Diferença do Oracle Pago e do Free

Olá …
Qual a diferença do Oracle Pago e do Free??
Apenas Volume de dados, ou teo outras restrições (Procedures, Trigger, …)???
Muito obrigado …

As diferenças são algumas:

  • Limitação ao tamanho dos dados (máximo 4Gb)
  • Limitação ao tamanho de memória (máximo 1Gb)
  • As ferramentas de administração são bem reduzidas. Mas normalmente, a gente que mexe com Oracle gera Scripts para as operações. Também existem inúmeras ferramentas Free (a própria Oracle tem uma feita em Java).
  • Algumas ferramentas avançadas no Oracle não existem (OLAP, geoprocessamento, etc).

Pelo menos aqui pra gente, não fez diferença nenhuma. :smiley:
Os clientes médios a grandes (3 lojas para cima) já costumam ter o Oracle pago mesmo…

Existem algumas outras diferenças, mas pelo menos para nós aqui da Santri são irrelevantes por causa do uso do nosso software.

santri, …
Fiquei sabendo que a versão Free é somente uma versão para desenvolvimento e não posso utilizar com um fim comercial e instalar no cliente sem a licença.
É verdade isso??

mais uma vez, muito obrigado.

De maneira alguma!

A Oracle na verdade plageou esta idéia do DB2, SQLServer e Progress, que também têm sua versão Express.
A idéia é que clientes utilizem a versão Express até o limite, quando serão obrigados a comprarem a versão paga. E isto irá acontecer com alguns clientes meus daqui a uns 5 anos.

Taí o link…

http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html

Suporta apenas um banco de dados(mas vários usuários), e um processador.

[quote=JohnJohn]santri, …
Fiquei sabendo que a versão Free é somente uma versão para desenvolvimento e não posso utilizar com um fim comercial e instalar no cliente sem a licença.
É verdade isso??

mais uma vez, muito obrigado.[/quote]

Olá,

Funciona assim para a versão Personal do banco Oracle. Mas ele ta falando é do Banco Oracle Express.

Uma outra coisa que diferencia, no XE nao tem muitas opcoes de configuracao como no banco “normal”.

]['s

[quote=fabio.patricio][quote=JohnJohn]santri, …
Fiquei sabendo que a versão Free é somente uma versão para desenvolvimento e não posso utilizar com um fim comercial e instalar no cliente sem a licença.
É verdade isso??

mais uma vez, muito obrigado.[/quote]

Olá,

Funciona assim para a versão Personal do banco Oracle. Mas ele ta falando é do Banco Oracle Express.

Uma outra coisa que diferencia, no XE nao tem muitas opcoes de configuracao como no banco “normal”.

]['s[/quote]

Tem uma porrada de configurações possíveis (é claro que não é igual à versão Enterprise). O problema é que vc tem que fazer na mão ou nos arquivos do banco. Não disponibilizam ferramentas para isto na instalação.

Santri,

Então não tem como eu usar o suporte geoespacial (Oracle Spatial) com o Oracle XE?

valeu galera …
é sempre bom contar com vocês.

[quote=fsquadro]Santri,

Então não tem como eu usar o suporte geoespacial (Oracle Spatial) com o Oracle XE?
[/quote]

Não. Até pq como vc iria utilizar estes recursos num banco de dados enxuto como o XE?

Taí o link falando sobre o Spatial.

http://www.oracle.com/technology/products/spatial/index.html

Santri,

Valeu! :slight_smile:

Pessoal,

Desculpem “desenterrar” o assunto, mas é pra fazer uma correção. No Oracle XE é possível sim utilizar a parte espacial, porém com o Locator e não com o Spatial, e isso significa que exisitirão algumas restrições, de algumas funções espacias por exemplo. Porém os operadores estarão disponíveis.

Depedendo da necessidade o Oracle Locator é satisfatório.

Abraço,