Bom Dia a todos,
não sei se estou postando no local correto, ate pesquisei se já havia algo assim aqui no fórum mas não encontrei, vamos lá.
Não sou graduado, fiz apenas curso específicos de linguagem ( DEPLHI e JAVA EE e SE), trabalho em uma empresa pequena a 4 anos e desenvolvi um sistema de gerenciamento financeiro que esta rodando as mais de 2 anos e tem sido bem recebido pelos clientes. Esse sistema foi desenvolvido sem o uso de Framework no back-end, es puro JSP, com Servelts e javacript(BootStrap) para o visual. Eu sou o único desenvolvedor java aqui da empresa, então cuido do sistema sozinho. Acontece que agora quero lançar uma nova versão do sistemas, com telas mais modernas e mais bonitas e com mais relatórios de resultados e etc, porem eu gostaria de saber qual e a melhor maneira de se criar um sistema de maneira mais profissional e assertiva, pois acabei criando o primeiro da maneira que eu achei mais pratico na época, porem agora percebo que cometi muitos erro colocando Scripts diretos nas paginas, consultas e etc… Poderiam me indicar videos, aulas e etc, tenho bastante disciplina para estudar em casa, inclusive quando fiz o curso de java sai sem saber nada, fui pegar a ciência depois em casa, rs… De ante mão quero agradecer a todos aqui pois já recebi dicas valiosas aqui sobretudo do VinyGodoi, não sei bem se e assim que se escreve, obrigado a todos…
Para deixar ilustrado eu desenvolvo usando o Padrão MVC, crio as classes Model, DAO, Servlets e crio uma fabrica de conexões, tudo no java puro se, nenhum Framework.
Pra fazer telas mais bonitas tem que estudar mais CSS e técnicas de web design. Exemplos do que pode seguir:
https://www.sanwebe.com/2014/08/css-html-forms-designs
https://www.sanwebe.com/2013/10/css-html-form-styles
https://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/ (Apostila)
Já pensou em investir em você?
O problema não vai ser encontrar material, vai ser você prover uma alteração aqui e desandar o negócio ali.
Aparentemente sua necessidade aponta para soluções com a engenharia de software.
Pense em fazer uma universidade, eu sugiro Análise e Desenvolvimento de sistemas, por ser voltada à inserção rápida no mercado de trabalho este curso foca no essencial.
Boa sorte.
Obrigado amigo pela atenção…
Desde o final do ano passado tenho pensamo muito sobre isso, estava me programando para iniciar uma universidade justamente de Analise e desenvolvimento, mas não foi possível pois me casei a poucos meses e as finanças ficaram apertadas, mas minha meta iniciar no incio do próximo ano. Sera que seria ruim cursar um curso de Analise e Desenvolvimento EAD ??
Acontece muito o que você diz comigo, tenho uma tela com um resultado, la na frente preciso alterar algo e bagunça a de trás e etc…
Obrigado pelas dicas…
Muito Obrigado pela dica, tem vários exemplos bacanas que vou utilizar…
Eu estou nesta situação, faço o curso a distância, ocorre que é muito puxado e nem sempre você consegue todos os esclarecimentos que necessita, ai você complementa informação com pesquisas na maior universidade de tecnologia do mundo, a internet.
Você tem que pesar, tempo, necessidade e custo.
Assim, análise e desenvolvimento de sistema à Distância atende a minha necessidade, pois a estrutura do conteúdo me permite progredir e não ficar andando em círculos sem saber o que estudar.
Estou no primeiro semestre mas aprendi d+ pois não me limito à universidade, nem aos professores.
Qual a desvantagem, entrar no curso sem noção de alguma linguagem de programação e sem noções de orientação a objeto, que não foi o meu caso, mas vejo muitos colegas meio sem rumo e isto não é culpa do curso, pois no começo tudo é estranho, mas eles podem superar com dedicação, prática e vontade de aprender, logo, o problema é individual.
Como você já trabalha na área vai se fácil, se você gosta do que faz, vai ser divertido, o que você vai ter que deixar pra traz, vícios de programação.
Sugestão, como você é autodidata, assim que folgar o orçamento, entre, não deixe pra depois, não adie.
Pensar pra frente, desejar +, sonhar +, aprender+, não se impor limites.
Lembre de afinar o inglês durante o curso, sendo nível superior, com duração média de 2,5 anos, focada no mercado de trabalho e na utilização da tecnologia.
Resumo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas é muito bom, mesmo com algumas limitações que possam haver na transmissão do conteúdo, são superáveis sem muita dificuldade.
Boa sorte com a reengenharia de seu ativo.
Té+
Excelentes dicas, tenho bastante facilidade mesmo em aprender sozinho e estudar em casa, inclusive aprendi muito mais com o curso de java em vídeo aulas do NERI que custou pouco mais de 200 reais do que no curso presencial de java que fiz e que custou quase 3mil reais…
Percebo quem em sala da aula, as vezes os colegas que não tem o mesmo desempenham ficam barrando o processo do professor, e isso me causa muita dificuldade em sala…
Um Curso EAD pode ser mais fácil pra min sem contar que e mais em conta, aqui em minha cidade na Faculdade Estácio de Sá esta em media 350,00 reais a mensalidade…
Tenho certeza de ter muitos vícios ruins, quero eliminar agora enquanto estou começando, e me tornar um profissional melhor…
Addller muito obrigado pelas dicas!!