Dicas sobre Java WEB

Boa noite!
Estava lendo um tópico e me interessei por algumas coisas. também sou estudante de java, sou fascinado pela linguagem.
Já estou na finaleira do java SE e vou partir para o Java Web.

Foi falado que a especificação JEE não tem futuro, A Oracle pulou fora, como assim, não entendi?
Não vale apena aprender JPA/Hibernate?

Me falaram uma vez que eu não posso partir direto para o uso de Frameworks sem saber como eles funcionam por baixo,preciso antes ter uma base de conhecimento, preciso estudar como funciona protocolos de ftp, JDBC, servlets entre outras coias que estão por trás do funcionamento desses frameworks.

Podem me dar algumas dicas? oque vale apena estudar?

A Oracle não exatamente pulou fora.

Como dito neste artigo, a Oracle não abriu mão da MARCA “JAVA”, mas deu o direito de usar e tbm por ser open source foi renomeado. Particularmente eu já venho usando Kotlin e com pretenção de substituir java.
Sobre ter futuro, pode ser que não tenha pra daqui a 30 anos, mas ainda é mto usado, estudado e vem se desenvolvendo novas coisas, mesmo que sejam em frameworks.

Para fins de estudos de como funciona a parte básica, seria interessante vc desenvolver um projeto puramente com servlet e jdbc, ao menos uma página.