Bom Dia a todos,
não sei se estou postando no local correto, ate pesquisei se já havia algo assim aqui no fórum mas não encontrei, vamos lá.
Não sou graduado, fiz apenas curso específicos de linguagem ( DEPLHI e JAVA EE e SE), trabalho em uma empresa pequena a 4 anos e desenvolvi um sistema de gerenciamento financeiro que esta rodando as mais de 2 anos e tem sido bem recebido pelos clientes. Esse sistema foi desenvolvido sem o uso de Framework no back-end, es puro JSP, com Servelts e javacript(BootStrap) para o visual. Eu sou o único desenvolvedor java aqui da empresa, então cuido do sistema sozinho. Acontece que agora quero lançar uma nova versão do sistemas, com telas mais modernas e mais bonitas e com mais relatórios de resultados e etc, porem eu gostaria de saber qual e a melhor maneira de se criar um sistema de maneira mais profissional e assertiva, pois acabei criando o primeiro da maneira que eu achei mais pratico na época, porem agora percebo que cometi muitos erro colocando Scripts diretos nas paginas, consultas e etc… Poderiam me indicar videos, aulas e etc, tenho bastante disciplina para estudar em casa, inclusive quando fiz o curso de java sai sem saber nada, fui pegar a ciência depois em casa, rs… De ante mão quero agradecer a todos aqui pois já recebi dicas valiosas aqui sobretudo do VinyGodoi, não sei bem se e assim que se escreve, obrigado a todos…
Para deixar ilustrado eu desenvolvo usando o Padrão MVC, crio as classes Model, DAO, Servlets e crio uma fabrica de conexões, tudo no java puro se, nenhum Framework.
Pra fazer telas mais bonitas tem que estudar mais CSS e técnicas de web design. Exemplos do que pode seguir:
https://www.sanwebe.com/2014/08/css-html-forms-designs
https://www.sanwebe.com/2013/10/css-html-form-styles
https://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/ (Apostila)
Já pensou em investir em você?
O problema não vai ser encontrar material, vai ser você prover uma alteração aqui e desandar o negócio ali.