Galera estou começando agora a estudar esta area, jah tenho esperiencia com J2ME, J2SE, ontem fiz meu primeiro JSP, fiz um acesso a um banco de dados pelo firebird, a minha maior dificuldade foi a parte de HTML pq não sei nada de HTML e nunca me interessei por esta linguagem, gostaria de saber se é necessario o programador java que vai trabalhar nesta area saber HTML? sei que é interessando o cara saber montar paginas mas realmente é necessario? para aqueles que nem eu que não entende nada de HTML tem alguma alternativa pra não ter que estudar esta linguagem? afinal de contas existe tantos programas que montam paginas web hj em dia sem o cara precisar saber a linguagem. existe algum jeito de estes programas trabalharem em conjunto com o netbeans ou alguma ide, o netbeans poderia ter isso jah adicionado nele, vc soh iria colocando os componentes, texto, listbox, e por traz iria montando o codigo html igual o frontpage e tal, mas voltado para java, alguem ai tem alguma dica para me dar? Valeu!!!
Cara trabalhar com o netbeans para sua situcao ficaria otimo principalmente com visualpack, porem em algum dia vc podera pegar um projeot muito grande onde vc tera que ter um controle maior da sua aplicacao, dai seria interessante vc saber bastante de html e como ela se comunica com a linguagem java.
vlws
Html e Javascript para trabalhar com web é um pré-requisito, entenda pelo menos o feijão com arroz já a parte de deixar a aplicação com aquele layout espetacular cabe ao designer caso exista.
e por que toda essa má-vontade de aprender html?
é muito fácil e não tem truque nenhum. Algumas horas de dedicação você já sai montando umas paginas legais.
ha cara é birra mesmo nunca gostei de html, sempre corri disso, ficar fechando tags e tal, quando era mais novo meus amigos tudo fazendo curso de html, eu corria feito diabo da cruz, coisa de loco, não sei se é possivel pegar medo de uma linguagem mas eu tenho de html ahuahua, achei que nunca iria precisar aprender, mas fazer uq vamos lah,estudando html
fods hehhe