Olá pessoal estou com um problema que não entendi muito bem!
é o seguinte, estou fazendo uma agenda que vai interagir com duas classes (ANIVESARIO E REUNIÂO)
Ambas (REUNIÃO E ANIVERSARIO) recebem atributos por herança de uma classe abstrata chamada EVENTO.
o meu problema principal é em uma função chamada "add" na classe agenda que nela terei que perguntar ao usuario se o EVENTO é um aniversario ou reunião.
[img]http://img94.imageshack.us/img94/133/semttulouti.png[/img]
tenho um vetor de objeto do tipo EVENTO e nessa função add preciso saber de qual tipo vou declarar ele (ANIVERSARIO ou REUNIÃO).
bom não consigo fazer isso ja que evento é uma classe abstrada e não entendi como isso funciona alguem poderia me dar algum exemplo?
para ajuda postarei minha classe "AGENDA" (que é a prinicipal) para analise (está incompleta)
import javax.swing.JOptionPane;
public class Agenda extends Evento {
//varaiveis
private int maxEventos;
private int controle;
public int getMaxEventos() {return maxEventos;}
public void setMaxEventos(int maxEventos) {this.maxEventos = maxEventos;}
//vetor objeto
Evento eventos[] = new Evento[maxEventos];
//construtores
public Agenda(){}
public Agenda(int maxEventos){
this.maxEventos = maxEventos;
System.out.print("Construtor sucess!!");
};
//metodos
public boolean add(){
if(controle == maxEventos || controle >= maxEventos){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Infelizmente não se pode marcar mais evento \n Agenda full");
return false;
}
else {
int qualevento;
qualevento = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "QUAL É O EVENTO?\n Digite 1 para marcar Reuião \n Digite 2 para marcar Aniversario"));
if(qualevento == 1){
}
else {
}
controle = controle + 1;
return true;
}
}
public boolean completa(){
if(1==1){return false;}
else {return true;}
}
}
para explicar melhor o que EU ENTENDI (posso ter entendido errado)
seria para transformar um espaço do vetor evento (objeto da classe abstrada) em classes Aniversario ou Reunião