Diferença entre cargos

Galera, estou buscando me informar mais sobre as possíveis áreas que posso seguir após terminar minha faculdade, e gostaria da ajuda de vocês para tirar algumas dúvidas…

1. Existe diferença entre Programador, Desenvolvedor e Analista Desenvolvedor? Qual destes cargos possui as melhores oportunidades de crescimento?

2. Quais as diferenças entre Engenheiro de Software e Arquiteto de Software? O que um faz que o outro não faz? Como anda o mercado para esses profissionais aqui no Brasil?

3. Gosto muito de programar, mas também levo um certo jeito com essa coisa de diagramação UML, padrões de projeto, etc… decidindo atuar como Engenheiro ou Arquiteto de Software, eu continuaria programando, ou ficaria só por conta dessa parte da modelagem mesmo?

Tenho mais algumas dúvidas, mas a medida que o pessoal for respondendo eu vou perguntando…
Obrigado desde já.

1 - Sim. Programador, pois ele tende a ter uma carreira mais longa até chegar em um nível gerencial;
2 - Ao contrário da engenharia civil e da arquitetura, o engenheiro de software “desenha” a solução e o arquiteto “desenvolve” a base, definindo tecnologias e a estrutura a ser utilizada.
3 - Engenheiro, dificilmente. Arquiteto, com certeza.

Adendos:
Programador < Analista < Analista Desenvolvedor.
Dificilmente você será um engenheiro ou arquiteto sem ter passado pela programação/análise e sem ter certificações.
“Levo um certo jeito” para modelagem de sistemas acadêmicos é quase sempre != de ser um ótimo analista. Tome cuidado, análise é algo que exige conhecimento técnico, mas muito mais, capacidade interpretativa. Além de contato com clientes. Por isso não gosto, não gosto de pessoas.

Obrigado pelas respostas drsmachado.

Não sei se entendi direito … quer dizer que é mais fácil ‘crescer’ como programador do que nos demais cargos? Sempre vejo comentários de gente reclamando de que programar (só programar) não dá dinheiro ;s isso me deixa um pouco com o pé atrás.

Fiquei confuso por causa dessa sua outra colocação… não sei se você confundiu os sinais, ou se sua intenção realmente foi essa: Programador vale mais a pena que Analista, que vale mais a pena que Analista Desenvolvedor?

É, eu to ligado. Eu quis dizer com “Levo um certo jeito” que eu não me importo de mexer com essas coisas, ao contrário de uma galera que eu conheço que tem horror a esse tipo de coisa, que só quer ficar mais por conta da programação mesmo. Eu atuo tanto com programação quanto com diagramação no estágio que estou fazendo… mas sei que preciso aprender muuuito ainda pra me considerar realmente bom nisso.

[quote=fsoad]Obrigado pelas respostas drsmachado.

Não sei se entendi direito … quer dizer que é mais fácil ‘crescer’ como programador do que nos demais cargos? Sempre vejo comentários de gente reclamando de que programar (só programar) não dá dinheiro ;s isso me deixa um pouco com o pé atrás.
[/quote]
Qual o meio mais fácil de construir um prédio? Do zero ou em cima de outro?
Você tem mais possibilidade de crescer se começar do zero, como programador. Quanto maior o cargo que você atingir, menor as chances de crescimento.
Claro que isso signfica salário arroxado, mas geralmente você dá um passo atrás, para andar dois à frente.

Até onde eu sabia era:

< menor que
> maior que

Me engano?
Sendo assim:
Programador < (menor que) Analista < (menor que) Analista Desenvolvedor
(menor que -> leia-se salário menor e, teoricamente, atribuições menores)

Geralmente vejo vagas de Programador, para os que não possuem curso superior (aqui seria a pessoa que somente programa, sem análise, sem modelagem)

e para Analista Programador, para os que possuem superior… (essa aqui, ja é formada, pode colher requisitos, fazer modelagens)

Engenheiro de Software, geralmente vejo vagas para C/C++ software embarcado…coisas mais pesadas. / também ja vi vagas que a pessoa tem que saber “Engenharia de Software”, como se fosse atuar como gerente…bem confuso né…também acho…

Arquiteto, vagas para esse perfil, são para pessoas com “Amplo” conhecimento de arquitetura de sistemas, ou seja, padronização, técnologias, frameworks…digamos a estrutura global da aplicação em si, a definição dos modulos e como eles deveram interagir…(trabalho bem tenso, ao que parece).

e ai temos o analista de sistemas, que é uma versão Genérica, pode trabalhar com qqr coisa relacionado a informática rs…e não é necessário ser formado

tudo isso varia muito, é muito dificil dizer o que é certo…

ja vi vagas de Projetistas java, implementadores java…WTF rs

[quote]Qual o meio mais fácil de construir um prédio? Do zero ou em cima de outro?
Você tem mais possibilidade de crescer se começar do zero, como programador. Quanto maior o cargo que você atingir, menor as chances de crescimento.
Claro que isso signfica salário arroxado, mas geralmente você dá um passo atrás, para andar dois à frente.[/quote]
Ah sim, agora entendi o seu ponto… e vc também estava certo quanto aos sinais sim, eu que não tinha entendido sua intenção, e tbm me expressei mal, desculpe (:

Obrigado pelas explicações douglas…

Mas então, ainda tenho duas dúvidas:

1. Programador cresce mais no cargo (pq começa mais embaixo), porém se eu puder pegar um cargo de analista desenvolvedor de cara, por exemplo, é mais negócio?
  2. Vale a pena começar como Desenvolvedor ou Analista Desenvolvedor e fazer uma pós em Engenharia de Software depois de um tempo? Isto vai me trazer benefícios ou provavelmente continuarei na mesma?
  3. Pelo que andei vendo, Arquitetura de Software é uma das áreas da Engenharia de Software (inclusive tem disciplinas de Arquitetura em pós de Engenharia)… isso confere, ou as duas áreas não tem nada a ver?

drsmachado vc confundiu o cara com a resposta 1 hahaha, agora uma coisa… Sem engenharia social não se chega a lugar algum…

drsmachado vc confundiu o cara com a resposta 1 hahaha, agora uma coisa… Sem engenharia social não se chega a lugar algum…[/quote]

a melhor maneira de aprender engenharia social é assistindo ao seriado Dexter…rs

[quote=drsmachado]1 - Sim. Programador, pois ele tende a ter uma carreira mais longa até chegar em um nível gerencial;
[/quote]

Vc defende a tese de que para ser um gerente de projetos é preciso ter sido Sênior em desenvolvimento?

Sim, o nome.

O graduado engenheiro de software é um engenheiro. Portanto, estudou cálculo, física dos materiais e outras disciplinas de engenharia.
O arquiteto não teve que passar por isso. Não é muito diferente do cara que se intitula engenheiro de software só porque fez uma pós que leva o nome de engenharia.

Vai continuar programando. Especialmente agora, com os processos ágeis de desenvolvimento de software.

A área não é regulamentada. Portanto, você pode ser contratado com o nome que a empresa der para o cargo.
Não existe distinção clara entre analista, arquiteto, etc… já tive cargo com todos esses nomes, mas o trabalho em si era o mesmo.

Agora, existem empresas que fazem algum tipo de distinção, e colocam o analista num lado mais gerencial.
Eu, particularmente, não gosto dessa distinção. É burocrática e terrivelmente ineficiente.

Sem falar que tem muito analista babaca que se torna arrogante e se considera chefe dos programadores.