Dicionário .jar. Por onde começar?

Falae, galera. Beleza?

Bom, ter um dicionário no seu celular é sempre útil, né? No caso de inglês-português existem vários por aí na internet. Mas infelizmente não dei a mesma sorte com o francês :confused:

Pois então resolvi fazer um eu mesmo e distribuir por aí. O problema é que até poucos dias atrás eu não manjava absolutamente nada de programação.
Então tô correndo atrás: vídeo aulas, apostilas e tudo mais.

O problema é que além de encontrar pouco material voltado pra quem nunca programou, o java se revelou um mundo imensamente grande.

Já to aprendendo alguma coisa sobre programação, mas alguém aí poderia me indicar o que devo aprender pra poder chegar onde quero?

Meu cel roda arquivos .jar, logo vou ter que criar o arquivo nesse formato. Já vi que aqui no fórum tem um tutorial sobre como fazê-lo. Vou ter que aprender J2ME, certo??

O problema maior é que eu não sei por onde começar nem pra onde ir. Não conheço o jargão da área - não sei o que são strings, por exemplo - e precisava de uma orientação.

Não tô pedindo um tutorial ou as linhas do programa, não me entendam mal. É mais saber o que eu preciso aprender pra chegar lá, entende?

A minha idéia do aplicativo (é esse o termo certo?) é bem simples:
Inicia; aparece uma caixa de texto pra digitar o verbete; o cel pesquisa aquilo que você der entrada e retorna uma lista com aquilo que dá “match”; depois é só clicar na palavra desejada e ler a tradução. Ah, claro que tem que ter um botão pra poder reiniciar o processo né?

Vai ser algo simples de fazer? (Fora o trabalho de digitar um dicionário inteiro, claro)
Eu já tenho um inglês-português aqui pra usar como modelo. Será que ajuda?

Agradeço pela atenção aí
Um forte abraço

Olá amigo,

Realmente existe um imenso universo ao redor da plataforma Java.

Bem, J2ME atualmente é pouco usado. Estude desenvolvimento para Android. Eles já estão dominando o mercado e você vai encontrar uma similaridade com programação Java sem igual.

Vou sair de férias daqui à 20 dias e estou contando os dias para entrar de cabeça no universo Android.

Essa é a minha visão. Acho que estudar Android é o caminho, mas obviamente você deverá ter uma boa bagagem da plataforma Java.

Comece por esse livro: http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf

Abraços e conte com o GUJ.