Diferenças de JAVA e JAVA WEB

Galera acho eu que tenho grandes possibilidades de uma futura vaga logico depois de formado na vaga de JAVA voltado a Web.

Gostaria de saber as principais diferenças de JAVA e Java web.

Quem estuda java ,praticamente sabe java web ou não tem nada haver ?
Alguem pode me indicar através de links ,de apostilas com conteudos de java voltado a web.

Existe curso especifico ? ou trata-se de um curso universitario padrao com a linguagem voltada a java ?

Tipo processamento de dados voltado a java.

Agradeço quyem poder me indicar apostilas e me tirar essas duvidas.

Estude esta apostila e você irá descobrir. www.caelum.com.br - Apostila FJ21 (gratuita)

Primeiramente obrigado.
Estarei vendo.

Qualquer outra orientação me fale por favor.

O mercado hoje e voltado mais para web ?

Cara eu posso estar errado ou desatulizado., mas ate onde eu sei existem 3 tipos de desenvolvimento java, que são:

• J2SE ( Java para desktop )
  • J2EE ( Java para web)
  • J2ME ( Aplicacoes para palm e outros dispositivos )

Na minha concepção(não sei nem se essa palavra esta escrita corretamente) 90% do mercado Java é WEB, 9% J2ME e 1% desktop.

Entao quando alguem falar que precisa de alguem que programe em java, ele deverá ser um pouco mais especifico.
Um abraco., espero ter colaborado.

Tudo que vc for usar em JAVA vc vai usar em Java Web.
Então é bom vc aprender a java mais a parte web. Que é a grosso modo JSP mais um framework MVC, e tambem é bom vc aprender um framework de mapeamento objeto relacional tipo hibernate ou jpa.

É isso ai… são as 3 plataformas mesmo…

JSE (Standard Edition)
JEE (Enterprise Edition)
JME (Micro Edition)

Na verdade… Java Web que vc diz esta localizada na segunda plataforma…
Mas como o proprio nome já diz… é uma ‘plataforma’. Entao alguns padroes e especificações são necessário… Num é apenas criar paginas e servlets…

Procure se informar por JEE… é usado para construção de sistemas corporativos… normalmente em camadas…

Para essa plataforma… existem vários frameworks… que o ajudara a desenvolver bastante em nível de produtividade… e nitidez…

Para camada de apresentação costumo utilizar o JSF (Java Server Faces), logico q utilizando JSPs…
Na camada de bussiness vc pode utilizar EJB 2… que ainda é o mais forte do mercado… nao por uma questao de ser melhor… mas o 3 ainda tá fresco…
Ou o proprio 3… que já é uma opção mais enxuta… robusta…
Pode tbm, por exemplo, utilizando JBoss Seam… criando classes delegate… para as regras de negocios… e beans integrados (EJB + Faces Bean)

Na persistencia… gosto muito de usar o Hibernate… e uma configuração da JTA (Java Transaction API) para facilitar a vida… e num ter que ficar preocupado com as transações… no inicio parece estranho… mas depois fica bem mais facil…

E gosto muito do server JBoss… mas existem any muito bons…

Se informe!

Eita confundiu pacas

Mas existem aposttlas especificas para JAVA Web ou JEE

[quote=allanfox]Eita confundiu pacas

Mas existem aposttlas especificas para JAVA Web ou JEE[/quote]

Amigo não confundiu nda… JAVA WEB = J2EE, quer aprender JAVA voltado a WEB procure informações sobre J2EE, simples.

Amigo,

To as voltas com isso dae tb.
No site da caelum, essas apostilas estao sendo essenciais para mim. Dê uma olhada
Java e orientacao a objetos.

Java para Web

Java para Web, desenvolvimento agil.

Bons estudos.