Primeiro gostaria de falar que esse é o meu primeiro post no forum, então sejam gentis sahushushus.
Sou estudante de ciência da computação no segundo ano e recentemente tentei alguns estágios, porém só fui chamado para as primeiras entrevistas e processos seletivos ( normalmente com o pessoal do RH) mas até agora nenhuma contratação de verdade
Devido a isso, vou começar semana que vem o curso Academia Java pela Globalcode, para tentar enriquecer meu currículo, pois não tenho nenhuma experiência profissional.
Estou no caminho certo? Alguma dica do pessoal mais experiente?
Obrigado!!!
Procure se envolver em algum projeto na área pretendida (desenvolvimento, certo?). Veja na faculdade se não há algo, tipo iniciação científica, pra que possa acrescentar algo a mais no currículo. Há quem diga que até trabalhos voluntários, tipo ajudar em alguma ONG de qualquer área, ajuda um pouco também.
Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum. =]
Bem, você começou pensando certo: enriquecer o currículo. Então, estude muito, não negue qualquer oportunidade de aprendendizado.
Coloque uma coisa na cabeça: você nunca ficará sem trabalho! Há vagas sobrando, mas só os melhores, digo, os mais aplicados conseguem boas posições.
Fique ligado no que está acontecendo no mundo. Não aprenda apenas uma linguagem, mas se especialize em pelo menos uma.
E lembre-se: programador ajuda programador. Tudo o que existe hoje foi feito com a ajuda de todos. Por isso, tire suas dúvidas e ajude a sanar as dúvidas dos outros, pois ganhará muito com isso.
Sim, já realizei um curso de PHP para ter uma noção básica da linguagem e um pouco de SQL. Mas quero me especializar em Java mesmo… A única preocupação minha é que mesmo se eu consiga uma certificação, será que é muito difícil conseguir emprego? Eu gosto muito da área e programo por prazer mesmo, mas tenho medo que não consiga nenhum estágio em desenvolvimento em Java.
pelo q pude sentir (falta 1 ano pra fechar a faculdade) vc não terá muito tempo pra aprender nd a fundo pois a faculdade toma todo tempo além do que, mesmo superficial, na facul vc aprende muito de tecnologias novas, entaum minha dica é que se dedique a entender a lógica de programação que o resto vem com o tempo, blz?
Olha, é como eu disse, você precisar saber primeiro pra conseguir depois. Pode ser que surja primeiramente uma oportunidade de emprego em outra linguagem, mas vá em frente! Com isso conseguirá experiência e será bem mais fácil depois. Acredite!
Então devo continuar me dedicando aos estudos e meio que desencanar disso por enquanto? É que fico agonizado quando vejo diversos colegas de sala arrumando estágio e eu sem nada ainda, mesmo com inglês fluente e um curso de PHP
Não foi bem isso que disse. É possível conciliar os estudos com o trabalho. Aliás, você nunca deve parar de estudar. Se o fizer, ficará para trás.
Sei que a faculdade toma muito do nosso tempo. Só não fique muito ansioso, sua hora chegará, ok!
Na realidade, a maioria das escolas/faculdades usa a seguinte metodologia:
:arrow: Aprendizado de lógica de programação, mesmo que seja em pseudolinguagem, estruturas como if, for, etc.
:arrow: Orientação a objetos, coisas como encapsulamento, herança, etc.
:arrow: Aí já é hora de entrar em Java
tbm se questione à si mesmo:
:arrow: Veja pq quer java e nao outra liguagem
:arrow: Gostar de estudar e programar
:arrow: Adorar desafios e n se acomodar aos exercicios