Galera alguêm pode me dar uma dicas sobre os genéricos e também sobre sua declaração?
Dicas sobre genéricos
30 Respostas
“Generics” - é melhor ler um livro (como o da Kathy), porque eles são complicados demais para explicar apenas com “dicas”.
O “FAQ” oficial tem mais de 200 páginas (http://www.angelikalanger.com/GenericsFAQ/JavaGenericsFAQ.pdf), e o “tutorial” do Gilad Bracha (http://java.sun.com/j2se/1.5/pdf/generics-tutorial.pdf) também é imenso.
Por isso, é melhor ler o livro da Kathy.
Ok thingol, mas caso eu fosse fazer a prova hoje que conselho vc me daria?
Eu demorei um bocadinho até pegar o “jeitão” do “generics”; por isso é que digo que você precisa ler o livro com atenção e praticar um bocado com o javac, até pegar o jeito.

Ok, mas de qualquer forma deixo o tópico aberto a dicas.
Obrigado!
Vou mandar esta aqui para vocês. É uma dúvida também minha.
import java.util.List;
public class AddString {
public void addStrings(List list){
list.add("foo");
list.add("bar");
}
}
What must you change in this method to compjile without warnings?
A. add this code after line 11:
list = (List
B. change lines 12 and 13 to:
list.add
list.add
C. change the mothod signature on line 11 to:
public void addStrings(List extends String> list){
D. change the method signature on line 11 to:
public void addStrings(List super String> list){
E. No changes are necessary. This method compiles without warnings.
O Killer diz que a resposta correta é a letra D. Mas pelo que compilei aqui todos geraram saida com mensagens de advertência.
Realmente a D é a correta. Mas como vc disse que compilou com avisos, para que não restassem dúvidas eu compilei o código aqui e não apareceram avisos.
[Adicionado] Ou melhor ainda, se o código que vc postou é exatamente esse a resposta seria a letra E, pq a D é redundante, pq o código já está como a opção sugere.
É javadev realmente tem um erro no parametro do método. Vou corrigir.
Corrigido… Realmente o erro foi meu. Verifiquei aqui que não gera mensagens de erro.
Muito obrigado javadev, mas vc pode me explicar pq as outras opções não rolam?
Agradeço. 
Ai anderson.bonavides seu codigo esta assim com a corecao para letra D??
public class Try {
public static void addStrings(List<? super String> list){
list.add("foo");
list.add("bar");
}
public static void main(String...a) throws Throwable{
List l=new ArrayList();
addStrings(l);
}
}
pq a menos que nao se altere o “tipo” da variavel local List TAMBEM para String ,aqui tambem gera compilacao com erros ,entao a opcao D a meu parer estaria errada
fabio depois da correção funfou blz!

fabio depois da correção funfou blz!
Que loucura aqui ainda assim manda avisos!!!

list = (List ) list;
Compila com aviso pq vc pode passar um conjunto de qq coisa e pode ter problemas.
B. change lines 12 and 13 to:
list.add(“foo”);
list.add(“bar”);
Não compila não existe isso list.add(“foo”) .
C. change the mothod signature on line 11 to:
public void addStrings(List <? extends String> list){
Não compila, vc não pode adicionar quando utiliza ? extends String, se fosse ? super String OK compilaria sem avisos.
public void addStrings(List<? super String> list){
Compila sem avisos com ? super String vc pode adicionar.
E. No changes are necessary. This method compiles without warnings.
Modificações são necessárias no caso a sugerida na opção D.
Já tentou dar um clean no teu projeto?
rsrs
aqui so da certo assim
public static void addStrings(List<? super String> list){
list.add("foo");
list.add("bar");
}
public static void main(String...a) throws Throwable{
List<String> l=new ArrayList<String>();//acrescentando o tipo!!
addStrings(l);
list = (List ) list;
Compila com aviso pq vc pode passar um conjunto de qq coisa e pode ter problemas.
Sobre a letra A. Para compilar com avisos não seria nescessário modificar o parametro para deixar sem tipo nenhum?
ei cara, manda ai o codigo fonte com a mudanca para nao dar erro 
so para verificar como vc declaraou embaixo a variavel local
ei cara, manda ai o codigo fonte com a mudanca para nao dar erro :wink: so para verificar como vc declaraou embaixo a variavel localSegue:
import java.util.*;
public class AddString {
public void addStrings(List list){
list.add("foo");
list.add("bar");
}
public static void main(String[] args) {
ArrayList e = new ArrayList();
// e.add("and");
AddString a = new AddString();
a.addStrings(e);
}
}
Teu código também ta compilando sem avisos aqui. To pensando que tu não colocou o import corretamente. =/
ei cara, manda ai o codigo fonte com a mudanca para nao dar erro :wink: so para verificar como vc declaraou embaixo a variavel localSegue:import java.util.*; public class AddString { public void addStrings(List list){ list.add("foo"); list.add("bar"); } public static void main(String[] args) { ArrayList e = new ArrayList(); // e.add("and"); AddString a = new AddString(); a.addStrings(e); } }To pensando que tu não colocou o import corretamente. =/
nao o import esta certo, mas do jeito que ta compila com avisos ne?
Sobre a letra A. Para compilar com avisos não seria nescessário modificar o parametro para deixar sem tipo nenhum?
Pelo que entendi essa modificação seria no corpo do método e não na sua assinatura.
Pois é se fosse assim ai aqui no meu compilador daria certo javadev
class T{
public static void addStrings(List y){
List<? super String> list=null;
list.add("foo");
list.add("foo");
list.add("bar");
}
public static void main(String...a) {
ArrayList l=new ArrayList();
addStrings(l);
}
}
mas a resposta é
public void addStrings(List<? super String> list) ou seja mudanca explicita no metodo!!! 
ei cara, manda ai o codigo fonte com a mudanca para nao dar erro :wink: so para verificar como vc declaraou embaixo a variavel localSegue:import java.util.*; public class AddString { public void addStrings(List list){ list.add("foo"); list.add("bar"); } public static void main(String[] args) { ArrayList e = new ArrayList(); // e.add("and"); AddString a = new AddString(); a.addStrings(e); } }To pensando que tu não colocou o import corretamente. =/
nao o import esta certo, mas do jeito que ta compila com avisos ne?
É esqueci de modificar o parametro do método.
Segue corrigido:
import java.util.*;
public class AddString {
public void addStrings(List<? super String> list){
list.add("foo");
list.add("bar");
}
public static void main(String[] args) {
ArrayList e = new ArrayList();
// e.add("and");
AddString a = new AddString();
a.addStrings(e);
}
}
E ta doido mesmo meu compilador
agora ta funcionando nossa que mico!! :oops:
javadev
Sim vc ta certo. Mas para mim esses avisos só seriam gerados por linha de comando. Como fica a regra no caso de argumentos?
javadevSim vc ta certo. Mas para mim esses avisos só seriam gerados por linha de comando. Como fica a regra no caso de argumentos?
Cara agora deu um nó no meu cerebro 
kkkk
Desulpa mas corrigindo. Não por linha de comando mas por declaração. Como por exemplo: http://www.guj.com.br/posts/list/80968.java
A opção 1.
class Animal {
}
class Canine extends Animal{
}
class Dog extends Canine{
}
static void x(List<? extends Animal> lista){1)
}
static<T extends Animal> void x(List...lista){2)
}
ArrayList<? extends Animal> animal=new ArrayList<Animal>();
ArrayList<Dog> dog=new ArrayList<Dog>();
animal=dog;
ArrayList<? super Dog> dog=new ArrayList<Dog>();
ArrayList<Animal> animal=new ArrayList<Animal>();
dog=animal;
E por fim para classes nao vale o ? o resto vale!!
Se alguem tiver mais resumos ai seria uma boa!!
Resumindo não sei se pode te ajudar mas eu tinha feito um resuminho que é o seguinte:Quando se trata de argumentos só vale [? extends super] para o caso 2 metodo genéricos [ elemento extends Tipo] elemento=T Essa peguei do livro java use a cabeça. No exemplo acima vc usa um tipo genérico para não ter que todas vezes manualmente para cada parametro especificar os limites,então é uma otima sacada!! Para criação de variáveis, não tem sentido o T como elemento mas estends algo> ou super algo> serve so para referenciar subtipos exemplo:class Animal { } class Canine extends Animal{ } class Dog extends Canine{ } static void x(List<? extends Animal> lista){1) } static<T extends Animal> void x(List...lista){2) }animal pode referenciar seus subtipos e se tu fizer:ArrayList<? extends Animal> animal=new ArrayList<Animal>(); ArrayList<Dog> dog=new ArrayList<Dog>(); animal=dog;aqui vc tem um dog que referencia um tipo que esta acima na arvore!!! :lol:ArrayList<? super Dog> dog=new ArrayList<Dog>(); ArrayList<Animal> animal=new ArrayList<Animal>(); dog=animal;E por fim para classes nao vale o ? o resto vale!!
Se alguem tiver mais resumos ai seria uma boa!!
Se tratando de resumos eu tenho axo que 2 ou 3. Vou postar para vocês aqui.
boa anderson.bonavides se preparando tambem para prova ne?? 
kkkk
Desulpa mas corrigindo. Não por linha de comando mas por declaração. Como por exemplo: http://www.guj.com.br/posts/list/80968.javaA opção 1.
Nesse caso o que está acontecendo é a mistura de código antigo (sem utilização dos genéricos) com código mais novo (utilizando genéricos).
Vc está passando um TreeSet sem especificar tipo, para um método que seu parâmetro é um Set de tipo Dog2.
Segue 3 resumos legais:
1º) Navegação de arquivos e ES.
2º) Generics
3º) Exceptions
Tudo bem básico mas ta bem legal. Principalmente o ultimo.