Bom dia a todos, eu desenvolvo em J2SE e outro dia estava com a seguinte duvida, a diferença entre J2EE e J2SE se é tão grande assim e se alguem com um pouco de experiencia em J2SE pode aprender facilmente J2EE.
Obrigado.
Bom…
J2EE = Web.
J2SE = Desktop.
Ja começa por ai a diferença.
Mas no caso acho que dá perfeitamente para você “migrar” para web.
Para começar é bom ficar por dentro das coisas mais básicas.
- HTML
- CSS
Saber o que é Request, Response, Post, Get…
Estudar servlets.
Hoje você pode trabalhar com inumeras ferramentas.
No caso eu uso JSF e acho bastante flexivel. Então eu recomendaria. Claro que temos outras soluções que aliás aparecerão por aqui.
Se partir para jsf, estudar seam, richfaces já ajuda também. E estudar um servidor de aplicação também é essencial. (jBoss ou Tomcat) São legais.
Espero ter ajudado !
[quote=natureza]Bom…
J2EE = Web.
J2SE = Desktop.
[/quote]
Não é só isso hein. 
Já trabalhei com aplicações desktop que utilizavam mais tecnologias Java EE(JMS, EJB, JPA, WS) do que aplicações web…
Até +
[quote=natureza]Bom…
J2EE = Web.
J2SE = Desktop.
Ja começa por ai a diferença.
Mas no caso acho que dá perfeitamente para você “migrar” para web.
Para começar é bom ficar por dentro das coisas mais básicas.
- HTML
- CSS
Saber o que é Request, Response, Post, Get…
Estudar servlets.
Hoje você pode trabalhar com inumeras ferramentas.
No caso eu uso JSF e acho bastante flexivel. Então eu recomendaria. Claro que temos outras soluções que aliás aparecerão por aqui.
Se partir para jsf, estudar seam, richfaces já ajuda também. E estudar um servidor de aplicação também é essencial. (jBoss ou Tomcat) São legais.
Espero ter ajudado ![/quote]
Algumas coisas que me trazem duvida, por exemplo quanto ao uso de HTML e CSS na aplicação, pois nao usamos swing em aplicação web certo? dai vai usar o HTML para interface grafica msm?
[quote=fabiozoroastro ]Não é só isso hein.
Já trabalhei com aplicações desktop que utilizavam mais tecnologias Java EE(JMS, EJB, JPA, WS) do que aplicações web…
Até + [/quote]
Eu quis dizer de uma maneira geral. Que J2EE é voltado para web.
Claro que utilizamos tecnologias web em Java EE.
Só acho que ao invés de apenas criticar poderia complementar o que eu disse para que fique mais claro para ele.
Eu no caso nunca trabalhei com J2SE. A não ser em projetinhos para estudo.
Então não posso sair citando coisas que não conheço.
Mas o que quis dizer foi basicamente a diferença.
bom mano, é o seguinte…
para web, é outra filosofia, não é a mesma de programação desktop, ok?
programação desktop em geral -> objetivo é gerar um executável que rode a aplicação, tanto sendo distribuída como local.
programação web ->
- vc tem que entender como funciona o server-side e o front-end, tipo, qual a interação do servidor, o que ele faz, como funciona a linguagem no servidor, para que ele serve, entre outras coisas, e o front-end que é a interação com o cliente, ou seja, a experiência que o cliente irá ter com sua aplicação, e para desenvolvê-lo, vc pode usar as tecnologias disponíveis, tipo: html, css, javascript, flex, silverlight(No caso para .net), JavaFX, flash, etc…
- Entender como funciona a interação cliente-servidor, computação distribuída, essas coisas…
entende?
aprenda primeiro a filosofia de uma conexão cliente-servidor e depois preocupe-se com a implementação ou forma de realizar o desenvolvimento.
flw brother.
Então não é utilizada swing na aplicação web não.
Utilizamos “basicamente” HTML.
Mas ai utilizamos bibliotecas para isto.
No meu caso como utilizo JSF eu utilizo bibliotecas para componentes.
Ao invés de usar por exemplo eu uso um <a4j:commandButton /> do richfaces ou o proprio <h:commandButton/> do html do jsf.
No caso os arquivos “html” tem extensões .jsp geralmente. E os componentes são elaborados para que tenhamos mais parametros nas suas utilizações.
No caso na construção dos sistemas que desenvolvo basicamente é utilizado os componentes que lhe falei x css para a parte de Design e Layouts.
Att,
[quote=natureza][quote=fabiozoroastro ]Não é só isso hein.
Até + [/quote]
Eu quis dizer de uma maneira geral. Que J2EE é voltado para web.
Claro que utilizamos tecnologias web em Java EE.
Só acho que ao invés de apenas criticar poderia complementar o que eu disse para que fique mais claro para ele.
Eu no caso nunca trabalhei com J2SE. A não ser em projetinhos para estudo.
Então não posso sair citando coisas que não conheço.
Mas o que quis dizer foi basicamente a diferença. [/quote]
Nã era minha intenção criticar. Como você disse, o importante é complementar com mais informações. Então, aí vai:
http://javafree.uol.com.br/topic-851560-Qual-a-Diferenca-entre-J2SE-e-J2EE.html
[quote=guialeixo]Bom dia a todos, eu desenvolvo em J2SE e outro dia estava com a seguinte duvida, a diferença entre J2EE e J2SE se é tão grande assim e se alguem com um pouco de experiencia em J2SE pode aprender facilmente J2EE.
Obrigado.[/quote]
A diferença está nas bibliotecas. JEE = JSE + JMS + JavaMail + EJB + Servlets + …
Mas na prática a diferença é que uma aplicação jee corre em ambiente gerenciado ( o application server) mas o application server é construido com qq coisa. normalmente JSE, mas pode ser em JME tb. ( Eu já trabalhei com tomcatembutido sob a plataforma JME Foundation Profile)
No caso de um applet , é utilizado Swing na Web.
E como foi citado acima a diferença é mais conceitual , a especificação explica. 
Mas a programação em si é muito diferente?
Alguem que tem pouca nao muita experiencia em J2SE conseguiria em quanto tempo mais ou menos desenvolver em J2EE?
[quote=guialeixo]Mas a programação em si é muito diferente?
Alguem que tem pouca nao muita experiencia em J2SE conseguiria em quanto tempo mais ou menos desenvolver em J2EE?[/quote]
Tudo é java. Você vai ter que aprender apenas “alguns” padrões de desenvolvimento e “algumas” bibliotecas a mais. 
Mas e quanto a parte grafica, vou ter que aprender HTML certo?
Mas HTML não faz parte da especificação Java EE. HTML é o mínimo que você precisa saber para desenvolver 99% das aplicações web.
Procurei saber um pouco sobre Jboss e tomcat eh como se fosse um apache para desenvolver em java?
jBoss e Tomcat são servidores de aplicação java.
Apache é servidor de aplicação que eu saiba no caso php.
Você não os utiliza para desenvolver e sim para rodar a aplicação.
No caso jBoss possui um framework para desenvolvimento de aplicações no caso o seam.
E apache é responsavel por alguns componentes citando um deles tomahawk para uploads de arquivos.
Entendeu?
[quote=natureza]jBoss e Tomcat são servidores de aplicação java.
No caso jBoss possui um framework para desenvolvimento de aplicações no caso o seam.
E apache é responsavel por alguns componentes citando um deles tomahawk para uploads de arquivos.
Entendeu?[/quote]
Sim intendi essa era minha duvida msm ehh eu queria ter falado isso msm so q falei errado.
dai o jboss ou o tomcat vao ser como o apache so pra testar mesmo… e a interface grafica vai ser feita em html neh? dai eu chamo o codigo html no java?
Cara, acho que só perguntando aqui você não vai obter bons conhecimentos.
Já deu uma olhada nas apostilas gratuitas disponibilizadas pela Caelum?
www.caelum.com.br
Dê uma olhada lá!
[quote=natureza]jBoss e Tomcat são servidores de aplicação java.
Entendeu?[/quote]
Somente lembrando, Tomcat é um servlet container, ok…