Dicas SCJP 5, consegui, passei!

20 respostas
R

Bom, seguindo os “depoimentos” do pessoal que prestou a prova para SCJP 5, que
por sinal me ajudaram bastante, segue os principais pontos da prova que eu lembro:

Somente para lembrar o pessoal que fica nervoso, antes da prova, tem um questionário
da Sun (tipo pesquisa IBGE), você tem quinze minutos para respondê-lo e este tem não é
descontado do tempo total da prova.

As primeiras questões foram sobre fluxo de controle, tipo uns if, switch alguns try-catch.

Nestas perguntas tiveram pegadinhas do tipo: declarar uma variável no try e usá-la no catch;

chamar métodos normais dentro de métodos estáticos; switch case sem os break; aquela pegadinha

do boolean também caiu (boolean b = true; if (b = false) )

Depois teve uma sequência animal de perguntas drag’n drop do tipo: complete o código para esta classe
ler tal arquivo; arraste as chamadas corretas para funcionar Threads; informe quais trechos de código compilam;

De resto caiu perguntas normais de subscrição e sobrecarga, de várias threads com start e ordem do ouput,
a maioria das collections foi com generics e teve também aquelas com generics e chamadas a métodos sem generics.

O que eu lembro é isso, espero que ajude o pessoal que está estudando.

Estudei com o livro da Kathy Sierra - Certificação Sun para Programador Java 5 - SCJP Exame 310-055
(versão em português mesmo) http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170414.
Estudei durante três meses uma média de três horas por dia, fiz muitos programinhas
de exemplo para fixar, uma média de seis por capítulo.

Fica aqui o meu obrigado a comunidade GUJ !
Passei com 91% ! Estou feliz e satisfeito !!!

[]s
Roger Leite

20 Respostas

fsquadro

Roger,

Parabéns, e seu score foi ótimo hein, 91%.

elomarns

Parabéns, Roger. A sua pontuação foi mesmo muito boa.

peerless

Realmente muito bom, parabéns. O livro realmente é ótimo, e pra quem estuda ele a fundo, as questões aparentemente parecem ser mais fáceis.

O segredo está em ver um único conteúdo de confiança.

L

Parabens, realmente foi um otimo score.
Vou tomar vergonha na cara e começar a estudar por esse livro também… voce nao realizou mocks do whizlabs como teste nao? apeans os do livro mesmo?

A

roger vc fez algum simulado??/

R

Valeu Pessoal !!!

Li o livro da Kathy (vê a intimidade já) três vezes, na última vez dei uma repassada, não chegou a ser uma leitura em si. Toda vez que terminava de ler cada capítulo, fazia as questões do final. Isso foi legal porque eu consegui ver a evolução do meu conhecimento e me ajudou bastante.

Não fiz nenhum mock, o único programa que usei pra simular foi o do AltaBooks que você consegue no link ao lado (http://www.altabooks.com.br/downloads.asp).

flw,
Roger Leite

Omeganosferatu

Parabens cara, ótimo score… Valeu pelas dicas

ekoiti

Opa… passei também !!! Fiz a prova hoje pela manha no senac consolação.
Muitas, muitas de drag & drop acho que mais de 10 questões.

Fiz a versão tupiniquim e vi realmente a lenda do “sincronizado” “sincronizar” e alguns outros erros de tradução mas nada que prejudique o desenvolvimento na prova.

Score final de 80%. Estudei durante 45 dias por 4 horas/dia, e já programava em Java há 6 anos… o mais difícil para um programador com experiência é a parte de fundamentos, onde na prática abolimos muita coisa que o java permite e que cai na prova.

A dica fica em reforçar os primeiros 5 capítulos da K&B e ir tranquilo fazer a prova.

Fiz alguns simulados, no do livro fiquei com 72%.

[]s e bons estudos.

Omeganosferatu

São as famosas pegadinhas né cara… eu que nao programo a muito tempo vejo coisas lá que fico abismado… mas fazer o que … acho que precisa ter muita atençao na prova… MUITA mesmo… parabens

ph_ms

Parabéns…

Raff

Parabéns a quem passo na prova ai… estou tbm nessa jornada pela certificação !!!

neohacker

Roger–
Vc trabalha na área :?:

M

Parabéns… também pretendo tirar ela ate o final do ano

LPJava

heeh parabens cara… eh isso ai… eu pretendo fazer novamente ate julho hehe… po vc so estudou 3 horas por dia e 6 programinhas por cap… por eu sou burru mesmo tenho uma pasta com quase 1 mb so de class acho q fiz umas 400 classes no minimo desde a primeira, leitura ate a quarta… ehhe vou ter q estudar mesmo para a segunda… mais agora so alegria… 91% bom score mesmo :smiley:

P

Roger,

Meus parabéns mmo.!!!

Também tô nessa luta!!

Vc. tem experiência na área??

R

neohacker:
Roger–
Vc trabalha na área :?:
8)

Pitágoras:
Roger,

Meus parabéns mmo.!!!

Também tô nessa luta!!

Vc. tem experiência na área??

Então, hoje trabalho numa empresa microsoft partner e com tudo que é tranqueira dela, tipo ASP .NET, App Windows Form, WebSevices para Infopath (quem sabe o que é Infopath ganha um pirulito !) … tenho 5 anos de experiência na área, sempre trabalhando com VB e agora .NET mas nunca trabalhei com Java.

Por sinal, alguém tem alguma vaga boa (Java) pra me indicar aê !?! :slight_smile:
Fiz a certificação pra poder “migrar” para o Java sem ter que ser Junior de novo … agora vou a procura de vagas Java Pleno.

flw e vlw pelos parabéns aê !

Roger Leite

obs: Sou um linuxer também … realmente sinto muito deslocado aonde trabalho.

josenaldo

Parabéns cara! Ótimo score!

L

Parabéns cara =)

semana que vem começo a Estudar \o/

CristhianeBrito

[i]Parabéns!
Obrigada pelas informaçõs sou nova e Java e até o final do ano pretendo prestar.

[/i]

seufagner

Parabéns pelo score!

Criado 15 de maio de 2007
Ultima resposta 20 de mai. de 2007
Respostas 20
Participantes 18