Primeiramente, prazer! Este é meu primeiro tópico… e acredito de muitos.
Gostaria algumas dicas de vcs referente ao mundo java, estou com 17 anos e estou terminando minha primeira formação java( Fundamentos de OO e UML, Introdução a Java, Ferramentas Gráficas em Java, JavaServer Pages - JSP, Taglibs e XML) e gostei bastente da linguagem.
Agora entra o porem. Gostaria de vcs programadores mais experientes do que fazer, pq a princio não tenho conhecimento comprovado… chamada de “experiencia” e nenhum contado(peixe) em alguma empresa… gostaria de saber como vcs fizeram para conseguir as primeiras chases nesse mundo!
Se puderem me mandar alguns links de livros… agraco!
[quote=sfing]Para começo saber fazer uma aplicação que utiliza o MVC já uma grande chance…
tirar a certificação ajuda … por isso quero tirar a minha.[/quote]
iniciar em mvc ou se assustar com esse padrao q naum é precisamente java
vai na caelum jovem e procure as apostilas, nada de mvc no inicio
Fazer uma aplicação que usa MVC para começar??? tu ta loko… no inicio se concentre apenas na arquitetura J2SE… depois de ter obtido uma base bem sólida, parta para o J2EE se desejar programar para a web…
Será necessário algum tempo e dedicação. Começe em pequenos projetos para ter segurança, após algum tempo participando de pequenos projetos você poderá subir um degrau a mais.
Vá com clama, você é novo, não tem que se apressar.
Aliado a muito estudo (cursos e certificações como já disseram) pode começar a mandar currículo para as empresas da região em que mora procurando estágio…tente demonstrar que tem interesse em aprender, e mesmo que seja para fazer documentação dos projetos entre em uma empresa, nela terá contato direto com pessoas que podem(ou não) ir te guiando, mas lembre-se: Não se deixe explorar, estágio é para aprendizado e não trabalho escravo.
Como vc já tem cursos e algum conhecimento, se for guerreiro, parta logo para um estágio…
Mas, se quizer fazer da maneira classica…
Pegue os “sistemas” de PSVM (public static void main) e vá aprendendo a linguagem…
Depois, leia sobre dois padrões, inicialmente JavaBeans e divisão de camadas com MVC…
Depois, defina se o seu mundo será Web ou Desktop…
E parta pra um desenvolvimento mais “profissional”…
Isso já vai te tomar uns meses…
Mais uma vez muito obrigado pelas respostas… nesse mundo me deparo com muita gente “torcendo o nariz” para passar dicas…
Estou pensando primeiramente em estagios, mas como ainda não estou cursando faculdade fica dificil… estou pensando talvez em estagios não remunerados no comeco… só para pegar experiencia mesmo.
Sobre o ramo desktop ou web estou meio em duvida… não sei ainda no que me especializar… talvez o mercado desktop e web acabem se cruzando não?
Estou atualmente lendo o “Java Como Programar - 6a Edicao - Deitel” e “UML Prático e descomplicado - Alexandre Veloso de Matos”. Vcs tem mais algumas dicas?
[quote=fernandoeick]Fazer uma aplicação que usa MVC para começar??? tu ta loko… no inicio se concentre apenas na arquitetura J2SE… depois de ter obtido uma base bem sólida, parta para o J2EE se desejar programar para a web…
Antes de MVC tem muito chão para percorrer…[/quote]
Não entendi esse negócio de “não começar com MVC”…
Design pattern não foi inventando pra dificultar a vida não… Criar vícios com uma programação mal estruturada e ter que re-aprender depois pode até ser pior.
Por que não aprender J2SE e J2EE com uma aplicação já mais organizadinha?
[quote=josenaldo]Alem dessas dicas que te deram, estude bastante:
Inglês
Orientação à objetos (fortaleça seus conceitos)
UML - se já aprendeu OO, tá na hora de aprender
Design Patterns, logo depois ou durante o estudo da UML.
Para ganhar a tão famigerada experiência, pode ternatr um estágio ou mesmo um projeto open source. No www.sourceforge.com tem aos montes[/quote]
Só uma correção josenaldo, o site é http://sourceforge.net/index.php, eu tb acho que entrar para um projeto open source uma boa forma de ganhar experiência…
e lgoncalves eu gosto sempre de estudar conceitos e já pegar um exemplo prático de código, eu pelo menos aprendo melhor assim, alguns sites que vc pode usar:
Pelo que vi ele já tem uma noção de J2EE, então começa sem medo pelo MVC, pois hoje é muito utilizado e não é um bicho de 7 cabeças, como nada é ! Apena pensamos que é difícil antes de conhecer após isso, tudo se torna fácil.
[quote=sfing][quote]
Gostaria algumas dicas de vcs referente ao mundo java, estou com 17 anos e estou terminando minha primeira formação java( Fundamentos de OO e UML, Introdução a Java, Ferramentas Gráficas em Java, JavaServer Pages - JSP, Taglibs e XML) e gostei bastente da linguagem.
[/quote]
Pelo que vi ele já tem uma noção de J2EE, então começa sem medo pelo MVC, pois hoje é muito utilizado e não é um bicho de 7 cabeças, como nada é ! Apena pensamos que é difícil antes de conhecer após isso, tudo se torna fácil.[/quote]
E desde quando MVC é aplicável somente para aplicações JEE?
[quote=sfing][quote]
[/quote]
Pelo que vi ele já tem uma noção de J2EE, então começa sem medo pelo MVC, pois hoje é muito utilizado e não é um bicho de 7 cabeças, como nada é ! Apena pensamos que é difícil antes de conhecer após isso, tudo se torna fácil.[/quote]
ótimo! boa dica… ja tenho um “bom” conhecimento de UML, OO, EE, SE… vou me aprofundar em MVC mesmo.
desculpa se estiver falando bobagem… mas todos citam “hibernate” tmb vou dar uma olhada nele… pois todos sitam como sendo a " framework" mais usada.
Se tiverem apostilas, livros, pdfs sobre QUALQUER coisa… agradeco
Onde é que você viu que MVC é aplicável somente para J2EE, presta atenção lê direito! Citei J2EE, pois sub-entende que sabendo J2EE já se sabe J2SE o básico.
Escrevi minha mensagem baseando-se nessa mensagem e quem à escreveu não leu o tópico direito.
Já está falando que já sabe o básico e que quer saber o que rola no mercado, então citei MVC que é muito utilizado, entendeu agora ?