Dicas SCWCD 5

Pois bem pessoal. Para quem já fez a SCWCD 5 (ou 1.4), o que vocês recomendam dar uma aprofundada nos estudos?

Tipo, quais tópicos caem mais? Quais que nem tem muito o que estudar? Quais são os que quebram o pessoal? Quais são os que são questões dadas de graça? Quais os tipos de pegadinhas e detalhezinhos idiotas que mais devo prestar atenção?

Eu tenho a prova marcada para dia 16. Eu não sei todo o conteúdo da prova, eu estou estudando apenas a um pouco mais de um mês e eu estou mal nos simulados, ou seja, NÃO ESTOU PREPARADO.

Mesmo não estando preparado eu marquei a prova porque o meu voucher (com retake) vence dia 31. Então eu marquei a prova dia 16, e se eu precisar do retake (não quero e não vou precisar) vai para dia 30.

Então pessoal, opiniões?

Bom, e meio complicado ir fazer as provas nessas condicoes. Obter bons resultados nos simulados significa que vc esta entendendo do assunto, e tambem aumenta sua auto-confianca.

Passei na prova 1.4, e posso dizer que os simulados que fiz sao mais dificeis do que a prova. Estava tendo uma media de 80% nos simulados, e na prova fiz 94%.

Cairam muitas questoes de EL, como eu estava esperando. Recomendo um estudo aprofundado nesse assunto.

Questoes faceis, que eu me lembre, foram sobre Design Patterns. Muito facil mesmo. Tem um documento que eu li, de umas 5 paginas, que te ajudar a matar 100% das questoes sobre Patterns. Da uma olhada no javaranch.com que voce acha ele.

Voce leu o Head First JSP and Servlet? Ajuda muito mesmo, mas eh voltado para a prova 1.4.

olá victor!
Bom eu sempre vou gravando alguns relatos aqui do guj, para depois analisar e ver como estudar e no que me ligar no exame veja em anexo!!

Sugiro a você levar bem à sério os simulados e ter variedade entre eles. Tente conseguir o TestKiller pois com certeza vai ver muitas questões identicas a ele na prova. Vai no 4shared que você acha uma cópia dele pra estudar :lol: O JwebPlus também é bom, no mais estude pra valer a parte de JSP,JSTL,SERVLETS,SEGURANÇA e DD.
Boa sorte :thumbup:

Bem, coisas como conceitos de servlets, JSP e EL eu estou bem.
JSTL para mim está legal, mas eu caio em pegadinhas quando aparecem alguns atributos incomuns.
Taglibs eu estou mal.
Listeners estou mal.
Sessões estou mais ou menos.
Meu cérebro tem aversão a XML, por isso tenho bastante dificuldade com o DD, por mais que eu o estude. TLDs também me confundem.

Ainda não estudei segurança e nem padrões. Estou no capítulo 9 do Head First. Tenho o livro do Rafael Pereira também.
Já tenho o testkiller e o testking.

Estude a definição de EJB remoto e local no web.xml bem como contexto JNDI. Na minha prova cairam 3 questões sobre isso.
Sobre as taglibs, vale a pena pesquisar um pouco sobre passagem dinâmica de parametros e também recomendo que estude bastante sobre a o modelo Simples criação de tags.
JSTL oque eu considero dificil é saber os atributos de cada tag, por exemplo: <c:remove var?, <c:remove name? ou <c:remove id?. Esse tipo de coisas que tem que ficar ligado.
Sobre segurança e padrões eu te diria que no meu caso, cerca de 20% da prova foi segurança e padrões. Tenta gravar o objetivo de cada padrão e como não são muitos, a coisa fica mais facil.
Segurança não tem jeito, é preciso saber como definir no web.xml as security roles, constraints e login-config. Vale a pena estudar pois é um assunto relativamente interessante e de entendimento mais simples, pois dá pra entender sem decorar tanto. Tenta fazer uma aplicação e implementar as regras de segurança que as coisas vão entrar na tua cabeça naturalmente.
Sobre o Livro do Rafael Perereira eu considero ele otimo! Vale a pena revisar no Head First os capitulos de Custom Tags e Segurança pois os outros acredito que o Guia de Java para a Web resolva.

Boa Sorte!

Hehe, a prova é hoje!

Segurança, taglibs handlers clássicas, e tagfiles não estão entrando direito na minha cabeça.

Fiz 92% no simulado do livro do Rafael Pereira. Mas achei ele muito fácil.
Fiz um simulado no JWebPlus e deu 78%.
Fiz mais um simulado no JWebPlus. Já estava cansado e tonto de tanto ver isso. Deu 78%.
De madrugada fiz o “tough” no JWebPlus. Dei algumas cochiladas durante o simulado e meu pensamento estava devagar. Deu 78%.

Hoje a noite eu posto o resultado aqui. Espero vir com boas notícias. :smiley:

Boa sorte! Tenho certeza que você vai passar, e com um ótimo score! :smiley:

eai cara
boa sorte
fala pra galera aqui depois
e me fala sobre o testkiller se caiu questões iguais na prova
vlww=)