Olá galera,
Novamente recorro ao fórum para esclarecer a seguinte dúvida:
Existe diferença entre Engenharia de Software e Desenvolvimento de Software?
[]’
MArcio
Olá galera,
Novamente recorro ao fórum para esclarecer a seguinte dúvida:
Existe diferença entre Engenharia de Software e Desenvolvimento de Software?
[]’
MArcio
Eu diria que engenharia de software é uma ilusão e desenvolvimento de software a realidade.
Então não vale a pena eu investir no livro de Engenharia de software?
Estava pensando em comprar o seguinte livro:
Engenharia de Software do Autor/Professor Marcelo Nogueira.
[]’
MArcio
Engenharia de Software engloba desde a especificação até a manutenção (passando por modelagem, desenvolvimento, teste etc) de um dado sistema.
Desenvolvimento de Software é uma das áreas da Engenharia de Software.
ok?
Então não vale a pena eu investir no livro de Engenharia de software?Estava pensando em comprar o seguinte livro:
Engenharia de Software do Autor/Professor Marcelo Nogueira.[]’
MArcio
Vale a pena você conhecer sim. Conhecimento nunca é demais.
Cara, basicamente a Engenharia de Software engloba a parte de “Estudo” de um sistema.
Exemplo bem grosso seria a contrução de um predio.
Voce primeiramente vai precisar do arquiteto para desenhar a planta e depois do engenheiro para apartir da planta, elaborar o plano da construção.
Em desenvolvimento de software isso tambem existe. Voce precisa estudar(“analisar”) como sera o sistema que o cliente esta solicitando.
é ai que entra a engenharia de software.
Voce vai estudar engenharia de requisitos, ciclos de desenvolvimento, entre "n’ coisas…
Todo desenvolvedor precisa saber de engenharia, isso porque qualquer empresa que vc entrar, tera sua propria metodologia, então, normalmente as empresas dao preferencia para quem ja conhece “metodologias” ageis de desenvolvimento.
Então meu fio, estuda engenharia sim, até pq nao sei se vc ja é formado ou não, caso nao seja, vc vai ver e muitoooo isso na faculdade 
abraço fuiiii
Cara, basicamente a Engenharia de Software engloba a parte de “Estudo” de um sistema.Exemplo bem grosso seria a contrução de um predio.
Voce primeiramente vai precisar do arquiteto para desenhar a planta e depois do engenheiro para apartir da planta, elaborar o plano da construção.
Em desenvolvimento de software isso tambem existe. Voce precisa estudar(“analisar”) como sera o sistema que o cliente esta solicitando.
é ai que entra a engenharia de software.
Voce vai estudar engenharia de requisitos, ciclos de desenvolvimento, entre "n’ coisas…
Todo desenvolvedor precisa saber de engenharia, isso porque qualquer empresa que vc entrar, tera sua propria metodologia, então, normalmente as empresas dao preferencia para quem ja conhece “metodologias” ageis de desenvolvimento.
Então meu fio, estuda engenharia sim, até pq nao sei se vc ja é formado ou não, caso nao seja, vc vai ver e muitoooo isso na faculdade
abraço fuiiii
Valeu Danilo!
Na verdade concluo minha graduação esse semestre, mas em Marketing!.. Sou iniciante na área de tecnologia, e pretendo realizar uma nova graduação em Engenharia de Software no próximo ano (2010).
Obrigado pelo esclarecimento
Abração
MArcio
Então não vale a pena eu investir no livro de Engenharia de software?Estava pensando em comprar o seguinte livro:
Engenharia de Software do Autor/Professor Marcelo Nogueira.[]’
MArcioVale a pena você conhecer sim. Conhecimento nunca é demais.
Sem dúvida!
Valeu
Abraço
MArcio
Engenharia de Software engloba desde a especificação até a manutenção (passando por modelagem, desenvolvimento, teste etc) de um dado sistema.Desenvolvimento de Software é uma das áreas da Engenharia de Software.
ok?
Boa,
Pelas explicações, o mais fácil seria estudar engenharia de software e passar pelo desenvolvimento do mesmo.
Obrigado pelas dicas!
Abração
MArcio
Aproveitando o gancho!
Vocês conhecem esse livro ou o autor? Marcelo Nogueria Engenharia de Software!
Abs
MArcio
Esse eu desconheço, vez e outra saem livros novos ou novas edições sobre Engenharia de Software
Um livro que é praticamente uma biblia no assunto é o famigerado : Engenharia de Software, Roger S. Pressman, esse livro é bastante completo, e na ultima edição aborda vários assuntos em evidencia, tais como metodologias ágeis…
Lembro também do livro do Ian Sommerville, altamente recomendado. Ambos os que citei existem em versões traduzidas
Esse eu desconheço, vez e outra saem livros novos ou novas edições sobre Engenharia de SoftwareUm livro que é praticamente uma biblia no assunto é o famigerado : Engenharia de Software, Roger S. Pressman, esse livro é bastante completo, e na ultima edição aborda vários assuntos em evidencia, tais como metodologias ágeis…
Lembro também do livro do Ian Sommerville, altamente recomendado. Ambos os que citei existem em versões traduzidas
Já vou providenciar ; )
[]’
MArcio