Olá, estou começando a programar em Java, e atualmente estou lendo o livro Head First Java , muito bom por sinal para aprender os conceitos básicos da linguagem. Mas agora estou meio na dúvida como devo prosseguir com os meus estudos. Lógicamente, não estou apenas lendo mas codificando para aprender melhor, e quero entrar no mercado como programador Javae tirar certificação. Só estou um pouco em dpuvida quais seriam as minhas prioridades de estudo. Devo comprar um livro para tirar certificação? Estudar JSP? Estou um pouco confusa qto se devo estudar Hibernate? Eclipse? JBoss? Spring? O que eh mais importante? Tenho q aprender todos?
Valeu
Yumi
Dicas
5 Respostas
Começou bem… escolheu um dos livros mais faceis de se aprender…
Agora vc precisa definir pra onde vai correr… por exemplo, eu desenvolvo aplicações web no formato JEE. Pra isso, eu corri atras de JSP, Servlet, Hibernate, MVC, EJB, JMS, etc… Mas não sei praticamente nada de JSF, SWT, AWT, Swing (interface grafica em geral), RMI, etc…
Defina pra onde quer ir!!!
Bom, primeiramente defina um foco: desenvolvimento Web, Móvel ou Desktop.
Eu não sei qual a IDE as empresas estão pedindo, mas acredito que seja eclipse (pelo menos nas empresas na qual fiz entrevista). No caso Web, saber desenvolver páginas JSP sempre é bem vindo, até porque é semelhante a Java, com algumas peculiaridades. Frameworks sempre são cobrados em empresas, hibernate, spring são frameworks bastante cobrados, Servidores de aplicação, acho besteira ser cobrado, mas neste caso não há escapatória, é bom ter um contato com todos, mesmo que mínimo: (JBoss, OC4J, Weblogic, WebSphere). E claro, conhecimentos em SQL, HTML, JavaScript e XML são cobrados de um desenvolvedor Web.
Concluindo, não há uma ou outra tecnologia importante, o bom seria saber todas, mas isso demanda tempo, aprenda bem java e seus conceitos que as demais coisas relacionadas a ela tendem a fluir melhor.