Diferencas entre eclipse

10 respostas
M

Bom dia pessoal estou entrando no mundo java. Estou com uma duvida sobre o eclipse existem dois eclipses jee e eclepse jse

eu tenho instalado o 3.5 galileo ele abrange os dois ? ou tenho que ter ambos separados. Se sim como instalar o eclipse jee no ubuntu ?

quero aprender a programar par web com java, ja instalei o mysql. e esta funcionando blz.

Utilizo o ubuntu 10.04

estou usando a apostila da caelum.

Obrigado

Marcos

10 Respostas

Z111

No ubuntu tem o pacote de instalação do eclipse. Só dar um apt-get.

Se não me falha a memória, já instalará o eclipse jee. Se não instalar, basta abrir o eclipse ir em Help -> Install New Software, selecionar Work With --All Avaliable Sites-- e adicionar os complementos do pacote Web, XML and Java EE Development.

M

Z, obirgado pela ajuda eu baixei no site eclipse for jee onde eu descompacto ?

ele nao baixou os pacotes baixou um gz que eu imagino seja um zip.

como eu faco agora para instalar e entender o que o ubuntu esta fazendo para onde vai copiar ?

Desculpe a te acho que e uma pergunta bem basica, mas se eu nao entender isso nao vou conseguir me situar no Linux ubuntu

Obrigado

Marcos

A

Olá Brother…

Seguinte… eu não conheço muito linux… o que sei aprendii brincando… mas afirmo que muito pouco, mas conheco um pouco também de eclipse no windows, comecei faz pouco tempo também, se for igual ao windows, não precisa fazer mais nada, se for um gz acho que você precisa somente deszipar, e executa-lo no ubuntu, o eclipse no windows é uma pasta com todos os diretórios para ele funcionar não é instalado. Quando você executa ele, ele pergunta qual será sua pasta de projetos e pronto ja esta funcionando, acho que funciona igualmente no ubuntu.

Espero ter ajudado

V

Oi basta só vc instalar o JEE
q pode ser utilizado para os dois.
:smiley:

M

Valeu arthutgermano, eu estou aprendendo linux na marra, foi a essa conclusao que cheguei que na pasta eclipse tem tudo que ele precisa para funcionar. Uma Pergunta são dois eclipses jse e jee é isso mesmo ? se for aida tem um tercerio jme ?

pode me dizer por onde comecar para desenvolver em jee iniciante bem basico ?

Muito obrigado

Marcos

V

então, tenta baixar as video aulas do professor neri.

veja no youtube,

ou baixe umas apostilas…
para começar dá uma ajuda…

mas depois, é bomm vc procurar fontes com mais formação para isso.

vc disse q está com a apostila da caelum né, já da uma ajuda.

Z111

na linha de comando

$ apt-cache search eclipse

vai listar (se existir)

$ sudo apt-get install eclipse

vai baixar os pacotes e as dependencias para rodar o eclipse, vai instalar e criar um atalho no menu. Tudo automático.

Se baixou do site eclipse.org, descompacte dentro da sua pasta pessoal (~/) e execute (acho q é eclipse.sh).

Há uma probabilidade dele não funcionar (baixado do site), pois há algumas bibliotecas que são necessárias para rodar e não são instaladas por default no ubuntu.

Aqui tem uma série de links que podem te ajudar (não consigo abrir no trampo por causa do proxy)

http://www.google.com.br/search?q=instalar+eclipse+ubuntu&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

A

olá brother…

então isso…o eclipse tem diversas versões. Dá uma olhadinha em

http://www.eclipse.org/downloads/

Desconheço tutoriais jee no site da sun algum tutoriais pra iniciantes, mas mesmo assim não são tão bons.
Dá uma olhadinha em

http://www.dfjug.org/

lá muito bons … cursos gratis pra aprender e eles ensinam passo a passo, porém utilizando netbeans. Mas nada que não de pra transformar e usar no eclipse;
Espero ter ajudado…

suelengc

Olá, encontrei uma publicação que explica sobre as versões e subdivisões existentes no Java que, acredito, será muito útil para você que está começando.

Nesta publicação você encontra explicações tanto referente ao que é o JEE, JSE e JME quanto sobre o “por quê?” de usualmente falarmos J2EE, J2SE ou J2ME. (você entenderá o porquê do “2” e inclusive sobre a nomenclatura das versões do Java).

Espero ter contribuído! :wink:

Segue link: http://www.javaman.com.br/artigos/versoesJava.html

Abraços!

M

Obrigado a todos, esta funcionando, executando se vai compilar os projetos vamos ver mas uma coisa de cada vez…

Obrigado

agora vou procurar material e comecar a por em pratica

vlw

Marcos

Criado 22 de julho de 2010
Ultima resposta 22 de jul. de 2010
Respostas 10
Participantes 5