Diferença entre Web Server e WebService

Diferença entre Web Server e WebService?

To querendo entender sobre WebService… o que é… que tipos tem… como funciona… exemplo… :wink:

[]´s

Woquiton

WebServer: servidor que retorna páginas HTML, figuras JPG/GIF etc para um cliente web.

WebService: seria um servidor de serviços que permite a comunicação entre aplicações. Por exemplo: o seu aplicativo que calcula o frete de um produto poderia se comunicar com o webservice dos Correios para saber o custo da entrega de acordo com o CEP e também poderia se comunicar com o webservice da Receita Federal para conseguir as aliquotas de imposto para as mercadorias. Tudo isso independente de plataforma e sistema.

André

Legal, era mais ou menos isso que eu tava pensando mesmo, daí veio a dúvida. Reparei em uns arquivos XML, de extensão, acho que XSDL…

Então, o WebService é uma ferramenta??
É tipo os correios, informarem que possuem um métodos, que retorna entrega de acordo com o CEP (getSeila), daí na nossa empresa, chamos ele, e ele nos retorna o valor? +/- isso?

Como uma aplicação .Net claria um método em outra linguagem? :roll:

Obrigado André

O Web Service é um meio de comunicação entre aplicativos e plataforma, uma vez que o que trafega entre o cliente (aplicativo A) o servidor (pode ser até um aplicativo B) é XML.

Ou seja, um PC pode trocar uma informação com um Mainframe de forma transparente, simplesmente usando o protocolo próprio do Web Service (SOAP).

Ele não é uma ferramenta, mas pode ser, na verdade é uma forma de interface.

Não necessáriamente funciona só com o CEP, mas eu tenho um aplicativo de vendas da empresa A e o de produção da empresa B, não é necessário desenvolver um aplicativo proprietário para integrar os dois, se ambos tiverem suporte a WService, a comunicação pode acontecer nesse nível.