Diferença JDBC e ODBC

Ola,
estou começando a mexer com JDBC e ainda nao entendo muito,
gostaria de saber a diferença de eum Driver JDBC e um driver ODBC.
Os dois tem a mesma função ?
Em questão de compatibilidade e desempenho são iguais ?
Qual o procedimento para se instale e funcione um driver JDBC ou ODBC ?

Grato
Alexandre

A idéia de ODBC(Open Database Connectivity) foi criar uma maneira comum de acesso usando SQL (ODBC Driver Manager), de forma que uma aplicação-cliente pudesse acessar bases de dados de diferentes fornecedores, como por exemplo, Oracle Database, SQL Server (Microsoft), DB2 (IBM), entre outras, através de seus drivers correspondentes.
Já o JDBC(Java DataBase Connection) é um conjunto de classes e interfaces em Java, que proporcionam uma interface similar a ODBC para bases de dados SQL.

Bom… espero ter ajudado… :wink:

Só para simplificar…

JDBC vc vai usar um driver especifico para o BD e acessa-lo direto… (vc especifica o driver no código)

ODBC vc vai usar sempre o mesmo driver… ai na propriedades do sistema vc configura uma entrada no ODBC para ele acessar seu banco…

Com ODBC seu código fica mais genérico mas vc precisa ter permissão de acesso as propriedades ODBC do sistema…

Existe alguma forma especifica para a instalação e configuração ou a instalação pode ser do tipo NNF ?

Grato Alexandre

não entendi sua pergunta…

Como é feita a instalação e configuração do driver ODBC ?

Windows já vem instalado… é so vc ir no painel de controle e ferramenats administrativas… ODBC … etc…

no linux eu não sei se vem instalado, creio que precise instalar