Diferenças entre Workflows

E ai pessoal,

Estou analisando duas ferramentas de Workflow e estou em dúvida em qual escolher para desenvolver algumas aplicações na empresa onde trabalho. JBoss jBPM me parece mais simples num primeiro momento, à princípio não preciso de um servidor de aplicação para rodá-lo e posso encontrar uma boa documentação disponível. Já o Nova Bonita necessita de uma configuração mais detalhada, obrigatoriamente instalado sobre um servidor de aplicação porém sua interface é muito mais elegante (supondo o uso do WebOS).

Alguém que já teve experiência com algum dos dois pode comentar algo a respeito?

Obrigado,

Alguém se propõe? Seriam questões como performance, curva de aprendizado, nível de complexidade para integração com sistemas legados, diferenças entre o Bonita e o jBPM, etc. Já encontrei algumas coisas na Internet mas queria ter opniões de vcs.

Olá Vinicius! Sou estudante do Curso de Sistemas de Informação e estou prestes a Iniciar meu TCC. Acabei de decidir o tema: Será sobre Workflow e iremos nos focar na ferramenta Nova Bonita. Acabei de Instalar em meu computador e estou levantando documentação sobre este assunto. O que vc sabe sobre esta ferramenta? Achei um pouco complicada até então. . . Consegui o manual dela, mas é todo em Inglês requer configuração muito detalhada. Também estou com um pouco de dificuldade para entender o que ela é capaz de fazer na prática. . .

A minha primeira experiência foi com o jBPM nesta ultima semana. A instalação dele, de acordo com o manual, é simples porém ele não rodou. Procurei por todos os cantos na Internet algo sobre os problemas que tive e não encontei nada.

Na próxima semana vou testar o Nova Bonita. A instalção dele, apesar de ser mais dispendiosa, teve mais êxito. Ele rodou. Agora vou testar a construção de alguns fluxos e te falo os passos que estou executando em breve.

Ola,
Como vcs. pretentem abordar a questao do Workflow…
O jbpm é muito simples basta entender o conceito, detalhe um pouco mais as suas necessidades e do seu projeto pois dependendo vc. poderia pesquisar ferramentas BPM como o TIBCO ou Intalio.Dai estariamos falando de processos e nao de Workflow.
Ps. estou fora com problemas de saude na familia, mais no meio da semana passo algum material a vcs.
sds.

No meu caso preciso da ferramenta para construir diagramas dos processos (através do eclipse) e depois gerar o deploy para criar as telas da aplicação para os usuários envolvidos no processo.

A minha dificuldade foi logo na instalação do jBPM.

Eu segui o tutorial do site da jboss para a instalação em http://www.jboss.org/community/wiki/jBPM3GettingStarted.
Veja como fiz:

a) instalei o jdk 1.6
b) baixei e descompactei o JBoss AS 4.2.2 para pasta c:\jboss
c) executei c:\jboss\bin\run.bat para iniciar o jboss
d) baixei e instalei o jBPM 3.2.4 com o comando java -jar em c:\jbpm

Aparentemente tudo ok. Reiniciei o JBoss AS em bin\run.bat e ele executou.
Quando vo ao browser e digito localhost:8080 aparece a página do JBoss, mas quando digito localhost:8080/jbpm-console, não aparece nada, dá caminho inválido!

Esqueci alguma variável de ambiente?

Outra coisa estranha que notei é que a instalação não segue a estrutura de diretórios mencionada no tutorial, ao pé da letra. A estrutura mencionada é:

db
deploy
designer
doc
examples
lib
server
src

Encontrei essas pastas, mas espalhadas pelas instalações, ficando a dúvida se está correto ou não.

[quote=vinicius-serpa]A minha primeira experiência foi com o jBPM nesta ultima semana. A instalação dele, de acordo com o manual, é simples porém ele não rodou. Procurei por todos os cantos na Internet algo sobre os problemas que tive e não encontei nada.

Na próxima semana vou testar o Nova Bonita. A instalção dele, apesar de ser mais dispendiosa, teve mais êxito. Ele rodou. Agora vou testar a construção de alguns fluxos e te falo os passos que estou executando em breve.[/quote]

Ok, Vinicius! Aguardo seu retorno.
Se quiser entrar em contato por e-mail também, manda pro cintiasalesrj@hotmail.com, ok!!!

Conforme o Willian sugeriu, verifiquei a ferramenta Intalio. Consegui instalar e está tudo ok, agora vou começar a estudar os modelos de processos.
Veja como foi a instalação (são dois arquivos, um designer e um servidor):

a) baixar o arquivo servidor e extrair em c:\intalio-bpms
b) Definir JAVA_HOME caso ainda não esteja (JDK 5 ou maior)
c) Verificar se a porta 8080 está liberada. Pode usar o comando netstat no dos para isso.
d) Executar o arquivo startup.bat localizado no diretório bin da instalação
e) Aguardar o servidor emitir a mensagem “Geronimo Server Started”

Para iniciar o servidor:

a) digitar http://localhost:8080/bpms-console
b) acessar com os dados admin / changeit

Para instalar o designer:

a) next, next, finish rs

Toda a instalação foi realizada no windows.

Vinicius,
Aproveite e faça um cadastro no " http://www.portalbpm.com.br/ ", há revistas em pdf que vc. vai encontrar artigos relacionados ao seu estudo …boa sorte…não deixe de avaliar o TIBCO Business Studio http://developer.tibco.com/business_studio/
sds.

Oi

Existe tb uma outra solução da Apache

[quote=WilliamSilva]Ola,
Como vcs. pretentem abordar a questao do Workflow…
O jbpm é muito simples basta entender o conceito, detalhe um pouco mais as suas necessidades e do seu projeto pois dependendo vc. poderia pesquisar ferramentas BPM como o TIBCO ou Intalio.Dai estariamos falando de processos e nao de Workflow.
Ps. estou fora com problemas de saude na familia, mais no meio da semana passo algum material a vcs.
sds.[/quote]

Fiquei intrigado com essa parte da resposta: Dai estariamos falando de processos e nao de Workflow.
Qual seria essa diferença? Intalio e jBPM apresentam diferença conceitual?

OLÁ Vinicius meu nome é Elizangela estou instalando a ferramenta Bonita para meu tcc,
mas estou com alguns problemas , não consigo instalar o console, alguma coisa errada com o Java_home
não sei como definir isso…Você poderia me ajudar?
beijos

Oi Elizangela, posso tentar sim. Você consegue passar um “passo a passo” do que você fez para instalar o Bonita?

Bom eu vi no Guia rápido do bonita como istalar e já fiz até aquela parte que diz que tenho que reiniciar o eclipse ,mas o console não consigo pq o bpm não executa, entrei no dos e entrei na pasta bin onde está o bpm mas quando tento executar ele não abre a telinha do dos que deveria aparecer pra eu poder abrir o Browser com aquele endereço que tem lá do Bonita BPm.
Dá uma força ai.
beijinhos

Se vc quiser pode entrar em contato comigo através do meu e-mail
serataya@hotmail.com e serataya2007@gmail.com
estou aguardando
beijos

Imagino que você esteja instalando no Windows certo?
Se sim, me diz se:

a) O Ant foi instalado
b) O Jonas foi instalado
c) As variáveis JAVA_HOME, JONAS_HOME e ANT_HOME estão setadas.
d) O Bonita foi instalado via instalador .exe.
e) Tudo foi feito nessa ordem