Galera estou em uma dúvida cruel ! Como eu tenho o livro da Kathy do Java 5, estudei por ele (Estou terminando de ler o ultimo capitulo).
Estou pensando em tirar o SCJP 5 mesmo, tendo em vista que a prova é em português, e passando minha empresa irá reembolsar o valor de qualquer forma. Mas fico na dúvida pois o povo sempre aconselha a fazer a SCJP 6, dizem que as questões são mais faceis inclusíve.
Sem chance de eu comprar o livro de Java 6 e ler. Estou com bastante pressa pra tirar essa certificação, por isso li o livro quase todo e to estudando mto todo dia…
Cara também tenho o livro Java 5, mas vou fazer a prova SCJP 6, porque se você tem uma certificação já é vantagem e atualizada melhor ainda, os outros obejtivos da prova você encontra aqui e em vários lugares. bom isso é minha opnião, boa sorte e sucesso.
Neste caso, depende do conhecimento do idioma Inglês que você possui. Se for um bom conhecimento, então prefira o original em inglês, caso contrário, a versão traduzida.
Mas no caso qual seria mais aconselhável? O 6 mesmo?
To em dúvida quanto aos recursos disponíveis para estudo do Java 6…[/quote]
Com certeza o mais indicado é fazer a SCJP6…a 5 já está bem superada.
O conteúdo é praticamente o mesmo, com adição de NavigableMap, NavigableSet e Console…e também o fato de a prova ser em inglês, claro.
Além do mais, pouquíssimas provas de certificação são disponibilizadas em versões em português e praticamente todo conteúdo atualizado para esses exames estão em literaturas de idioma inglês.
bom uma coisa que aprendi, esqueça esse negocio de questoes mais faceis ou mais dificeis, isso eh muito relativo, com relacao o quanto vc estudou e aprendeu. É isso que define se achas uma questao moleza ou nao, sem falar que a Sun, elabora uma porrada de questoes e as chances de vc pegar um exame muitooo parecido com o de outro sao bem poucas, entao confie mais em vc do que é dito por ai. Isso é para nao criar falsas motivações ou esperanças.
Bem, faça o exame que vc está mais confiante o 5 exige mais no percentual para ser aprovado, o 6 e exige menos. Parece pouco, porem faz uma diferença e das grandes, se perde por causa de 1%.
Na epoca que fiz o meu, fiz o 5 e em portugues, pq nao tinha um ingles suficiente para fazer um exame desse, ja que eu somei meu pessimo ingles + adrenalina que ia ficar na hora + a pressao daquele relogio infeliz, entao isso tudo conta, pois uma coisa eh fazer os simulados em casa, outra coisa eh na hora la.
Independente de qual for fazer, o conteudo da 5 sempre via estar presente, entao tem meu guia que pode ti ajudar, uma vez que vc ja leu o livro da kathy. http://blog.camilolopes.com.br/guia-de-bolso-para-scjp-lancamento/
flw!
Estudei pelo livro 5 e fiz a prova do 6. Como já foi dito pela maioria, a diferença entre as duas versões são a classe Console e as interfaces Navigable.
O momento ideal para fazer a prova é quando você estiver confiante. Nesse momento a prova se torna uma mera formalidade, onde você só irá confirmar que você merece ser certificado. Não tem erro: estude, estude e estude.
Seguinte… também estou entrando nesse time, e como qualquer iniciante tenho minhas dúvidas. Bom, eu tenho um livro da Kathy (Use a Cabeça Java), particularmente gosto muito do livro, acho ele muito didático e pra mim as coisas que são ensinadas ficam bem mais claras na cabeça.
Que(ais) outro(s) livro(s) vocês me recomendariam ler antes de tirar a certificação SCJP?
Sei que existem dois tipos de certificação, a SCJP 5 e a SCJP 6, a única diferença entre as duas é que uma é em português e outra em inglês? Tirando o percentual de aprovação que também é diferente.