preferência logo que enviar o projeto… e o resultado sai como um todo, ou seja, vc precisa enviar o projeto e fazer a prova, e só depois vc sabe se consegiu a certificação ou não. Isso quer dizer q não existe enviar o projeto, saber se o projeto foi “aprovado” e depois fazer a prova.
É isso mesmo?
victorwss
maul:
Pelo que andei lendo (inclusive no livro da Kathy pra scjp, q traz alguns capitulos extra sobre a scjd no cd), tem gente q tira umas 2 ou 3 semanas pra SÓ fazer o projeto, como se esse fosse seu trabalho regular.
Falando no livro da Kathy, alguém já leu os capitulos sobre a scjd e pode dar uma opinião sobre eles?
Eu tava vendo o primeiro capitulo só, onde explica um pouco sobre como é o processo da certificação e etc… eles dizem q vc deve marcar a prova o mais rapido possível, de preferência logo que enviar o projeto… e o resultado sai como um todo, ou seja, vc precisa enviar o projeto e fazer a prova, e só depois vc sabe se consegiu a certificação ou não. Isso quer dizer q não existe enviar o projeto, saber se o projeto foi “aprovado” e depois fazer a prova.
É isso mesmo?
Eu li, mas já tem uns oito ou nove meses. Primeiro você desenvolve o projeto, levando quanto tempo for. Estando terminado e tendo certeza que está terminado, você o submete e o mais rapidamente possível marca o essay.
Tipo, pelo que entendi eles só avaliam o seu projeto tendo ele pronto e o essay em mãos.
agazola
Depois que se baixa o projeto, a única obrigatoriedade é a de usar uma versão atual do Java, correto? Fora isso, pode levar quantos anos quiser para terminar o projeto? Baixei o projeto no meio do ano passado e queria saber se ainda posso conclui-lo…
abraços
victorwss
agazola:
Depois que se baixa o projeto, a única obrigatoriedade é a de usar uma versão atual do Java, correto? Fora isso, pode levar quantos anos quiser para terminar o projeto? Baixei o projeto no meio do ano passado e queria saber se ainda posso conclui-lo…
abraços
Você não pode usar uma versão que tenha sido superada em mais do que 18 meses. Ou seja, dava para usar java 1.4.2 até março de 2006 e dava para usar java 5 até o começo de junho deste ano. Atualmente só pode java 6.
Já vi um post no javaranch de um cara que disse que um amigo dele levou 6 anos para concluir o projeto. Portanto, sim, você pode concluí-lo.
M
maul
victorwss:
agazola:
abraços
Você não pode usar uma versão que tenha sido superada em mais do que 18 meses. Ou seja, dava para usar java 1.4.2 até março de 2006 e dava para usar java 5 até o começo de junho deste ano. Atualmente só pode java 6.
Já vi um post no javaranch de um cara que disse que um amigo dele levou 6 anos para concluir o projeto. Portanto, sim, você pode concluí-lo.
E dentro dos objetivos da certificação… muda muita coisa usar o 5 ou o 6?
victorwss
maul:
victorwss:
agazola:
abraços
E dentro dos objetivos da certificação… muda muita coisa usar o 5 ou o 6?
Bem, a única diferença que eu consigo ver é que a regra da annotation @Override ficou um pouco mais flexível no java 6. Mas se você quiser, não precisa colocar uma única annotation destas em todo o seu código.
Ou seja, não, não muda nada.
M
maul
Outra dúvida q surgiu aqui… qdo vc compra o voucher pro assignment, vc tb já precisa comprar o voucher para a prova? Ou vc pode comprar o voucher para a prova qdo estiver para enviar o assignment?
victorwss
Voucher é que nem passagem de ônibus. Não importa quem é o dono ou qual linha você vai pegar, só importa que na hora que for usar você esteja com ela.
Daí vai com você. Tendo um voucher não usado e não expirado você pode marcar o assignment.