Bom, seguindo os “depoimentos” do pessoal que prestou a prova para SCJP 5, que
por sinal me ajudaram bastante, segue os principais pontos da prova que eu lembro:
Somente para lembrar o pessoal que fica nervoso, antes da prova, tem um questionário
da Sun (tipo pesquisa IBGE), você tem quinze minutos para respondê-lo e este tem não é
descontado do tempo total da prova.
As primeiras questões foram sobre fluxo de controle, tipo uns if, switch alguns try-catch.
Nestas perguntas tiveram pegadinhas do tipo: declarar uma variável no try e usá-la no catch;
chamar métodos “normais” dentro de métodos estáticos; switch case sem os break; aquela pegadinha
do boolean também caiu (boolean b = true; if (b = false) …)
Depois teve uma sequência animal de perguntas drag’n drop do tipo: complete o código para esta classe
ler tal arquivo; arraste as chamadas corretas para funcionar Threads; informe quais trechos de código compilam;
De resto caiu perguntas normais de subscrição e sobrecarga, de várias threads com start e ordem do ouput,
a maioria das collections foi com generics e teve também aquelas com generics e chamadas a métodos sem generics.
O que eu lembro é isso, espero que ajude o pessoal que está estudando.
Estudei com o livro da Kathy Sierra - Certificação Sun para Programador Java 5 - SCJP Exame 310-055
(versão em português mesmo) http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170414.
Estudei durante três meses uma média de três horas por dia, fiz muitos programinhas
de exemplo para fixar, uma média de seis por capítulo.
Fica aqui o meu obrigado a comunidade GUJ !
Passei com 91% ! Estou feliz e satisfeito !!!
[]s
Roger Leite