Estou começando agora a desenvolver para web, até pouco tempo atrás tudo o que eu havia feito em Java utilizava Swing.
Tenho diversas dúvidas quanto à camada de apresentação de aplicações web escritas em Java. Exemplos:
Como criar tabelas com linhas selecionáveis? No mesmo esquema dos webmails, onde eu clico em uma linha e a aplicação exibe os detalhes daquele item?
Tem como separar os java scripts dos jsp, para não misturar o código? Ou isso não constitui grandes problemas do ponto de vista de padrões de projeto?
Onde posso encontrar exemplos de camada de apresentação, com exemplos de layouts e componentes gráficos que melhorem a usabilidade do sistema?
Se, por exemplo, eu tiver um menu com diversas opções do sistema, e este menu tiver que ser carregado em todas as páginas do sistema, como faço? Tenho que re-escrever o código para todos os jsp?
Como podem ver sou totalmente leigo em web. Tenho conhecimento de HTML e de HTTP, quanto a isso sem problema. Também já compreendi a separação de responsabilidades entre os JSP e os Servlets. Mas ainda tenho MUITAS dúvidas em aspectos como os que citei acima, é tudo muito diferente de se desenvolver uma aplicação desktop.
Preciso desenvolver um sistema web que considero até simples, mas estou um pouco empacado nestes detalhes. Qualquer ajuda será muito bem vinda!
Você pode fazer isso na mão, utilizando a tag href html normal, usar a JSTL ou ainda a displayTag. Um conjunto tag especializadas na camada de apresentação, com muitos recursos visuais.
Sim, tem como. Você cria seu(s) arquivo(s) .JS (java script) e no seu jsp faz um referencia assim : <script language=“text/javascript” scr=“caminho/nomeArquivo.js”></script>. E invoca normalmente as funções no seu jsp, como se o javaScript estivesse dentro do seu JSP.